Conheça a métrica de Burn Rate de startups

Conheça a métrica de Burn Rate de startups

6 10 99
Conheça a métrica de Burn Rate de startups 10 6 99


O índice é amplamente utilizado pelas startups para agregar inteligência financeira e sustentar as suas operações

As startups representam um movimento importante para a economia mundial. Associar empreendedorismo, inovação e tecnologia tem trazido soluções transformadoras na vida dos consumidores. Junto às startups é comum encontrar expressões como venture capital, break-even e burn rate.


Neste artigo, vamos aprofundar o estudo sobre a métrica de burn rate, um tema muito comum no dia a dia das startups e que desempenha um papel importante no planejamento financeiro e operacional deste tipo de negócio. 

O que é Burn Rate?

Burn rate é uma métrica que permite à startup avaliar a velocidade com que os recursos financeiros são gastos. Burn, que em português, significa “queimar”, e Rate, traduzido como “avaliar”. Por isso, com o burn rate é possível “avaliar” o quanto a empresa “queima” recursos financeiros.


Explicando de uma forma objetiva, trata-se de analisar quanto está sendo gasto durante o mês para manter as atividades em comparação à receita que está sendo obtida.


No caso das startups e de empresas que estão começando suas atividades, é normal que o burn rate seja mais alto, já que ainda estão em fase inicial de estruturação. Porém, com o decorrer do tempo, se essa métrica não baixar é necessário ligar um alerta vermelho. O objetivo é que o burn rate sempre seja o mais baixo possível. 

Qual é a importância da métrica?

A métrica traz conhecimento sobre a empresa. Se a startup está com um burn rate muito alto e as vendas, baixas ou paradas, os investidores não vão sentir segurança na sua operação, o que pode ser uma dificuldade no momento de buscar aportes junto ao mercado.


Ao acompanhar o burn rate, o gestor tem condições de prever eventuais problemas no caixa antes que eles aconteçam. Isso traz a oportunidade de tomar medidas para evitar esses problemas ou minimizá-los. Em situações mais complexas, conhecer o burn rate pode até ajudar a evitar uma falência precoce.

Como calcular o burn rate?

Pelos motivos citados acima, é interessante conhecer a métrica e sua importância, além de saber como fazer o seu cálculo. Para aplicar a fórmula é necessário ter em mãos os seguintes dados: gastos fixos, gastos variáveis e receita. Com os dados em mãos, você aplica a fórmula:


 Burn rate = (custos fixos + custos variáveis) – receita.


O número obtido a partir da aplicação da fórmula é o burn rate mensal da empresa. É importante ter em mente que o indicador sofre variações, já que podem ocorrer atrasos nas receitas, bem como o surgimento de despesas não previstas. Desta forma, é fundamental realizar o acompanhamento mensal do burn rate

Como reduzir o Burn Rate?

Existem algumas práticas que podem ajudar na redução do burn rate. A seguir, elencamos as principais dicas e explicamos como colocá-las em prática: 

  1. Gaste menos do que você fatura: ou seja, mantenha os gastos abaixo do faturamento. Busque reduzir custos gerais, negocie com fornecedores, entre outros.

  2. Controle o seu fluxo de caixa, principalmente as saídas. Faça um monitoramento rígido.

  3. Tenha um controle adequado das receitas: pagamentos de clientes, situações de inadimplência e negociações. 

  4. Calcule corretamente o valor dos seus produtos/serviços. Saber precificar os seus produtos ajuda a manter um burn rate em nível satisfatório.


Lembre-se de fazer uma boa gestão de custos e finanças, além de conhecer a sua operação e entender o que pode ser melhorado. Por mais que seja importante atrair novos clientes, se a gestão e a precificação dos produtos for pouco planejada, a sua empresa terá problemas, mesmo vendendo muito.

Como ter um bom burn rate?

Além de colocar em prática as dicas já mencionadas, o empresário deve estar atento a mudanças do mercado e movimentos da concorrência, além de ter controle do capital, boa política de redução de custos e ótima gestão de cobranças.


Mesmo quando a organização atinge índices baixos de burn rate, isso não significa que deva gastar além das necessidades. O controle financeiro é um processo contínuo e que deve fazer parte da gestão financeira em qualquer circunstância.


Entender o conceito de burn rate e a sua importância na gestão ajudam a atingir o sucesso e promover a sua expansão. As startups são negócios com alto potencial de desenvolvimento, mas que também precisam de uma boa gestão para atingir os melhores resultados. 


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top