A primeira refeição do dia, o café da manhã, é necessária para saúde

A primeira refeição do dia, o café da manhã, é necessária para saúde

6 10 99
A primeira refeição do dia, o café da manhã, é necessária para saúde 10 6 99


Entenda por que não é indicado pular a refeição e saiba como equilibrar a escolha dos alimentos.


Quando falamos em hábitos saudáveis, algumas recomendações são imperativas. Praticar atividade física, ter uma boa noite de sono, alimentar-se bem e cultivar bons relacionamentos com quem amamos são orientações básicas para qualquer pessoa que deseja ter uma vida equilibrada.

No âmbito da alimentação, contudo, há quem levante debates sobre fazer ou não determinadas refeições, a opção por jejum e outros temas relacionados à frequência e qualidade dos preparos e alimentos. No centro desse debate está o café da manhã, que durante determinado período foi considerado vilão do corpo saudável e cortado das rotinas de jovens e adultos que buscavam emagrecer.

No entanto, pesquisas das áreas de medicina e nutrição confirmam o que já diziam nossas avós: o café da manhã é a refeição mais importante do dia e compõe parte fundamental do nosso bem-estar a curto e longo prazo. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema.

Benefícios de se alimentar pela manhã

Existe uma série de pontos positivos em fazer uma refeição equilibrada nos primeiros momentos do dia. Entre eles estão o aumento da disposição, o melhor rendimento escolar em crianças e adolescentes, o controle de peso, o menor risco de diabetes e a redução no risco de doenças cardiovasculares.

Fazer um café da manhã equilibrado, com proteínas e carboidratos saudáveis, ajuda a manter o nível de açúcar no sangue (glicemia) equilibrado, fornecendo a disposição necessária para a realização de tarefas do dia a dia. Por esse motivo também o consumo do café da manhã ajuda a melhorar o rendimento escolar, auxiliando na concentração e na energia para os estudos.

Além disso, o desjejum adequado ajuda a manter o IMC (Índice de Massa Corporal) nos padrões adequados, segundo pesquisas de profissionais da USP, e a reduzir os riscos de desenvolver diabetes do tipo 2.

Por fim, um estudo divulgado pelo Journal of the American College of Cardiology (JACC) também sugeriu que o hábito de pular a refeição aumenta os riscos de desenvolver aterosclerose (acúmulo de placas de gordura e cálcio nas artérias).

Por que não pular a refeição

Quando acordamos, nosso corpo está em jejum por algumas horas devido ao período de sono. No momento em que acorda, uma pessoa que dorme oito horas por noite está, provavelmente, há nove ou dez horas sem se alimentar.

Por isso, ao iniciar o dia sem fazer o café da manhã, a pessoa pode chegar a 12, até 13 horas de jejum. O período sem alimentação é muito longo para o que nosso corpo exige, podendo resultar em baixa disposição, fraqueza, sonolência e dores de estômago e de cabeça. Esses são problemas a curto prazo.

Contudo, há ainda problemas que podem aparecer a longo prazo, isto é, quando uma pessoa evita tomar o café da manhã durante muito tempo da vida, semanas, meses ou mesmo anos.

Um outro estudo da American Society for Nutrition (“Sociedade Americana para Nutrição”, em tradução livre), divulgado pela Associação Brasileira de Nutrologia, analisou a relação entre pular o café da manhã e aumentar o peso corporal.

De acordo com os resultados, o ato de pular o café da manhã, somado a um estilo de vida sedentário, causou flutuações anormais de glicose nos participantes. Entre as principais consequências da alta de glicose no sangue está o risco de desenvolver diabetes.

Além disso, ao pular a primeira refeição do dia, muitas pessoas passam a “beliscar” alimentos mais calóricos, energéticos e gordurosos ao longo das horas. O hábito de comer pequenas porções entre as refeições principais não é indicado por médicos e nutricionistas, uma vez que facilita o descontrole da alimentação e favorece o consumo de ultraprocessados, causando diversos outros problemas de saúde.

Alimentos indicados

É fundamental que a composição do café da manhã seja equilibrada. Para isso, deve-se ingerir alimentos ricos em carboidratos integrais e saudáveis, fibras, cálcio e gorduras boas. Confira algumas sugestões para compor a refeição:

  • laticínios, como leite, iogurte e queijo;

  • frutas;

  • pão integral ou tapioca;

  • café preto;

  • ovos;

  • aveia e cereais.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top