Reflexões sobre plágio e direitos autorais

Reflexões sobre plágio e direitos autorais

6 10 99
Reflexões sobre plágio e direitos autorais 10 6 99

Imagem por d70focus (Flicker)

Combater o plágio é como combater a pirataria: a cada 10 eliminados, surgem outros 20. Há muito tempo, eu havia desistido de ir atrás dos plagiadores, por saber que eles teriam vida curta na Blogosfera. Nesta semana, porém, o problema tomou proporções maiores, quando então descobri que não só os artigos estavam sendo copiados (sem nenhuma referência), bem como o nome do blog também, violando drasticamente a licença por mim adotada.

Licença

Licença Creative Commons 2.5 Brasil

O que leva alguém a copiar obras allheias e utilizá-las como se fosse de sua autoria? As causas vão desde a ingenuidade – muito comum em novatos – até à preguiça e o querer se dar bem sem esforço; afinal, criar um post de qualidade pode levar de horas a dias.

Outro aspecto é a proteção do anonimato na internet, que faz aflorar – em quem já tem a tendência – atitudes oportunistas, típicas de pessoas com um caráter duvidoso. Isto não é regra, pois temos excelentes blogueiros vivendo sob pseudônimos.

Fonte: johnthescone (Flicker) Acredito que os leitores/assinantes do Dicas Blogger, em sua maioria, são blogueiros que desejam crescer, fazer sucesso, ganhar um dinheirinho com seus blogs, criando um conteúdo de qualidade e utilizando layouts incrementados, certo? Eu sei que não posso mudar o mundo, mas venho, há cerca de 1 ano e meio, tentando colaborar para termos uma Blogosfera de qualidade e, por isso, senti-me no dever de orientar quem me segue.

Vamos, então, compreender melhor o significado de alguns termos envolvidos nesse assunto, utilizando-nos do site Wikipedia como referência.

Direito Autoral

Direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor são as denominações usualmente utilizadas em referência ao rol de direitos outorgados aos autores de obras intelectuais (literárias, artísticas ou científicas).

Plágio

O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

Reprodução e Confração

Reprodução é a cópia em um ou mais exemplares de uma obra literária, artística ou científica. Contrafação é a cópia não autorizada de uma obra, total ou parcial. Toda a reprodução é uma cópia, e cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.

Explicando: no plágio o conteúdo é copiado e a autoria do mesmo é roubada tomada pelo autor da cópia; na confração, o conteúdo é copiado, a atribuição é concedida, mas não há a autorização expressa do autor da obra.

Aspectos Legais

No Brasil, existe uma lei que regulamenta os Direitos Autorias – é a Lei Lei 9.610 – e a violação desses direitos está prevista no artigo 184 do Código Penal, prevendo penas de 1 mês a 4 anos de reclusão ao infrator. A lei é clara quando diz que os direitos estão garantidos independentemente de um registro prévio da obra:

Art. 18. A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro.

Art. 19. É facultado ao autor registrar a sua obra no órgão público definido no caput e no § 1º do art. 17 da Lei nº 5.988, de 14 de dezembro de 1973.

Eu não sou advogada, mas pelo que pude entender, para copiar um post alheio, é preciso conhecer a licença escolhida pelo autor do blog e, em alguns casos, até mesmo solicitar sua autorização para a reprodução do mesmo. E em caso de violação, o autor poderá pleitear na Justiça uma indenização e o infrator poderá até mesmo ser preso.

Para maiores detalhes, sugiro a leitura integral da Lei 9.610 e dos artigos abaixo, os quais me serviram de fonte de pesquisa:

E quanto às imagens, muito utilizadas na ilustração de posts? Me parece que a aplicação da lei é a mesma; o problema é que, ao contrário dos blogs cuja autoria é evidente, a maioria das imagens pescadas na web não contém esta informação. Uma dica que recebi do Compulsivo foi a de usar o Flicker, já que a maioria das imagens está sob a licença Creative Commons; já adianto que o banco de dados é bem menor do que o do Google.

Como se defender

Como eu disse no início deste post, tentar combater o plágio é complicado e estressante. Para quem deseja procurar os seus direitos, o melhor caminho é a Justiça. O Blogger também disponibilizou um formulário para denúncias, que pode ser encontrado aqui. A princípio, tente conversar com o plagiador – a maioria responde.

Minha opinião

O tema é polêmico. Muita gente vai questionar se todos os programas do meu computador são originais, se eu não baixo música pela internet e se todas as imagens aqui utilizadas possuem os devidos créditos.

Vamos por partes. O objetivo deste post é, antes de mais nada, informativo, visto que o Dicas Blogger é um blog voltado a fornecer informações para blogueiros. Se os meus 2100 leitores pararem para refletir sobre o assunto, já me darei por satisfeita, pois teremos 2100 menos plagiadores no mundo.

Não vim falar de pirataria, nem de confração e sim de plágio, portanto os meus hábitos não entram no mérito da questão.

Quanto às imagens, eu adoraria poder linká-las, mas nem sempre encontro no Flicker o que desejo. Ao contrário de textos que imprimem claramente a sua autoria, o mesmo não acontece com imagens na internet, o que dificulta a manutenção dos direitos autorais.

Como blogueira, a quem muitos atribuem uma certa importância ( que eu nem sei se é real ) dentro da Blogosfera, digo: plagiar é feio, é baixo, é acintoso. E (desculpem-me os mais sensíveis ) é burrice! Ninguém vai conseguir nada de bom sem produzir seu próprio conteúdo. Nos casos em que a citação de um post se faz necessária ou mesmo de um código, entrem em contato com o autor do blog. Eu mesma já fiz isto, várias vezes! Podem perguntar para os metabloggers Compulsivo, Ariane, Áurea e Paulo Estevão

Não sou egoísta, tanto que mantenho a licença Creative Commons nos meus blogs e no álbum do Flicker. Acho legal essa coisa colaborativa da internet, onde podemos compartilhar de tudo um pouco, mas respeito é bom e eu gosto. Foi doloroso ver posts que deram tanto trabalho para serem criados, “enfeitando”outros blogs.

58 Comments
Comments
  1. Juliana, pergunta de leigo:
    Se alguém plagia um post, uma imagem ou qualquer coisa minha e eu resolvo denunciar esta pessoa ao blogger, como posso provar que a obra plagiada é minha? Pelo Creative commons?

    ResponderExcluir
  2. Ola, Juliana! Sou mediador da oficina PraLer Blog (www.pralerblog.blogspot.com), uma parceria com o Governo do Estado de Sampa, para levar a cultura digital às zonas carentes do Estado. Já nesta fase de teste da primeira oficina fizemos questão de abordar em uma das aulas a necessidade de manter-se íntegro e ético na rede. Citamos para isso o post do Henrique, do Revolução Etc. em que ele trata da Ética na blogosfera.

    Acho esse seu post pertinente, pois tenho acompanhado no seu twitter a descoberta de plagiadores por aê. Mas numa boa? Não há mesmo o que ser feito além de sinalizar o Blogger e o "autor" a respeito do assunto.

    Se considerarmos que blogs são conversações estes ditos "blogueiros" não irão desenvolver um bom diálogo com a sua audiência, até serem desmascarados. Não há possibilidade de um cara desses ser bem sucedido. ;)

    Avante!
    Abracao,
    Zeca Bral

    ResponderExcluir
  3. ehehehe...primeiro a comentar...rs, graças ao twitter, que graças ao seu "vicio" acabei por tentar compreende-lo e criar algum tipo de laço com o mesmo...

    Realmente plágio é algo realmente escroto, e sem sentido, ora pois, qual a dificuldade ou o problema em se por a fonte? Talvez as pessoas se liguem muito a que imagem vai passar para os outros, sem se importar em que conteúdo irá passar, lembrando que no mundo dos blogs, a imagem que será passada será a do conteúdo...

    ao menos os plágios dos seus artigos mostram oq já é claro, eles (artigos) são realmente muito bons!!

    Agora, o plagio nas imagens não tem como prevenir, não há como encontrar a fonte original de dada imagem.

    OBS: acho que ta faltando por a opção Nome/URL nos comentários...rs

    ociberativista.com

    ResponderExcluir
  4. Jualina (posso te chamar assim?), então, a um bom tempo fiz um Artigo sobre isto (deixei bem claros minha inspirações, mas tudo com bom humor?), mas decidi pública-lo semana passada, ñ sei se ficou tão bom quanto os originais, mas eu me esforçei, e gostaria de dizer que as vesez apenas uma boa conversa basta, poic como vc disse, talvez seja apenas um blogueiro novato, caso isso ñ funcione, passe a notícia do Plagiador, e peça ajuda para "dar um jeito" nisso, mas é bom tomar cuidado para não ajudar o Kibador, pois em um dia talvez ele tenha mais visita do que em todo o periodo do Blog, eu visitei todos os Blogs que vc denunciou via Twitter e vi que eram copias totais, e fiz questão de tentar acabr com eles, seja denunciando ao Blogger (todos eram de lá), ou pro BlogBlogs em alguns casos...

    Já passei por isso uma vez (já aconteceram coisas parecidas outras, mas só uma ñ teve jeito), e sei como é frustrante as vezes (se der os créditos, acho até legal), então resolvi tenatr ajuda-lá...

    Desculpas se disse algo que irritou alguêm, ou se já cometi um erro, sou humano e espero nunca mais comete-los de novo... pena que nem todos são assim...

    #prontodesabafei...

    ResponderExcluir
  5. Oi Jú é como vc mesmo mencionou no post é frustante ver uma obra sua nas mãos destas "pessoas" e eles querem levar todo o crédito, já achei plagiadores seus e indiquei a vc via twitter, como vc mesmo mencionou no seu post se seus programas e músicas são legais ou não, isto é algo de cada um, sei que meu blog tem conteúdo de [ músicas, filmes etc..., mais procuro sempre na net, basta um click e vem trilhões ou mais de links, indico onde está se é certo ou não sempre que localizo os autores dou os devidos crédito, mais no seu caso e bem pior pq vc cria...
    É isto pode deixar que sempre que localizar um impostor seu ou seja lá de quem vou denunciar ao proprietário e ao Blogger

    beijim
    Douglas Costa
    @dfcossta

    ResponderExcluir
  6. Juliana, mandou muito bem. Parabéns. Porém tenho que dizer que a luta é infinita. Como disse, se seus 2100 leitores já entenderem, ótimo. O problema é que 2,100 perante a internet é uma fração minúscula.

    Acredito que deveríamos iniciar uma campanha coletiva tratando do tema. Gostaria de poder ajudar de alguma forma, já que, perante a lei, acho as coisas muito difíceis de serem resolvidas. Acho que 'ensinar' educadamente --como fez nesse ótimo texto-- é solução.

    Abraços e rumo a caminhada,
    @monthiel

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu fico puto com esses kibadores! aff
    Isso me tira do normal! E cada uma que a gente ouvi: "Não sabia que não podia copiar..." Imagina, onde um blog desse vai parar? O cara não sabe nem o básico de internet...

    ResponderExcluir
  8. Juliana, no meu ponto de vista, você está 100% certa e concordo com você que não vale a pena ir atrás do plagiadores...

    Como eu tenho um site de downloads, muita gente já me perguntou se eu só faço copiar arquivos de outros blog igual ao meu... mas vamos pensar, tudo que tem no meu blog, tem em muitos outros, eu sei que muitos do posts contém programas com crack, mas eu muito, tem programas gratuitos onde não são retirados os créditos dos autores, apenas hospedados em HD's Virtuis (Easy-Share e etc...), você acha que isso é plágio?

    Espero Respostas...

    ResponderExcluir
  9. Nossa Jú, esse é mesmo o nosso maior problema hein?!
    Acredito que seja mesmo a maioria de desavisados do 'perigo' em plagiar alguém.
    Acho também que a motivação para isso seja deles verem alguns falando que ganham mundos e fundos com blogs e internet, e acabam achando que fazer uma página, colocar duas ou três notícias fará com que sua conta no banco passará a ter mais de 4 dígitos da noite para o dia... ledo engano.

    Quem sabe um dia veremos a interneta livre dessa praga #momentosonhosurreal

    Uma pergunta: Será que vale a pena recorrer à justiça brasileira alegando plágio de conteúdo escrito ou de uma foto na internet? Não seria mais desgastante do que proveitoso?

    Abraços e sigamos em frente

    ResponderExcluir
  10. Ao ver a página do twitter que você linkou eu até encarei com bom humor a história, mas depois que vi o link do pseudoblog, a coisa mudou (mesmo porque, eu reconheci o texto que li).

    Ainda não entendo por que tanta gente quer "ensinar" a blogar ou ficar reproduzindo notícias. Mas, enfim, são observações minhas...

    Isso acaba gerando exatamente isso, o plágio, pois são duas situações onde as criaturas já têm a faca e o queijo na mão. Já a cortada é que torna-se arriscada.

    O aprendizado na blogosfera é imenso, por isso o pouco que eu já li a respeito eu pratico, mas mesmo assim, este assunto é complexo demais simplesmente pra gente resumir em dar créditos. Não no teu caso, mas naqueles em que "possivelmente" creditamos um plagiador! Aí a coisa começa a tomar dimensões ainda maiores. E as imagens, acredito, são as que mais são vitimadas por isso.

    Mas o que me deixa mais "pluto", é o trabalho que dá para se montar uma postagem e, em dois cliques, está pronto para outro indivíduo receber "elogios".
    Pior quando ele é um seguidor do nosso blog!

    E para não cometer deslizes, meu blog tem um espaço só com os links dos blogs que eu utilizo as dicas e ferramentas nele. Uma forma, também, de agradecer aos que me acrescentam.

    ResponderExcluir
  11. muito difícil isso, em todas as áreas sempre existem os rippers que vão abduzir o trabalho alheio para se promover.

    Educação é a longo prazo, vc deu sua contribuição, agora é repassar para esses 2100 leitores que repassam pra outros e tentar fazer uma conscientização.

    Grande post!

    ResponderExcluir
  12. Estão se esquecendo de uma coisa:
    A lei do Brasil não funciona em outros países. Eu posso copiar o seu blog todo e criar um site que você não vai poder fazer nada... E não se esqueça que a lei só se aplica quando o servidor está nesse país. Repare no exemplo do thepiratebay.org. Os servidores estão num lugar e os donos são de outro lugar.

    A única coisa que pode funcionar é a Creative Commons, mas mesmo assim...

    ResponderExcluir
  13. Juliana:

    Quando encontrei minha "WIKIDICASBLOGGER" by Juliana Sardinha, já possuía o meu blog.

    Muita coisa mesmo de quem inicia já estava feito, que procuro desde então (25/03 - 01/04/09) seguir. Não apenas a Dicas de incrementar o blog, mas a postura Ética & Moral da blogosfera.

    A termo de sugestão em 1º Passos no Dicas Blogger, ressaltar estas indicações sobre direitos, a importância e relevância para os novatos.(Eu por exemplo)
    Como e onde registrar-se; como utilizar imagens de outrem e etc... (principalemnte os "etc's").

    []'s A.S.
    www.blogdetaro.com

    ResponderExcluir
  14. É horrível, depois de muito pensarmos para exibir para nossos leitores, um post de alta qualidade, em que dê prazer para ele ler, vir uma pessoa que em alguns segundos, copia e cola tudo em outro blog, sem que nós que escrevemos o post sejamos consultados. Esses são apenas alguns. COm certeza, se procurar, achará muito mais desses casos. É uma atitude idiota, criminosa e sem o menor censo, que nós, verdadeiros blogueiros, devemos nos unir para acabar de vez com isso!

    www.ricardomartiniano.com

    ResponderExcluir
  15. Deus que é o autor disso tudo ai,não assinou nenhuma de suas obras,assim penso assim sobrevivo.

    ResponderExcluir
  16. Nem me fala em plágio, eu sofro muito com isso...tem um "blog" gringo que é a versão americana do meu...falei várias vezes com ele e ainda ele tem a cara de me mandar gestos pelo orkut, ex: _l_

    Belo post Juliana, espero que os plagiadores leiam isso.

    Abraço

    ResponderExcluir
  17. E se eu me basear em um texto sem copiar? E se eu entrar em um site que usa conteudo enviado por membros e copiar literalmente, como esses de piada e de receitas? E se eu copiar e por creditos? Isso tudo é muito confuso. Creio que por as fontes jah basta, de um modo geral até ajuda ao plagiado.

    ResponderExcluir
  18. Buon giorno Juliana, mi chiamo Viviana e sono Italiana; uso il tuo template Songs che mi e piaciuto molto per come era la sua struttura e ho deciso di adottarlo dopo averne modificato i colori, le dimensioni e la posizione della barra laterale sinistra. Leggendo tra le righe del codice html ho visto questa scritta """NÃO RETIRE OS CRÉDITOS""" e quasi mi e venuto schifo al pensiero che un autore deve scrivere queste cose per proteggere il proprio lavoro. Non serve doverlo scrivere perchè tutti devono rispettare il lavoro degli altri e se lo copiano devono darne credito senza che gli venga richiesto. Il rispetto prima di qualsiasi cosa. Questi sono i crediti visibili nel mio blog
    Original template by dicasblogger.blogspot.com (a href='http://dicasblogger.blogspot.com/')dicasblogger(/a)Template red-adapt by (a href='http://orchidearossaa.blogspot.com/')orchidearossaa(............
    Complimenti per il blog, e interessante e bello.
    Buona vita, Viviana

    ResponderExcluir
  19. Concordo .
    Sempre que retiro algo de algum blog , ou de algum lugar , coloco o os créditos , com o link , até porque a pessoa gostou pode se interessar pelo outro blog também .
    Já passei por coisas bem desagradáveis por não concordar com pirataria virtual .
    Mas sempre tenho em mnte que temos qu ser quentes ou frios .
    Prefiro seguir minha conciência que viver agradndo a " amigos " .
    Cris

    ResponderExcluir
  20. Leis... Elas não são seguidas aqui, infelizmente.

    O que aconteceu contigo está totalmente errado, você trabalhou para que o material existisse e foi roubada sim.

    Infelizmente acho que esta não é a única área onde isso acontece, e apesar de não ser o assunto principal do seu post, infelizmente muita gente que pensa ser errado o que aconteceu contigo baixa músicas tranquilamente sem pagar nada por elas, usa programas piratas usando desculpas as mais variadas.

    A ética precisa ser mais ampla, e infelizmente o jeitinho brasileiro é nosso maior problema, todo mundo quer levar vantagem em cima dos outros :(

    Roberto
    http://adolescentecrente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Em primeiro lugar quero dizer que fiquei muito contente com os comentários. Apesar de trarar-se de um tema polêmico, não precisei deletar nenhum.

    Outra coisa interessante foi receber comentários de leitores que nunca haviam comentado por aqui e que eu nem imaginava que estavam nos acompanhando.

    Agradeço a todos e vou responder apenas aos que deixaram perguntas, tá?

    ResponderExcluir
  22. Samuka, pelo que eu li no Blog Jurisconsulto, para provar o plágio é necessário fazer um registro em cartório.

    Zeca, parabéns pela iniciativa!

    DG, eu não uso a opção nome/url pois com ela permite também os comentários anônimos.
    Já aconteceu, icluisve, de se passarem por outro blogueiro usando essa opção.
    OpenID é a forma mais segura.

    virtaulZ1, denunciar publicamente um plagiador não trará fama a ele, muito pelo contrário.
    Pode render algumas visitas, por alguns dias, e nada mais.

    Douglas, obrigada !

    Monthiel,a fração é pequena, mas quero deixar a minha contribuição ;)

    HRDownloads, plágio não, mas pirataria sim ;)

    Felipe, dependendo do caso vale a pena sim.

    Marcelo, eu gostaria mesmo é que ninguém copiasse meus posts, mas mantenho a licença CC pois daí já é sonhar alto demais..rs

    Arierom, sugestão anotada

    Leoseven...seu comentário foi, no mínimo, profundo.
    Com uma média de 300 usuários online, você não poderia pensar diferente né?
    Mas no seu caso não se trata de plágio...

    blogcelestial, evite a cópia, pois o conteúdo pode estar sem a fonte justamente porque já foi plagiado.

    Viviana, grazie!

    ResponderExcluir
  23. desculpe Sardinha,mas li o comentário do Pr. Roberto A. Rodrigues,e sinto na vontade de passar a minha visão,pois meu blog é "pirata",o meu é pro jeitinho brasileiro e pro mundo tbm,não obrigo ningúem a baixar nada,muito menos visitar ele,baixa quem quer,nem quero sobresair demais no assunto,porque é conflitante,mas dizer que levo vantagem no que faço,não entendo bem o porque,nunca vi compartilhar o que tenho levar vantagem,mas tudo bem,essa é minha visão,desculpe algo ai certo.
    Só que se preocupar com copias é passar raiva a toa,pense que se te copiaram,é porque gostaram do que fez,melhor pro seu ego,pode ter certeza,eu mesmo tenho o meu blog e ja 3 outros com mesmo nome hehe,nem por isso me atinge,faço meu trabalho e "deixa a vida te levar..."
    abraços Sardinha.

    ResponderExcluir
  24. Cara Juliana
    soube sobre este post através do ferramentas, achei interessante, porque em geral, como leiga que sou, nunca havia pensado a respeito das imagens, geralmente a gente só lembra que é crime piratir qdo referimos-nos a musica, ou obra literaria... mas nunca a obras na net.. isso me fez pensar muito além, como nos garotos que copiam materias inteiras para apresentação na escola, como as propias imagens que servem para apresentações em trabalhos, etc.. de fato eu mesma tenho copiado imagens para servir de visualização de um post em nosso blog, o que se pensar bem é mesmo errado...
    Valeu muito esse esclarecimento, e eu de minha parte SOLENIMENTE DECLARO A BLOGSFERA ATRAVÉS DE SEU TÃO CONCEITUADO BLOG, QUE SE COPIAR ALGUMA IMAGEM PARA ILUSTRAR MEUS POST, MENCIONARIA A FOTA, SE ESTA PUDER SER COPIADA...
    Obrigado por abrir os olhos de nós simples inciantes nessa rede que tanto nos ajuda...
    valeu...
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Ai, deve ser irritante fazer algo, com nosso esforço e determinação, e vir alguns 'engraçadinhos' e plagiar.
    Em uma parte você diz: "Não quero ser egoista..." nunca dissemos isso, você está completamente certa em fazer isso. Eu nunca fui plagiada [e nunca serei concerteza, pois meu conteúdo é péssimo!] mas, deve ser muito ruim para o autor da obra!

    ResponderExcluir
  26. Eu acompanhei no Twitter a 'briga' com o plagiador, e não sei como pessoas assim copiam tudo e postam idêntico e não atribuem fonte.

    O cara quer visitas a custas que uma coisa que ele nem criou, ou seja, não é mérito dele.

    O cara lá no Twitter criou um blog com o nome parecer ao dicasblogger.blogspot.com e ainda por cima disse que tinha ele a 3 anos, kkkk.

    Ainda bem que ele reconheceu o erro, não é?

    ResponderExcluir
  27. Cara JU,
    acompanho caladinha e quietinha seu blog desde os primordios do meu, mais ou menos quase dois meeses...rsss.... desde sempre sua caixinha do link-me esteve lá.
    Concordo que as vezes nós os iniciantes, enfiamos os pés pelas mãos, mas quem pega um post inteirinho e não faz referência de onde o tirou sabe que está plagiando, sabe sim,diferente, no meu entender, de quem o copia inteiro, e dá os devidos créditos a quem é de direito, ou, pega um trecho cita vc (pode até linkar ou não) e comenta o post.
    Quanto as imagens é uma loucura mesmo, fica dificil saber de onde vem e citar....
    Sabe o que acho mais engraçado, é gente com o copiador sensível...rsss... se me permite a expressão, copia tudo de todo mundo e quando coloca uma frase DELE no final de um post copiado de alguém, fica todo ofendido ao vê-la em outro lugar. Uai, se ele pode, então copiar e não citar o dono, pq o outro também não pode copiá-lo, não é mesmo? Vi isto outro dia por aí no comentário de um blog e me acabei de rir. Um peso, duas medidas? VAi entender....
    Enfim, cncordo em número, genêro e grau com sua indignação, porque realmente ter o trabalho, cuidado e carinho (sim pq vc os faz com carinho que percebemos isto) de preparar algo e depois vê-lo em outro lugar com outro nome é de doer mesmo, mas VC É 10, 100, 1000 ´;o) e apesar de ter todo o direito, nem precisa se preocupar muito sabe pq? Pq um copiador, "normalmente" é só isto,um copiador, se vc posta uma dúvida, ele não saberá responder, e aí amiguinha, ADEUS MÁSCARA. ELA CAI MESMO :o)
    Que vc tenha ainda muito sucesso, nuiiito sucesso pela frente, que Deus continue te abençoando e te intuindo na dura tarefa de orientar a nós os iniciantes...rssss.. e lembre-se sempre, quanto mais sucesso vc fizer, mais imitada será, pense pelo lado bom, quando vir algo do tipo por aih, denuncie ao blogger e diga: Putzzz!! Ser inteligente, famosa, nem é tão dificil, o dificil é ser original e eu SOU!!! :o))
    Aff!! Escrevi pelos dois meses de existência e mais alguns, não é?? rssss
    Fique bem.
    Bjo

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Kinha, obrigada pelo comentário super carinhoso

    ResponderExcluir
  30. Pois bem Juliana, demorei más estou aqui. Qualquer argumento para ilustrar o seu post seria inútil pois o mesmo já possui atributos suficientemente esclarecedores, más como você mesmo disse tentar combater o plágio seria o mesmo que tentar acabar com a pirataria, que eu considero uma luta perdida. A título ilustrativo o meu pai possuia uma lojinha de discos e fitas e posteriormente de cds e dvds, a cerca de 25 anos na cidade onde moramos, ele já chegou a viver disso por um certo período, más servia mais como iniciação profissional para a maioria de nós seus filhos, infelizmente ele teve que fechar sua loja no final do ano passado, pois já não aguentava mais a concorrência dos "piratas". E como disse o saudoso kafunga "No Brasil o errado é que o certo". Desculpe a extensão do comentário, más muito menor que minha indignação.

    ResponderExcluir
  31. Augusto, como você deve ter percebido, nem toquei no nome do seu amigo neste post.
    Se copiar um artigo na íntegra, sem dar os devidos créditos, não for plágio...então não sei mais o que seria.
    Quanto a idade do blog dele...nem vou comentar.

    ResponderExcluir
  32. Eu sei querida, você não comentou, mas teve um cara ai acima q comentou, e para bom entendedor meia palavra basta ^^

    Mas deixa pra lá, sucesso para o seu blog. :)

    ResponderExcluir
  33. Muito massa essa postagem, ficam plagiando meu blog direto ! :(

    ResponderExcluir
  34. Olá Juliana, estou fazendo minha monografia sobre Direitos Autorais na Internet, e cá estava eu no google procurando algum fórum ou blog onde tivesse alguma discussão sobre direitos autorais, pra ver a opinião das pessoas, e encontrei seu blog! Li tudo e tbm todos os cometários! Esse tema realmente é muito polêmico, eu estou há algum tempo pesquisando sobre isso, mas ainda sim tenho muitas dúvidas.
    Eu tenho curiosidade de saber se alguém já foi punido no Brasil por plagiar algum blog. A legislação existe, porém como fiscalizar o ciberespaço, um lugar sem fronteiras, onde as pessoas podem ser anônimas. O problema também é que todo mundo acha que não existe punição, e pensando bem, se eu não estivesse lendo sobre esse assunto, nem saberia também. Ela existe, mas parece estar mais de enfeite...é o que me parece.
    Como eu já disse, esse assunto é muito complexo, mas é legal a sua iniciativa, muita gente nem pensa nisso.
    Bom, desculpa se falei alguma besteira!
    Até!

    ResponderExcluir
  35. Carolina, entre em contato comigo por email. Eu conheço sim um caso de plágio que foi punido pela Justiça. Eu li neste blog..
    Abraços

    ResponderExcluir
  36. Nossa Ju, fiquei com medinho, meu blog é só de
    scraps para orkut, e a maioria das imagens utilizadas nos scraps, nem sempre tem autor, dai como fazer para poder dar os créditos?

    ResponderExcluir
  37. Estes plagiadores... são uns acéfalos, já tive alguns post copiados ,fiquei muito triste:( .

    ResponderExcluir
  38. O creative commons embora sirva de selo de autoria e até previna certos abusos, não possuir valor legal algum no Brasil se comparado a outros institutos que registram propriedade tais como o registro.br e biblioteca nacional.
    -
    Entretanto, ainda sim é interessante usar por servir bem como termos de uso de direitos autorais do blogueiro.

    ResponderExcluir
  39. Oi
    Eu perdi MUITO tempo investigando esta situação e desenvolvi um plugin para wordpress que evita COMPLETAMENTE a cópia de conteúdo.

    A pessoa vê o conteúdo correctamente, mas o texto por trás não está correcto. Devido a isso, o google não consegue traduzir.

    Resultado, tenho de fazer com que sempre que o google venha, ele mostre o conteúdo sem o estragar.

    O problema está em que a pessoa pode traduzir para inglês e depois traduzir para português.

    E aí lá se vai o esquema de proteger.

    Quem estiver interessado ou tiver ideias, diga-me.

    O meu blog é
    http://www.OsDeusesdevemestarLoucos.com

    Abraços,
    Francisco

    ResponderExcluir
  40. Juliana:
    Pois é,fico pensando no que ganha uma pessoa copiar o que outra pessoa fez. E mais, sem o devido crédito.
    Muitas vezes a pessoa até ignora que pode ganhar mais acesso se dizer de onde veio a informação.
    Uma pena que os copiadores não pensem assim.

    Até mais.
    @Annyllinha

    ResponderExcluir
  41. Anny, plagiadores simplesmente não pensam.
    Se pensassem produziriam seu próprio conteúdo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  42. Tem um Blog http://www.leonardomoraes.com/,

    Que copiou na integra um estudo de uma apostila, de um estudioso da Biblia sobre a questão Sinótica.

    E o cara nem se quer se deu ao trabalho de falar que o texto não era dele

    ResponderExcluir
  43. Eu como músico detesto o plágio. Já tive um plágio de uma música minha. Tem uma banda aqui de Juiz de Fora que ouviu uma de minha músicas na igreja onde participo e tempos depois eu ouvi a mesma numa rádio local e vi quew só mudava o refrão. Entrei em contato com os plagiadores e fiz aquela ameaça básica: dê os créditos ou a situação vai estreitar!
    Desde então eles sempre citam meu nome quando tocam a música.

    Com relação à música sei me virar, mas com o blog não sei. Sabe onde consigo alguma liceça para evitar plágio que não seja a Creative Commons?

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde Juliana,

    Sou um a dona de casa, mãe de um menino de 5 anos, , lavadeira, passadeira, cozinheira, motorista, esposa, etc...24 horas por dia.
    Amo internet e agora me rendí aos encantos dos blogs.
    Depois de muito relutar, justamente por medo de fazer alguma coisa errada (sem intenção, é claro, lendo a descrição do blogspot do que seria um blog, resolví tentar,(mesmo assim morrendo de medo).
    Como não tenho tempo de escrever artigos, não sou literata e nem saberia por onde começar, pensei em nortear meu blog com dicas diárias, artigos interessantes que possam ajudar alguém, receitas, poesias, curiosidades.
    Tudo que encontro na net ou recebo por e-mail, desde que eu possa colocar de onde veio.
    Não tenho nenhuma intenção de ganhar dinheiro com meu blog, apenas reunir em um único lugar vários assuntos e temas diferentes.
    Coloco SEMPRE o link de onde retirei o texto.
    Já cheguei a escrever pedindo autorização algumas vezes e ninguém se deu ao trabalho de responder.
    Repito, Não tenho grandes pretençõe com meu blogue. É só um lugar onde eu gosto de ir pra descarregar o estres no pouco tempo que tenho pra isso.
    Porém, quanto mais eu leio sobre esse tema, mais assustada eu fico. To quase deletando meu blog.
    Não sei o que fazer, pois sinceramente, não acredito que agindo dessa maneira ( colocando os links de onde eu retiro os textos e até dizendo que quem gostou da matéria é só acessá-los), eu esteja ferindo ou prejudicando alguém.
    Estou é ficando paranóica.

    ResponderExcluir
  45. Gis@, dei uma olhada no seu blog e me pareceu que está tudo ok, pois em toos os posts você colocou a fonte. Abraços

    ResponderExcluir
  46. Muuuuito obrigada Juliana, pelo menos agora tenho a opinião de alguém que conhece o assunto.

    Tudo de bom pra você e seu blog é ótimo.

    ResponderExcluir
  47. Juliana, atentei para a questão das fotos logo nas primeiras semanas do meu blog (o que não faz muito tempo) e desde então procuro usar imagens "royalty free" do gettyimages.com (com a marca-d'água deles).

    Mas nem sempre é possível, porque algumas imagens vão além da função de "deixar o post atraente": constituem O PRÓPRIO CONTEÚDO.

    Passei por isso quando escrevi sobre como a hepatite C me deixou na moda, por exemplo. Sem as fotos das famosas, o post perderia o sentido (e as imagens não tinham os créditos para eu veicular). Embora não tenha me sentido muito confortável, resolvi colocá-las assim mesmo, porque achei que o resultado seria relevante para aqueles que me acompanham.

    Minha dúvida é: achei lindo o teu passarinho "Siga-me no Twitter" e o copiei no meu blog. Essa arte é tua ou é um ícone free? Se for a primeira, por favor avise para eu colocar os créditos (só pensei nisso agora!).

    Ainda estou aprendendo sobre esse "universo paralelo" e vira e mexe aparece uma dúvida (como a acima), que podem até parecer meio bobas para quem entende bem de blogs e internet - aproveito para agradecer, pois a maior parte delas eu tiro aqui no DB.

    PS: com o tempo, também aprendi a colocar os créditos nos meus próprios banners e fotos...

    ResponderExcluir
  48. Encontrei este espaço há pouco tempo, e queria deixar aqui uma palavra de reconhecimento e apreço, pela qualidade e interesse que este blogue encerra.
    Aproveito também para dizer, que foi aqui que me despertou para situações e problemáticas para as quais eu não estava alertado,assim pergunto também ,se por acaso eu quiser sugerir um artigo de outro blog aos meus leitores, e colocar um link para o mesmo, ofende algum direito autoral?
    Obrigado,José Farinha

    ResponderExcluir
  49. Olá Juliana,
    Antes de mais nada gostaria de te dar os parabéns pelo maravilhoso trabalho (e como da trabalho).
    Sou fotografo e por isso conheço bem todas as leis de direitos autorais, principalmente envolvendo publicidade e propaganda.
    Porém temos algo de novo ou de "Podre no Reino da Dinamarca" (Shakespeare não me processe por favor).
    Também sou de 70 e perto dos meus 40 a palavra que me acompanha é "BOM SENSO".
    Isso está faltando nas pessoa, de um lado a vontade de ganhar uns trocados com o Adsense usando o trabalho alheio, e de outro fotógrafos medíocres reclamando de direitos autorais de sua maravilhosa e exclusiva foto do por do sol da praia do Jacaré.
    Minha intenção com este comentário é de apenas dizer: Quer ter um blog? Quer ganhar dinheiro? Trabalhe para isso, duro como nós trabalhamos, Ctrl C e Ctrl V é fácil "neguin".
    Deixem as pessoas usarem suas fotos nos blogs, não é nenhuma capa da National Geografics, não estão deixando de te pagar milhares de dólares.
    Peço apenas e simplesmente os créditos e BOM SENSO.
    Marcelo Pereto
    Vila do Artesão

    ResponderExcluir
  50. DUVIDA: estou querendo começar com blogs etc . gostaria de saber se por exemplo. Vejo um post em um blog muito interessante. eu posso Copiar a imagem do blog, hospedar no meu hoster e criar outro post com aquela imagem ? Tipo, um post de roupas estranhas, eu copiaria as imagens das roupas e criaria meu proprio conteudo apartir disto ? Estou com essa duvida algum tempo, por isso parei de postar meu "blog" pois tenho medo de copiar alguma coisa e depois sofrer com as consequencias, Caso a copia de imagens nao possa ser feita qual melhor modo de se fazer . GRATO DESDE JÁ!

    ResponderExcluir
  51. Penso que não há nada novo nesse mundo; o que as pessoas fazem é tão somente parafrasearem, repetirem o que está no inconsciente. Já reparou que a MBP parou, que ninguem compõe nada original? O mundo das idéias ficou restrito, estagnado, por isso é que até mesmo jornalistas de renome,toda a mídia vascula a internet a procura de algo realmente novo.A internet veio contribuir por um lado, mas veio para acomodar todos os preguiçosos mentais. Ninguém pensa: todo mundo copia.Não sei se é uma qustão ética,um ilícito, ou se a humanidade caminha determinantemente para a heteronomia em todas as suas peculiaridades. Enfim, será que estamos sendo originais? Ou alguém já disse isso antes? Difícil é saber o autor...

    ResponderExcluir
  52. Oi Juliana!!

    Eu achei teu texto bem interessante como te disse. Eu não vejo problema algum em copiar algo, DESDE QUE CITE A FONTE! Senão caracteriza o plágio mesmo. Até mesmo, s não copiar algo, nunca se fará um trabalho cientifico, do qual buscamos informações em livros e muitas vezes temos que copiar. O problema, como eu acho, é não citar a autor do que você está copiando. Diferente de você, não acho burrice copiar afinal se alguém esta copiando (e citando) algo é porque acho o post super interessante e quer compartilhar com seus leitores. Duvido quem nunca baixou uma musica na internet.. Concordo com o que o Leoseven escreveu. Afinal a internet está ai. Acho que (quase) todos ja devem ter feito algum tipo de cópia. Eu não me importo nem um pouco de pegaram algo, desde que citem. Eu consultei uns 3 advogados e os três me disseram: NÃO É CONSIDERADO PLÁGIO SE VOCÊ CITAR A FONTE - e os tres não se conhecem. Agora é difente se o blog (ou blogueiro) não gosta.. Eu gosto muito do site, tem umas dicas super boas, da para fazer.. testei umas duas vezes e foi show! Parabens pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  53. Olá Juliana,sou novata nesse mundo Blog,e realmente existem imagens lindas na net sem nome de autor ,eu não sabia que não podia copiar,achava que as proibidas são as que tentamos copiar e não dá,textos ,poemas e mensagens quando copio coloco o nome do autor,basta não ?
    Por exemplo se copio um texto ou um poema de Mario Quintana,coloco o nome do autor,preciso também colocar onde foi copiado ou não ,sendo que o texto também não pertence a quem o publicou?
    Obrigada,tenho aprendido muito aqui,um abraço!

    ResponderExcluir
  54. Eu estou fazendo uma monografia sobre o ensino e as mídias. Eu entrei na internet e digitei no site de busca GOOGLE e vieram vários sites que continham artigos e reportagens sobre o assunto. O fato é que eu lendo os artigos, neles tinham partes que me interessavam. Não se trata de copiar e colar. Algumas partes eu coloquei de acordo com meu entendimento, montando o texto com várias partes que tirei de vários artigos e reportagens. Mas não copiei, eu adequei a minha linguagem e outros. Isso é plágio?

    ResponderExcluir
  55. Olá Juliana, concordo plenamente com vc! Confesso, que quando conheci a Internet(Em janeiro de 2010) e começei a navegar pela blogosfera, confesso que os primeiros posts eu copiava, mas coloca créditos, tudo mal feito, pois nem sabia colocar link rs, mas depois que começei a conhecer essas leis, parei com isso! E se um dia copiar algo de algum blog/site eu coloco muitos créditos no final do artigo, isso é ser legal! Abraços! Isso aprendi a bastante tempo, podemos dizer que é educção online!

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde,
    Temos um blog,realacionado à relógios antigos e restaurações,http://wwwwilsonpontual33.blogspot.com/ onde coloco postagens senanalmente sobre restaurações e curiosidades congeneres,GOSTARIA DE SABER SE EXISTE alguma ferramenta que acusa quando algum artigo postado a mais dois meses ou mais, é acessado e nele feito alguma consulta ou comentario.Ou se tenho que abrir todas as postagens para saber se ha algum comentário

    ResponderExcluir
  57. Sou iniciante neste campo, más creio que este site é de vital importância para pessoas como eu,que começam a engatinhar no mundo virtual...
    Parabéns

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top