O que são as bebidas destiladas?

O que são as bebidas destiladas?

6 10 99
O que são as bebidas destiladas? 10 6 99


Você sabe como é feita a bebida destilada que compõe o seu drink favorito? Neste conteúdo falamos mais sobre o assunto


Se você adora bebidas alcoólicas e está sempre experimentando um drink novo quando está em um lugar diferente, com certeza já notou a diferença no teor alcoólico entre eles. Claro que existem diferenças entre vodka, gim e whisky, mas você sabe quais são?


De fato, entender um pouco mais sobre o que está bebendo faz com que você descubra um novo mundo. Na hora de pedir uma bebida em um restaurante, por exemplo, é possível ter um norte em relação ao que gosta mais, além de trazer um conhecimento a mais à sua vida.


Existe uma diferença grande entre as bebidas destiladas e as fermentadas. Continue a leitura do conteúdo para saber mais!

Entenda o que são as bebidas destiladas

Quando a pergunta é o que são as bebidas destiladas, a resposta mais direta pode ser o alto teor alcoólico que elas carregam e suas etapas de fabricação, que são diferentes das de uma bebida fermentada, como a cerveja. Mas há outros detalhes para entender mais sobre esse tipo de bebida.


As bebidas destiladas são aquelas que passam pelo processo de fermentação e, em seguida, por outros dois processos, chamados destilação e condensação. Esse segundo processo é o responsável por aumentar as moléculas das bebidas, fazendo com que o teor alcoólico se eleve.


Em um primeiro momento, pode parecer difícil entender o que é a bebida destilada, mas com uma pequena explicação podemos mostrar como funciona esse processo. Além disso, vamos mostrar alguns modelos de bebida destilada que, provavelmente, você já ouviu falar ao longo da vida.

Produção da bebida destilada

O primeiro passo para que seja feita a destilação de uma bebida é a fermentação, conforme citamos acima. Esse é o momento em que é extraído uma espécie de suco de alguns alimentos, como batatas e cereais, por exemplo. 


Após esse processo, a matéria-prima é misturada com leveduras e fungos, que são micro-organismos que consomem o açúcar. Em troca desse processo, esses micro-organismos produzem o álcool dos cereais. Essa é a fermentação em si, que, geralmente, é usada na produção de cervejas.


Porém, no caso das bebidas destiladas, o produto passa pela fermentação e continua em outras etapas. Isso, porque esse processo rende uma baixa porcentagem de álcool e, para aumentar a concentração, a destilação é o essencial para a criação da bebida.


Nessa segunda etapa do processo de criação da bebida destilada, é preciso ferver o líquido do processo de fermentação. Diferentemente da água, cujo ponto de ebulição acontece com 100ºC, no caso das bebidas alcoólicas, 78,5ºC já são suficientes para que o líquido levante fervura. 


Após isso, quando o vapor passa para o estado líquido, pode-se obter até 70% de álcool. De fato, dependendo da bebida que está sendo fabricada, é preciso jogar um pouco de água para suavizar o líquido. Esse é o processo para a criação de diversas bebidas que conhecemos hoje, como: 


  • vodka;

  • whisky;

  • gim;

  • cachaça;

  • rum.


O que pode mudar de uma bebida para outra é sempre a matéria-prima que é utilizada para a criação. Em algumas podem ser os grãos, em outras a batata ou a cana. Além disso, o que pode mudar também é a quantidade de água no final para amenizar o nível de concentração de álcool.


Com essa breve explicação, fica mais fácil de entender como funciona a destilação da bebida. Escolher o que mais gosta de beber é uma regra particular, mas é bom saber o ingrediente principal do seu drink preferido.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top