Veja qual a relação entre suor e estresse

Veja qual a relação entre suor e estresse

6 10 99
Veja qual a relação entre suor e estresse 10 6 99


A transpiração é uma reação normal do corpo a situações de nervosismo; saiba mais sobre como essa ligação acontece


O estresse é um dos problemas de saúde mais comuns da sociedade atual. Dados de 2020 da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que aproximadamente 90% da população de todo o mundo sofre de estresse em maior ou menor grau. O Brasil é apontado como o segundo país com mais alto nível do problema, de acordo com dados da ISMA (Associação Internacional do Controle do Estresse).

Com tanta gente lidando com a condição no dia a dia, é fundamental conhecer os sintomas do estresse, rever alguns hábitos que podem piorar o problema e providenciar práticas e até mesmo utensílios que podem amenizar as respostas do corpo ao estresse.

Uma de suas reações mais frequentes e incômodas é a transpiração excessiva. Além da preocupação com manchas nas roupas, o sintoma também perturba pelo mau odor que pode aparecer. Nesses casos, um bom desodorante, roupas que permitam a transpiração e até mesmo uma calcinha ou cueca antissuor podem ajudar a lidar com o suor de estresse.

Mais do que apostar nas formas de amenizar o problema, é fundamental entender por que ele acontece e agir para reduzir o estresse no organismo. Neste texto, saiba mais sobre a relação entre suor e estresse e descubra como atenuá-lo.

Por que ocorre o suor de estresse?

A transpiração é uma reação normal e frequente do corpo humano, quase sempre associada à necessidade de regular a temperatura corporal, especialmente em dias muito quentes. No entanto, em situações de estresse, que podem estar relacionadas a ansiedade, alegria ou medo, o suor também é uma reação comum.

Diferentemente do suor térmico, o aparecimento do suor de estresse está muito mais ligado à percepção individual e interna a algum acontecimento do que, por exemplo, a estímulos de temperatura do ambiente onde o indivíduo está. Por isso, pode aparecer, por exemplo, momentos antes de uma notícia de família, uma apresentação de faculdade, um encontro romântico, entre outras.

Ele acontece devido à liberação de hormônios como a adrenalina, que ocorre quando uma pessoa está sob uma situação de estresse. Esse processo de liberação leva à contração dos vasos sanguíneos da pele, para facilitar o fluxo sanguíneo nos músculos — essa resposta do corpo é bastante instintiva, ligada à necessidade de correr para escapar de uma situação de perigo, por exemplo. 

Com essa redução do fornecimento de sangue para a pele, a temperatura do corpo cai. Por esse motivo, a sensação do suor de estresse é a de uma corrente gelada no corpo — o que faz com que ele também seja conhecido como "suor frio". Ele pode ocorrer em diferentes partes do corpo: axilas, palmas das mãos, solas dos pés e testa.

Como lidar com o problema?

Embora o suor de estresse seja uma reação comum do corpo, ele também pode ser bastante incômodo para muita gente, trazendo constrangimento e insegurança. Por esse motivo, é importante encontrar formas de lidar com a transpiração e amenizar o nervosismo nessas situações.

Algumas recomendações são bastante eficazes. A primeira delas é usar um desodorante de qualidade e que providencie um bom controle do odor. Antitranspirantes também podem ser usados, mas o fato de impedirem a saída do suor faz com que muitos sejam alvos de pesquisas científicas para avaliar se a retenção do suor pode causar males à saúde.

O uso de peças que favorecem a evaporação do suor, como camisetas de fibras naturais e tecidos tecnológicos, também é uma boa alternativa. Roupas desenvolvidas para a prática de atividades físicas são opções interessantes, uma vez que contam com materiais e tramas leves e frescos.

A alimentação também pode ser ajustada para reduzir os efeitos do suor de estresse. Bebidas e alimentos ricos em cafeína, como o café e o chá mate, elevam o nível de adrenalina e, consequentemente, aumentam a transpiração. Alimentos picantes e bebidas alcoólicas também favorecem a transpiração. Por isso, em situações de estresse, evite consumi-los.

Recomendações para reduzir o estresse no dia a dia

O estresse de situações específicas pode não ser previsível, mas o nível de estresse cotidiano pode ser amenizado com alguns hábitos e comportamentos relativamente simples.

Para reduzi-lo, procure introduzir atividades prazerosas à rotina para relaxar, como ouvir música, passear, assistir a programas que gosta, encontrar familiares e amigos e ter hobbies. A atividade física também é fundamental para reduzir os níveis de estresse a médio e longo prazo.

Para lidar melhor com situações pontuais de ansiedade e preocupação, cultivar bons relacionamentos com pessoas próximas e fazer terapia são boas opções.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top