Brand Persona: como aplicá-lo?

Brand Persona: como aplicá-lo?

6 10 99
Brand Persona: como aplicá-lo? 10 6 99



A Brand Persona de uma empresa pode ter mais do que um efeito relacionado a uma representação de clientes perfeitos. 

Essa também é uma das mais utilizadas estratégias na hora de preparar ações de comunicação com o público-alvo de uma marca.

É como se uma empresa de etiqueta adesiva personalizada rolo precisasse ir além do conhecimento de um determinado cliente ideal, trazendo também aspectos específicos.

Por exemplo, não basta reconhecer onde está um cliente e onde ele se comunica com a marca, mas também se faz importante estabelecer uma compreensão sobre a linguagem que ele costuma a se comunicar, os valores que ele acredita e as escolhas que ele faz.

Dessa forma, podemos ver que a brand persona é ainda mais potente, trazendo conhecimentos sobre o posicionamento e a voz da marca que devem ser ideais.

Abaixo vamos entender mais sobre esse conceito, determinando algumas dicas que podem ser utilizadas pela sua empresa de assessoria contábil na hora de formar uma comunicação com o público, pontuando ainda os benefícios dessa estratégia.

O que é a Brand Persona?

Para entendermos melhor sobre o que é a brand persona, é preciso relembrarmos um pouco mais sobre a própria persona, e seu significado dentro das empresas.

Essa é uma determinação de um público-alvo da marca, mas sem informações básicas que a compõem, como gênero, idade e localização. 

A persona é então uma representação de um personagem, que apesar de fictício, orienta a empresa para o consumidor certo.

Dentro disso são utilizadas informações importantes, como:

  • Estilo de vida;

  • Profissão;

  • Número de filhos;

  • Estado civil;

  • Preferências políticas.

A partir dessa situação cada vez mais palpável sobre o cliente perfeito de uma empresa de lavagem de fechadas fica fácil da companhia saber melhor alguns pontos característicos desse personagem, entendendo seus posicionamentos, falas e escolhas específicas.

Por exemplo, a persona de uma marca de roupas é uma mulher, casada, com filhos, de 40 anos, que não trabalha e em um condomínio de luxo, tendo preferência por decoração.

Com essas informações em mãos, o negócio deve procurar entender como ela se portaria em uma rede social, quais escolhas visuais e comunicações seriam interessantes, que tipo de posicionamento ela iria compartilhar e quais valores ela têm em comum com a marca.

Assim, temos na prática a funcionalidade da brand persona, que entrega uma maneira da marca trabalhar a favor desse público específico em diferentes ações estratégicas.

Uma possibilidade é a criação de uma campanha nas redes sociais. Outra, que é considerada a mais popular, é a formação de um personagem fictício nas redes sociais, que simboliza a persona e trabalha se comunicando pela marca.

O princípio básico da brand persona em uma loja de produtos para cultivo indoor é conectar os valores da marca com os do cliente, gerando então um engajamento e um interesse imediato naquilo que é oferecido pela empresa, sem ter que empurrar nada.

Algumas dicas para montá-la

Criar a brand persona da sua empresa é muito fácil, ainda mais se você já entendeu até aqui o que ela significa e de que forma ela atua dentro de uma estratégia, seja comercial ou de comunicação. Nos tópicos abaixo vamos o passo a passo ideal:

Ache os pilares da marca

Os pilares da marca são determinados por pontos que fazem sentido para o seu funcionamento, seja um conceito que precisa ser passado ao público, ou alguns dos principais valores que guiam o trabalho dos funcionários e dos fundadores.

Encontrar esses pontos consegue determinar a essência da marca, algo fundamental para que haja o trabalho inicial daquilo que à frente vai indicar a brand persona.

Uma dica é começar a se perguntar tudo o que deseja que a empresa representa para seus clientes, alguns pontos que se atrelam à sua construção, como posicionamento a favor da sustentabilidade, e até mesmo a escolha por diversidade dentro das equipes.

Pontue missão e visão

A missão e a visão, quesitos reconhecidos dentro de qualquer empresa, compreendem, respectivamente, aquilo que é um desejo de trabalho da marca no presente e também no futuro, pautando o que a deixa em funcionamento e o que a move a continuar.

Achar esses dois pontos fala muito sobre o posicionamento da marca, algo essencial para descobrir o cliente perfeito, por meio da persona, e trabalhar em cima dele.

Sobre o consumidor de uma pintura de garagem residencial, é necessário entender que as preferências dele também podem fazer parte dessa determinação. 

Por isso, é necessário estar próximo do cliente ou submetê-lo a pesquisas, onde ele possa falar sua opinião.

Faça uma análise da concorrência

O concorrente da sua empresa também faz parte da criação da brand persona. Isso ocorre a partir do entendimento do que é feito ao redor do seu negócio, tanto para evitar qualquer semelhança discrepante, quanto para buscar alguma inovação.

Por exemplo, se negócios de ecobag personalizada que focam em sustentabilidade e frases que remetem o meio ambiente, o seu pode seguir um caminho de mercado de luxo.

O ideal é sempre cruzar com aquilo que é construído dentro dos pilares, da missão e da visão, e nesse momento, começar a colher algumas características que venham a ser consideradas únicas para a sua empresa, ajudando a  construir essa brand persona.

Crie o tom de voz perfeito

O tom de voz de uma marca representa uma comunicação geral feita por parte da empresa de controle de ponto digital, entregando a posição que ela deseja tomar para ter um tipo de relação com o seu cliente, a partir de toda a criação que foi feita até o momento.

Por exemplo, sua empresa pode ter um tom acolhedor com o cliente, humanizando as soluções e entendendo-o a partir de cada situação que ele participa.

Já em outra escolha possível, o tom de voz da sua marca pode ser mais agitado, mais determinante, ter uma atitude que vai além de um ponto calmo, sendo impactante a partir daquilo que acredita, e também do que faz parte da compreensão da sua marca.

Trabalhe na concepção da linguagem

A linguagem, por fim, é o quesito final dentro do brand persona. Ela é uma extensão do tom de voz, tendo em vista que coloca em prática tudo o que foi sendo delimitado, principalmente em relação à comunicação que é feita nos canais próprios para isso.

Uma empresa de troca de óleo delivery pode então começar a trabalhar as formas de contato com o público, trazendo palavras e expressões que este está acostumado a usar.

A melhor dica que pode ser utilizada pelas empresas são as pesquisas com clientes, entendendo melhor e de perto o seu dia a dia e suas características, de modo a representar isso dentro das estratégias e até projetos, como personagens reais nas redes sociais.

Os benefícios que ela carrega

Até aqui já aprendemos o que é o brand persona, e sabemos montá-lo da melhor forma possível, introduzindo pontos que são necessários para o sucesso da sua marca.

Como benefícios dessa prática podemos citar alguns, começando pelo fato de que agora existirá uma humanização dentro da comunicação e das ações da empresa com o seu cliente, sendo este bem compreendido e atendido pela companhia.

Essa forma de representar o cliente, seja suas dores ou prazeres a partir de um personagem que se comunica adequadamente, só tem a trazer vantagens.

Uma delas é o imediato engajamento dentro dos principais canais de comunicação, tendo em vista que o relacionamento com a empresa passa a ser cada vez mais interessante por parte do cliente, ainda mais a partir da concepção de um personagem similar.

Com isso, outro ponto importante nasce: a fidelização. Essa é a forma que os clientes passam a adorar a marca, não apenas mantendo uma conversa com ela, mas comprando, indicando, defendendo e agindo como se de fato fizessem parte dela.

A partir desse cenário, o que mais aumenta dentro do negócio são as vendas, visto que todos os pontos necessários passam a estar alinhados, resultados então na preferência.

Não é à toa que tantas companhias passam a trabalhar o brand justamente para melhorar seus índices de venda, tendo um retorno cada vez mais rápido.

Considerações finais 

Portanto, até aqui entendemos mais sobre o brand persona, sabendo que além de uma estratégia utilizada em ações empresariais, essa é a determinação de uma forma ideal para lidar com o cliente perfeito da empresa, encontrando a conexão de valores das partes.

Com esse uso, diferentes benefícios são alcançados, como engajamento, maiores vendas e até mesmo a valorização da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top