A importância do UX research para o sucesso das plataformas de e-commerce

A importância do UX research para o sucesso das plataformas de e-commerce

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Processo ajuda a otimizar a experiência do usuário em seu e-commerce.


A UX (User Experience, que em português significa Experiência do Usuário) é um ponto muito importante para personalizar o e-commerce e aumentar as chances de fechar vendas com mais facilidade. É importante entregar um bom conteúdo, com um layout bem estruturado para que a usabilidade seja agradável. 


O termo UX surgiu após um estudo do designer americano Don Norman que analisou a interação entre usuários e máquinas. Assim, no fim dos anos 1990, Norman criou o “Escritório de Arquitetos de Experiência do Usuário” da Apple para estruturar o processo da marca. 

O que é a experiência do usuário? 

A UX é um processo de estudar profundamente as necessidades do cliente para entregar o conteúdo da melhor forma possível. No e-commerce, o UX é muito importante para que os consumidores comprem mais no seu site do seu negócio. 


Dessa forma com o UX a empresa pode desenvolver produtos e serviços mais assertivos e proporcionando uma experiência melhor para o usuário. Nisso, o UX consiste em formular um processo de experiência para o cliente que vai desde a barra de rolagem da página inicial até o checkout de compra. 

Por que investir em UX no e-commerce? 

A experiência do usuário no e-commerce é importante para atingir os níveis de desejo do usuário. No e-commerce, o UX é importante para que o potencial cliente possa entrar no site e encontrar facilmente aquilo que ele deseja. 


Com um site bem estruturado, a jornada de compra é otimizada. Tendo uma boa experiência em seu site, o consumidor tende a efetuar uma compra mais rápido e a ser fidelizado, voltando a comprar na loja posteriormente. 


Além disso, o investimento em UX é essencial para criar autoridade no mercado. Ter uma boa reputação e se tornar referência em seu segmento de mercado é uma forma de criar diferenciais competitivos. 

Qual é a importância do UX Research no e-commerce? 

Dentro do UX existem algumas áreas específicas como o UX Research. Essa área estuda especificamente a pesquisa. Isso é fundamental para compreender as necessidades do usuário. Esse processo possui o foco nas pessoas, o que envolve todo o conteúdo do público do e-commerce


É por meio das pesquisas do UX Research que é possível construir uma experiência otimizada para os usuários. O processo se baseia em coletar dados através de entrevistas, pesquisas de mercado, testes de usabilidade e definição de personas para estruturar um layout atrativo e com boa usabilidade. 

Como implementar o processo de UX Research no e-commerce? 

O UX Research consiste em coletar informações através de pesquisas, que variam entre métodos qualitativos e quantitativos. O foco é coletar e interpretar os dados estrategicamente. 


Nesse processo, é possível realizar abordagens coletivas e individuais para estudar com profundidade o estilo dos usuários, o que facilita bastante na definição das personas. Existem alguns tipos de pesquisas que podem ser desenvolvidas no UX Research, são elas:


  • Teste de produto: esse teste consiste em descobrir se o seu novo produto atende as necessidades de seus clientes, identificando os pontos fortes e fracos do produto; 

  • Teste de campanha: esse teste busca te ajudar a entender se o usuário irá entender e interagir com a sua nova campanha de marketing; 

  • Teste de conceito: ao lançar um novo negócio ou produtos com novas funcionalidades, realizar o teste de conceito é importante para apresentar a novidade aos usuários e entender como eles reagem a sua nova ideia. 


O UX Research é fundamental na estratégia de UX para o e-commerce. Esse processo é essencial para que a loja virtual consiga atrair potenciais clientes, aumente suas taxas de conversão e fidelize mais clientes. O consumidor do século XXI é muito exigente, por isso é preciso estruturar as ideias para ter um e-commerce de sucesso. 

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