Vantagens de apostar na energia solar em sua residência ou comércio

Vantagens de apostar na energia solar em sua residência ou comércio

6 10 99
Vantagens de apostar na energia solar em sua residência ou comércio 10 6 99


A energia solar oferece diversos benefícios para os seus usuários. Além do impacto no orçamento, ela garante a valorização do imóvel. 

O uso de energia solar como mecanismo principal de geração de energia em residências e imóveis comerciais não é um assunto novo. Entretanto, a busca por financiamento para gerador solar aumentou — movimento que está atrelado principalmente à necessidade de reduzir gastos com a conta de luz e contribuir para a sustentabilidade e proteção do meio ambiente.

Mas, afinal, será que realmente vale a pena apostar na energia solar? Quais são as vantagens de investir na mesma? Essa opção é interessante tanto para imóveis residenciais quanto para imóveis comerciais? E como escolher uma opção adequada às suas necessidades?

Como funciona a energia solar

A energia solar, também conhecida como energia fotovoltaica, é uma solução de tecnologia que utiliza a luz do sol como fonte geradora de energia elétrica. Na prática, as placas solares instaladas em locais estratégicos captam a energia do sol e a partir de uma reação criam a corrente elétrica.


Trata-se de uma fonte de energia gratuita, limpa e renovável, o maior e principal custo associado a ela diz respeito ao investimento com a instalação das placas solares. Estima-se que o uso de placas solares pode trazer uma economia de até 95% na conta de energia elétrica. 

As vantagens e desvantagens do uso de energia solar 

Há um rol extenso de vantagens associadas ao uso de energia solar, benefícios que são experimentados tanto pelos usuários residenciais quanto por empresas, comércios e clínicas de saúde. A seguir, tratamos dos principais benefícios. Confira! 

Energia limpa e sustentável

A energia solar não polui o meio ambiente, é limpa e sustentável. Trata-se de uma fonte renovável de energia já que a luz do sol é constante e consistente. Entre os recursos renováveis existentes (energia eólica, hídrica e solar) a última é a mais previsível e consistente. 


Trata-se ainda de uma energia alternativa ao petróleo que, além do custo expressivo, não é um recurso renovável — o petróleo vai acabar em algum momento. 

Alternativa silenciosa 

Uma preocupação de quem está considerando o uso de painéis solares é o barulho. Diferente de outras fontes geradoras de energia, o processo fotovoltaico é totalmente silencioso. 

A energia solar é uma fonte de energia gratuita

O acesso e uso da energia solar é totalmente gratuito, disponível para qualquer pessoa que tenha o sistema necessário para captação e transformação em energia elétrica. 


Apesar do custo de instalação, considerado alto por muitas pessoas, o sistema tem baixa manutenção e uma durabilidade média de 25 anos. Basta colocar no papel os custos com energia elétrica durante esse período e comparar com os custos de instalação de um sistema de captação de energia solar para constatar a viabilidade em termos de custo x benefício.

É importante destacar ainda que a vida útil pode ser superior há 25 anos e, em média, os custos de instalação se pagam em até sete anos. O usuário alcança uma economia de até 95% na conta de luz e o avanço da tecnologia tem contribuído para uma queda significativa nos preços. 

Valorização do imóvel

Imóveis com energia solar tem um acréscimo em sua valorização, tendo em vista os diversos benefícios trazidos pelo seu uso. 

Placas solares são resistentes à intempéries 

Outra dúvida recorrente de quem está procurando essa solução diz respeito aos temporais e riscos de danificar as placas solares. As placas são muito resistentes e têm baixa necessidade de manutenção, os riscos de ocorrência de danos em função de tempestades ou ventos são muito baixos. 


Como desvantagens desse tipo de solução, podemos destacar a falta de incentivos no Brasil e o alto custo de aquisição. Muito embora o custo-benefício seja vantajoso, o custo de aquisição ainda é considerado alto para os padrões de renda da população brasileira. Entretanto, é possível buscar financiamentos junto às instituições financeiras, viabilizando assim a instalação do sistema. 


Inicialmente, o preço dos painéis solares pode parecer alto, mas basta colocar o investimento no papel e comparar com os custos de energia elétrica para perceber que ele é uma alternativa muito vantajosa. 


Se comparado com a sua vida útil, o investimento é pago em 7 anos. Desta forma, os próximos 18 anos são de economia de recursos. Isso sem contar na questão da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, uma preocupação que deve estar alinhada com as práticas do nosso dia a dia. 

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top