Cuidados essenciais com a pele corporal no verão

Cuidados essenciais com a pele corporal no verão

6 10 99
Cuidados essenciais com a pele corporal no verão 10 6 99


7 dicas importantes para deixar sua pele hidratada e saudável na época mais quente do ano

O verão é uma estação quente e, geralmente, época de férias. É perfeito para ficar mais exposto ao sol em atividades ao ar livre ou na água. Sendo assim, é essencial ter cuidados com a pele para evitar ressecamento, queimaduras, envelhecimento precoce e até prevenir riscos de câncer.

Para cuidar da sua pele corporal no verão, é necessário cuidar da alimentação, usar protetor solar e roupas adequadas, além de se hidratar bastante e tomar cuidados ao tomar banho.

Continue lendo e veja mais detalhes para manter sua pele tratada e saudável.

1 -  Não fique muito tempo tomando sol

O velho e bom papo de que não pode tomar sol depois das 10h e antes das 16h é muito válido para você começar cuidando da sua pele. O sol em excesso pode causar graves danos dermatológicos, como queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e até câncer.

Quem já tomou sol demais a ponto de ter insolação ou ardência na pele devido às queimaduras, sabe muito bem como é ruim. Sendo assim, cuide-se para evitar! E se for ir para a praia ou piscina, busque ficar em lugares cobertos.

2 – Use protetor solar

Você precisa passar protetor solar diariamente, e não somente se for à praia ou à piscina. Busque um especialista para indicar o melhor produto para a sua pele, principalmente, para o seu rosto, já que é a parte que fica mais exposta.

Durante o verão, a pele do seu rosto também pode ter acnes, e, nesse caso, se você usar o produto errado, pode piorar a situação. Portanto, um dermatologista pode auxiliar te recomendando o produto certo.

Crianças a partir de seis meses já podem utilizar o produto também. Veja com um especialista qual é o produto ideal para essa faixa etária.

3 – Use acessórios e roupas adequadas

Aposte em bonés e chapéus para proteger sua pele e cabelo. Há também opções de roupas com proteção solar ou de tecidos sintéticos (Nylon, por exemplo), que bloqueiam 30% a radiação UV. Se você for para a praia, as barracas ou os guarda-sóis devem ser de algodão ou lona, pois esses materiais absorvem 50% da radiação UV.  

Não se esqueça dos seus olhos! Eles também precisam de cuidados especiais para prevenir catarata e outras lesões, portanto, use óculos de sol.

 5 – Cuide da sua alimentação e hidrate-se

Você também pode cuidar da sua pele comendo alimentos que tenham carotenoides, como, por exemplo, cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba. Frutas e legumes que são alaranjados ou avermelhados são ricos em betacarotenos e possuem antioxidantes, o que contribui para a sua pele ficar com cor bronzeada e auxilia na produção da famosa melanina.

Outra dica importante é: tome bastante água! Isso vai evitar a desidratação do seu corpo e da sua pele. O indicado é beber de 2 a 3 litros por dia, no entanto, você também pode tomar suco de frutas, água de coco ou comer frutas com bastante líquido.

6 – Não se depile no dia que for pegar sol

O indicado é você se depilar 48 horas antes da exposição solar. Se você depilar seu rosto ou corpo e já se expor ao sol, sua pele pode ficar com manchas escuras. Principalmente, nos casos de depilação com cera.

É um pequeno detalhe que faz toda a diferença na saúde da sua pele.

7 – Atente-se aos cuidados na hora de tomar banho

Tomar banho gelado no calor não é só refrescante, é também essencial para manter a hidratação natural. Banhos muito quentes e demorados retiram a camada de gordura superficial e diminuem a proteção da sua pele. O indicado é tomar banhos frios ou mornos.

Tome cuidado com o sabonete que você for utilizar, já que, se ele não for compatível com sua pele, pode deixá-la muito ressecada. Uma sugestão é utilizar sabonete antisséptico para eliminar bactérias e outros microrganismos.

Após o banho, hidrate a sua pele, principalmente, nas regiões mais secas, como pés, joelhos, cotovelos e mãos.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top