Como fazer a manutenção da bike

Como fazer a manutenção da bike

6 10 99
Como fazer a manutenção da bike 10 6 99


Limpeza constante e verificação dos componentes são quesitos essenciais para manter o bom estado da bicicleta


Assim como os automóveis, as bicicletas também precisam passar por manutenção constante para manterem seu bom estado. Isso impedirá que uma bicicleta de qualidade sofra com o desgaste antecipado das peças e aumente as chances de acidentes.


Portanto, conheça alguns hábitos e medidas que você pode adotar para conservá-la por mais tempo. 

Limpeza

A correta manutenção da bicicleta começa por sua limpeza. Até mesmo a sujeira seca, que fica acumulada em fendas e nos cantos dela, pode estragar os componentes da bicicleta. Esse acúmulo pode desgastar mais rapidamente partes como corrente, coroa ou pinhão.


Assim, sempre que voltar de um passeio em que ela ficou suja — principalmente de lama —, limpe-a assim que chegar em casa. Para quem faz uso urbano, essa limpeza pode ser semanal. Não é preciso utilizar materiais especiais, mas é necessário ter paciência para procurar cada cantinho que estiver sujo.


É importante que a bicicleta também fique sempre seca, já que o contato com a água pode causar ferrugem na bike bem rapidamente. Dessa forma, ao voltar de um passeio mais molhado que o normal, procure secá-la adequadamente.

Pressão dos pneus

Uma das situações mais comuns que o ciclista pode encontrar em passeios é sofrer com furos ou rasgos nos pneus. Em muitas situações, isso acontece porque a pressão neles está inadequada, facilitando esses imprevistos. Assim, é importante ficar atento ao bom estado dos itens.


Para evitar problemas, procure manter uma pressão mais baixa. Isso fará com que os pneus tenham maior área de contato com o solo e, assim, melhor tração durante a pedalada. Normalmente, a pressão varia entre 30 e 45 psi, dependendo do tamanho do pneu e do peso do ciclista.

Verificação dos freios

Assim como no caso dos carros, esse é um procedimento fundamental na manutenção da sua bicicleta. A verificação do bom estado dos freios é fundamental para impedir consequências desastrosas, que podem machucar o ciclista e outras pessoas.


Existem vários tipos de freios, sendo o mais comum o vibrake. Observe se a alavanca retorna à posição inicial quando você a solta. Também fique atento se ela encosta no guidão: é um sinal de que os freios precisam ser apertados. Isso pode ser feito no cabo do freio, no garfo. Inclusive, aproveite para verificar se o cabo está desgastado e precisa ser trocado.


As pastilhas de freio também precisam ser verificadas. Ao serem acionadas, elas devem encostar no aro da bike ao mesmo tempo e com a mesma força. Entretanto, quando não estão acionadas, elas não podem encostar no aro, pois isso atrapalha o movimento das rodas. Esse problema pode ser corrigido com o aperto ou afrouxamento dos parafusos de cada braço do freio.

Componentes de transmissão

Essa é uma das partes da bike que merece atenção redobrada, pois ela é responsável por transferir a força da pedalada para a roda traseira da bicicleta. Para checar se está tudo em ordem, levante a bike e gire a roda traseira. Vá passando todas as marchas, uma por uma, e verifique se a mudança é suave.


Também observe se há danos ou sinais de desgaste na pedivela, cassete e correntes. No caso da última, é importante lembrar que é um item que deve ser trocado com certa frequência, entre 3.000 e 5.000 km percorridos, em média.

Armazenamento

A forma como você guarda a bicicleta também é importante para manter o bom estado dela. Sempre que possível, procure guardá-la em um ambiente coberto, que a proteja da chuva, como sua garagem. Você também pode considerar a compra de uma coberta para dar uma proteção extra aos componentes da bike.


Outra recomendação é guardá-la de forma que ela fique paralela ao chão quando não estiver em uso. Inclinar a bike contra a parede não é algo que a estraga, mas que coloca estresse sobre o guião e pode causar o seu desalinhamento, exigindo reparos no futuro.


Uma alternativa é encontrar um suporte de bicicleta para que você possa pendurá-la verticalmente. Também é possível encontrar um suporte horizontal, que a mantenha reta no próprio chão.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top