5 principais benefícios do copywriting

5 principais benefícios do copywriting

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O copywriting é reconhecido como uma forma de escrita baseada no convencimento de quem está lendo.

Sendo assim, feita por uma marca pessoal ou corporativa para uma pessoa que pode ser vista como cliente ou até mesmo seguidor.

De modo geral, podemos dizer que o copywriting trabalha alguns pontos que mexem com gatilhos mentais

Estes, são condições específicas que remetem a algum tipo de ação, baseados sempre em uma relação que é feita na mente de quem lê.

Por exemplo, um cliente de uma loja de sapatos, ao entrar em contato com uma campanha feita baseada em copywriting nas redes sociais, sente uma sensação de urgência.

Esta é viabilizada a partir das palavras e do contexto da comunicação que é feita dentro desse canal de comunicação.

Algumas formas de gatilhos podem ser:

  • Escassez;

  • Exclusividade;

  • Prova social;

  • Reciprocidade;

  • Ineditismo.

Cada uma delas remete a algo que passa a ser trabalhado na mente logo após o contato com palavras ou frases específicas, trabalhando então ações e atitudes que venham a trazer algum resultado para a empresa.

Por exemplo, muitas marcas utilizam o gatilho de urgência, entendendo que dessa forma o cliente vai rapidamente comprar um produto ou serviço, que pode acabar.

Ao entrar em contato com uma comunicação que remete a esse sentido, o consumidor logo vai entender que se ele não comprar agora mesmo, ele poderá ficar sem uma sensação ou um objetivo desejado, dessa forma, não tendo acesso ao que a marca oferece.

Quais os seus benefícios?

A seguir você vai entender porque é tão benéfico trabalhar o copywriting dentro da sua marca, impactando outros pontos tão importantes quando a venda, e trazendo uma estabilidade desejada para a sua empresa.

  1. Resultados mais rápidos

O primeiro grande ponto que destaca o benefício do copywriting são os resultados mais rápidos que uma empresa de display de mesa têm em relação às suas outras ações e estratégias, com o intuito que a própria empresa delimita como principal.

Isso acontece justamente pelo fato da mensagem e de toda a comunicação ser baseada em mensagens com gatilhos, que conduzem a uma ação quase que imediata à leitura.

Dessa forma, em comparação com uma forma antiga de compor um anúncio, por exemplo, o copywriting traz à campanha de um negócio de pintura de garagem residencial a instantaneidade da uma ação, para que a vantagem não seja perdida.

  1. Maior economia

Em muitos casos sai mais barato uma empresa investir em copywriting do que fazer o mesmo em outros investimentos, como ações dentro de um centro de conveniência, o aluguel de outdoor e até mesmo a contratação de mais vendedores para uma loja.

Isso ocorre justamente pelo tempo levado pelo cliente para finalizar uma compra. Colocando tudo em panos limpos, é possível notar uma rapidez quanto a isso.

Portanto, a empresa além de ter os resultados mais rápidos em relação à venda de mobiliário corporativo plataforma de trabalho consegue economizar em qualquer que seja a outra maneira existente de trazer um consumidor para a compra.

  1. Conexão com o cliente

O copywriting, ainda que não pareça, não tem como única função a imediata ação por parte de um cliente ou qualquer pessoa que interage com a comunicação onde uma frase ou palavras está sendo utilizada para dar ênfase a algo. Também existe a conexão.

Essa questão gira em torno da proximidade que se existe com o cliente, sobretudo com em relação à mensagem que é entregue. 

Em formas comuns do uso da comunicação, nem sempre é criada uma proximidade entre as duas partes, indo além da campanha.

Isso é benéfico inclusive na hora de começar a formar uma fidelização em relação à compra de etiqueta termocolante personalizada, impulsionando a defesa da marca pelo cliente.

  1. Melhor retorno sobre investimento

O retorno sobre o investimento tem como significado tudo aquilo que financeiramente é ganho pela empresa a partir de seus investimentos feitos.

A estratégia que deve existir em todos os casos é o bom uso das finanças da empresa para que o retorno seja visto.

No caso do uso do copywriting, por exemplo, essa é uma situação que pode ser compreendida a partir do valor colocado em uma campanha e do ganho no ano inteiro.

A partir dessa comparação e verificação de retornos, sobretudo em relação ao uso anterior de uma comunicação voltada ao convencimento, como é o caso do copywriting, um negócio de moto frete um negócio onde entender se investiu bem ou não na escrita.

  1. Qualidade de conteúdo

Os conteúdos que são criados a partir da utilização do copywriting tendem a ser os mais bem feitos dentro da empresa.

Tendo em vista que trabalham pontos de construção que envolvem a qualidade da comunicação e da compreensão do cliente.

Essa é a base para qualquer conteúdo rico e de qualidade hoje em dia, ainda mais em relação ao uso do marketing digital, que utiliza canais como:

  • Redes sociais;

  • E-mail marketing;

  • Blogs;

  • Sites.

Quanto melhor for a produção de conteúdos de qualidade dentro desses espaços, melhor será a visibilidade que eles terão dentro da internet, trabalhando ainda como impulsionadores da marca e daquilo que ela vende, como limpeza de sofás.

Dicas para começar a utilizá-la

Veja abaixo algumas dicas infalíveis para começar a utilizar o copywriting, começando pela parte de sua criação, desde o objetivo da marca até os ítens colocados dentro da parte textual da comunicação.

Entender o objetivo da ação

Para começar o copywriting é preciso que sua empresa primeiramente coloque em evidência qual o objetivo da ação, que deve ser proposta dentro da comunicação.

Sendo assim, é preciso saber se o cliente deve fazer uma compra imediatamente, se ele precisa ir atrás de uma página na rede social, se o intuito é incentivar a participação em um concurso ou até mesmo enfatizar a presença nos canais de contato da marca.

Entender o real propósito dessa ação de copywriting vai tanto ajudar o profissional que vai criar essa comunicação, quanto elaborar um caminho correto para esse tipo de necessidade, sendo a principal ideia da empresa de limpeza.

Saber utilizar a essência da marca

O copywriting pode até ser criado a partir de um objetivo momentâneo, por exemplo um redirecionamento para compras no site de uma loja de roupas. 

Porém, é necessário que a comunicação utilize tanto seus gatilhos específicos quanto a essência da marca.

E sobre isso, podemos falar da maneira como ela é representada, a partir daquilo que se conhece sobre sua formação, a relação com o público e com a sua persona.

Por exemplo, se o principal ponto de caracterização da sua empresa de aluguel de impressora sublimatica for uma identidade mais humana, com tons claros e uma voz mais acolhedora, isso deve ser repassado dentro das ações de copywriting.

Não esqueça da criatividade

Nenhuma ação de comunicação consegue ser tão brilhante se não for trabalhada a criatividade dela. 

Isso quer dizer que sem ideias inovadores e fora do contexto considerado usual de comunicação, fica praticamente impossível fazer funcionar essa estratégia.

Uma boa dica é começar a entender mais sobre a ideia que você está tendo, por exemplo, para uma campanha, se possível discutindo tudo com equipes grandes e diversas.

A partir dessa reunião de ideias, o ideal é que você ou os profissionais responsáveis pelo copywriting comecem a criar maneiras únicas de se comunicar com o público, levando em consideração a originalidade e a integração do texto com a parte visual.

Humanize a comunicação

A humanização da comunicação diz respeito à maneira como a marca consegue ter empatia com seu consumidor e repassar isso por meio de suas ações e estratégias, como é o caso do copywriting e de todo o propósito por trás de sua concepção.

Uma boa dica é fazer uma inserção de palavras que remetem aos gatilhos principais do objetivo da ação, em relação à pontos que trabalhem a identificação com o cliente.

A partir desse ponto é possível começar a estabelecer uma linguagem próxima, amiga, que logo será entendida pelo consumidor como humanizada. 

Essa é a chave para que a ação determinada seja idealizada em tempo recorde pela marca.

Considerações finais 

O copywriting tem como fundamento a escrita voltada ao convencimento de alguma atitude ou ação que deve ser feita. 

Dessa forma, tem como principal artifício os gatilhos mentais, que trabalham a cabeça do cliente para o cumprimento de algo necessário.

Porém, para que uma empresa chegue neste ponto, é preciso um conhecimento profundo sobre o consumidor, sobre a marca e os objetivos dessa ação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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