Branding para e-commerce: confira cases de sucesso

Branding para e-commerce: confira cases de sucesso

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Branding para e-commerce é uma estratégia importante, mas é necessário saber como desenvolvê-la para que sua marca seja reconhecida e conquiste resultados positivos.

Na verdade, o branding é importante para qualquer tipo de negócio, visto que por meio dele podemos trabalhar a gestão de marca. As organizações fazem isso por meio de estratégias que as tornam mais conhecidas.

Mais do que isso, elas também se tornam mais desejadas e conseguem conquistar a confiança e a preferência do consumidor. Mas, apesar de parecer algo simples, estamos falando de um processo muito complexo.

Isso porque ele envolve a concepção da organização e muitos outros processos, chegando até mesmo as ações de marketing que ela coloca em prática.

No caso das plataformas e-commerce, é muito importante trabalhar o branding para que a loja consiga conquistar resultados cada vez melhores. Mas, nós sabemos que boa parte dos empreendedores não tem ideia de como fazer isso.

Se você também tem dúvidas em relação a esse assunto, não deixe de conferir este artigo até o final.

Vamos explicar a importância do branding para o e-commerce, qual é seu conceito, suas características e os benefícios que ele pode trazer.

Importância do branding para e-commerce

Essa estratégia é muito importante para trazer mais visibilidade e diferencial competitivo para as organizações, dentro de um ambiente onde a concorrência é mais acirrada.

Para isso, utilizamos ferramentas que ajudam a atrair o consumidor, o que fará com que ele se identifique com o negócio. 

A partir disso, fica mais fácil estabelecer um relacionamento com ele e influenciar sua decisão de compra.

É assim que um site de vendas de adesivo redondo personalizado consegue se posicionar melhor em seu mercado e conquistar a mente dos consumidores.

Tudo isso forma a base necessária para aumentar o reconhecimento e a autoridade da empresa, aumentando os seus lucros e atraindo clientes constantemente.

Também é importante entender que tanto para o comércio eletrônico quanto para qualquer outra empresa, “marca” e “branding” não querem dizer a mesma coisa, mesmo estando interligadas.

A marca é um conjunto de ideias que são formadas por meio de imagens, palavras e sons. 

A partir disso, geramos um símbolo que ajuda a identificar um produto ou serviço no mercado, fazendo com que o e-commerce se destaque.

Na outra ponta temos o branding, que diz respeito a um planejamento que ajuda a implementar estratégias de comunicação e que faz com que o negócio seja reconhecido.

Se você pensar em marcas famosas, vai se lembrar de vários símbolos que possibilitam que elas sejam identificadas imediatamente. E foi exatamente o branding que permitiu que essas empresas ganhassem tamanho reconhecimento.

Uma loja virtual de adesivo para carro personalizado precisa entender, além da importância, o conceito de branding.

O que, exatamente, é branding?

Chamamos de branding, um conjunto de estratégias de gestão extremamente importantes para qualquer tipo de negócio. 

Todavia, essas ações precisam estar alinhadas a vários outros fatores, como:

  • Objetivos;

  • Valores;

  • Posicionamento de marca;

  • Visão.

São ações que variam desde o logotipo até o discurso usado pela organização. Por conta disso, o e-commerce também precisa atrelar seu branding à sua comunicação.

É dessa forma que os símbolos serão transformados em sensações que trazem lembranças positivas para o consumidor. Com o passar do tempo, ele consegue criar uma ligação com a plataforma de vendas.

Outra função dessa prática é estreitar a relação com o público e fortalecer a reputação do negócio. 

Em outras palavras, ele só precisa ser bem planejado para se tornar um aliado importante do sucesso da empresa.

Mas, se você não souber aplicar, o efeito pode ser contrário e prejudicar severamente a imagem da companhia.

Entre suas principais características está o fato de que a plataforma consegue compartilhar sua história. Ela vai mostrar como foi sua caminhada e as dificuldades que conseguiu superar.

São maneiras que um fabricante de rótulo de cerveja personalizado encontra para humanizar sua marca e criar um vínculo emocional com os consumidores.

Outra característica do branding é o fato de que ele permite que os clientes entendam a promessa de marca do e-commerce. 

Por fim, também tem como premissa melhorar consideravelmente a experiência do cliente com o negócio.

Vantagens do branding

Existem várias vantagens em investir em branding para o comércio eletrônico. Você já sabe que estamos falando de uma prática que possibilita conquistar um relacionamento sólido e disseminar informações.

No entanto, esses não são os únicos benefícios, visto que por meio dessa estratégia, uma empresa também conquista outros benefícios, como:

Inspirar outras marcas

Um escritório de paisagismo e jardinagem em pequenos espaços se tornou um case de sucesso que inspirou outras empresas, isso também pode acontecer com uma plataforma e-commerce.

Isso acontece porque os demais empreendedores passam a enxergar o seu negócio como um bom exemplo a ser seguido.

Direcionar melhor as estratégias de marketing

Se a sua marca está bem posicionada, isso significa que ela consegue nortear melhor suas estratégias de marketing e investir em boas práticas.

Independentemente do canal que a sua empresa utiliza, ela também consegue manter o mesmo tom de voz ao conversar com o público.

Melhorar a comunicação da equipe

Da mesma forma que um escritório de assessoria contábil consegue mostrar seus valores para o público-alvo, uma plataforma e-commerce terá as mesmas condições, além de melhorar a comunicação com seus colaboradores.

O branding é capaz de alinhar a comunicação entre eles e deixar bem claro quais são os objetivos do seu negócio. Dessa forma, todos vão trabalhar na mesma direção.

Agregar valor à plataforma

O objetivo de toda empresa é se tornar uma autoridade em sua área de atuação, o que inclui as plataformas e-commerce.

Por meio do branding é perfeitamente possível alcançar esse propósito, visto que ele aumenta a valorização e faz com que o seu negócio se torne uma referência entre os demais do comércio eletrônico.

Conquistar clientes qualificados

A ligação com o consumidor está além das vendas, pois se o cliente aceita e leva consigo os mesmos valores do seu negócio, possivelmente ele vai ajudar a divulgar a sua marca.

Isso significa que um site de móveis que vende mesa corporativa para recepção vai atrair novas pessoas que, além de consumirem os seus produtos, vão falar sobre ela com pessoas de seu convívio social.

Ser mais atraente no mercado

Essa estratégia também ajuda a construir uma reputação sólida perante os clientes e o mercado como um todo.

Se o e-commerce começa a se destacar, além de aumentar suas vendas também atrai talentos que vão expandir ainda mais a qualidade dos seus serviços. Sem falar no fato de que é possível fazer novas parcerias com outros fornecedores.

Cases de sucesso

Várias plataformas de vendas famosas que conhecemos, como uma loja de cobertura de lona, alcançaram sucesso ao investir em branding.

Um exemplo disso, é uma plataforma que possui operação 100% online e que começou suas atividades vendendo apenas sapatos e calçados em geral.

Por meio de várias estratégias de marketing, conseguiu reforçar o seu nome no mercado e aos poucos foi ampliando a variedade de produtos até se tornar um dos maiores e-commerces da América Latina.

Suas estratégias de branding ajudaram a reforçar seu portfólio, que hoje já conta com mais de 800 marcas e oferece, aproximadamente, 85 mil produtos dos mais variados tipos.

O foco dessa empresa também foi reforçar o atendimento ao cliente para melhorar a experiência de compra.

A marca também reforçou o layout de navegação do site e investiu em maneiras de agilizar a entrega.

Uma loja de cosméticos virtual, que vende produtos de diversos tipos, incluindo ecobag personalizada, por meio de suas estratégias de branding convenceu as pessoas a comprarem esse tipo de produto na web.

Trata-se de uma venda difícil na internet porque os clientes não têm como experimentar os produtos, o que aumentava a resistência.

Para superar esse problema, passaram a criar conteúdos que esclarecem tudo a respeito das mercadorias. Fora das estratégias de branding, passou a priorizar linhas profissionais que não são fáceis de serem encontradas no varejo.

Conclusão

Portanto, quando falamos em branding, não nos referimos apenas a um logotipo bem pensado, mas em uma estratégia complexa que pode levar seu negócio a um novo patamar no mercado em que ele atua.

Construir uma marca de renome não é uma tarefa instantânea, assim sendo, precisamos dedicar tempo e dinheiro nessa construção, e o branding oferece as melhores possibilidades nesse sentido.

É necessário persistir e traçar um caminho para chegar lá, dessa forma, sua plataforma e-commerce tem grandes chances de se tornar mais um grande case de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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