Tagline ou slogan? Conheça as principais diferenças

Tagline ou slogan? Conheça as principais diferenças

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Em meio à criação de uma comunicação para a sua marca, você já deve ter se perguntado: tagline ou slogan? Ainda que existam diferenças entre os dois conceitos, é bem comum pensar que os dois são sinônimos, o que não é adequado.


Na verdade, esses dois recursos podem ser considerados complementares, utilizados por uma marca de perfumes femininos em situações diferentes de sua comunicação e planejamento de marketing.


Entender bem o que cada um representa e suas principais diferenciações podam agregar um maior conhecimento do que deve ser feito nas estratégias da sua empresa, principalmente para que não haja nenhuma confusão na hora de conversar com o consumidor.


Para isso, uma dica é se aprofundar no que já foi feito por outras marcas do seu ramo ou fora dele, observando o uso de cada uma delas, entendendo como foram criadas.


Neste artigo, você irá saber mais sobre a diferença entre tagline e slogan, trazendo pontos que fazem parte desses conceitos diferentes, porém, similares, e de que modo você pode notar suas distinções na hora de trabalhar para sua venda de redes de proteção.

Entenda mais sobre a tagline

A tagline pode ser compreendida como o resumo do que representa um negócio, sendo colocada como uma palavra ou uma frase que possa ser facilmente lembrada.


É possível encontrar a tagline em comunicações promovidas por uma empresa, desde a porta do espaço comercial ou nas redes sociais, em campanhas que são produzidas para seus clientes, de modo que, assim que lemos, já temos a compreensão do que se trata.


Para que você possa entender melhor esse significado, basta olhar para comerciais de televisão ou de rádio, que são os principais e clássicos meios de comunicação.


Durante décadas, era comum escutar e ver nos comerciais de empresas de rótulo de cerveja personalizado frases que eram facilmente memorizadas e lembradas posteriormente, sempre que se via o produto em um espaço de venda.


A tagline, então, é considerada conhecida e viralizada por parte da audiência, não apenas o público-alvo da companhia, mas todos que têm contato com a comunicação da marca e de certa maneira memorizar aquilo que é dito como forma de resumo da companhia.


Essa é uma parte da comunicação sujeita a repetições, principalmente no momento em que é lançada, auxiliando na lembrança e também na menção constante dela.


Para chegar à concepção de uma tagline, geralmente as empresas de serviço de limpeza de estofados costumam investir em um serviço de comunicação e marketing, que conta com a ajuda de profissionais criativos, alinhados ao conceito e à essência da marca.


Portanto, esse resultado nada mais é do que a entrega de um resumo, ao mesmo tempo em que é uma maneira de representação da marca, mesmo entre tantos concorrentes no mercado.


As organizações que deixam de lado essa estratégia e não trabalham com taglines costumam ter maior dificuldade em chegar em uma popularidade em tempo recorde.

Mas, o que é o slogan?

Agora que você entendeu mais sobre a tagline, é hora de entrarmos na definição do slogan, tão conhecido no conceito de publicidade, bem como pelo público consumidor dessa ação.


O slogan nada mais é do que também uma palavra ou frase, mas que trabalha com um sentido específico para a estrutura da empresa, como uma campanha, com um produto, um serviço ou uma ação de venda feita em uma landing page de vinhos brancos e afins.


O intuito dessa expressão é simbolizar aquilo que está sendo vendido, seja comercialmente ou por meio da comunicação da empresa, em uma estratégia isolada.


Por exemplo, um negócio de velas perfumadas lança uma nova coleção em colaboração com uma influencer, e utiliza um slogan relacionado à  calma originária para descrever os produtos, principalmente essa criação em específico da marca em meio à parceria.


Em outras palavras, é possível observar que o slogan trabalha essa determinada criação, e não fala sobre aquilo que a empresa é, ou no que ela acredita, como:


  • Diversidade;

  • Sustentabilidade;

  • Tecnologia e Inovação;

  • Integração.


Dessa forma, uma única marca pode ter, ao longo da sua atuação, diferentes slogans no contexto de distintas campanhas, o que pode ser visto como normal nas estratégias.


Assim como a tagline, o slogan também tem o mesmo pensamento da fácil memorização por quem lê ou ouve a frase, tendo em vista que o intuito é fazer com que esse significado que resume uma coleção de produtos para cultivo indoor se torne popular.


É bem comum vermos slogans que são traduzidos, dos idiomas originais para lugares e mercados onde ele também é vendido, sendo esse processo de transformação da língua parte essencial no processo de criatividade e delimitação.


No momento em que o slogan é criado, assim como a tagline, ele deve ser baseado no significado e na base dessa campanha ou produto que está sendo divulgado.


O ideal é que, na elaboração de um slogan, sempre estejam presentes pessoas que entendem desse processo e da importância do que é oferecido ao público, para que este seja bem feito.

Saiba as distinções entre eles

Até aqui, ficou fácil entender o que significa ambos os conceitos, principalmente no sentido de que os dois possuem suas particularidades, algo que deve ser compreendido por empresas de aluguel de impressora sublimatica que trabalham suas comunicações.


É pensando nisso que, nos tópicos a seguir, vamos explicar um pouco mais dessas diferenças, que podem ser importantes no momento de conceber a tagline ou o slogan da sua marca para alguma campanha específica. São elas:

1 - Representação distinta

O primeiro ponto de diferenciação entre os dois conceitos, facilmente lido em uma comunicação de uma empresa de moto frete, por exemplo, é a representação que cada uma possui, o que leva a um tipo de sentido e objetivo totalmente único.


A tagline representa um sentido geral daquilo que a empresa significa, relacionando a frase escolhida com pontos que dizem respeito à sua origem, sua essência e até mesmo aquilo que ela representa para seus usuários e consumidores.


Já o slogan vai por um caminho específico de uma campanha feita pela companhia, cujo ideal objetivo é ressaltar a importância de um produto ou serviço novo. 

2 - Tempo de alteração

A tagline de uma empresa raramente deve ser mudada, se possível, sendo apenas encurtada quando modificada. Isso porque essa representação forma a importância e a marca da companhia no mercado, o que não deve mudar ao longo do tempo.


Isso ocorre justamente para fortalecer a marca, o que demora um período. O slogan, ao contrário disso, não tem apego com o tempo longo, tendo em vista a urgência e delimitação.


Por exemplo, o slogan de um novo produto lançado por uma marca de perfumes é específico da criação, e dura o tempo que a campanha e que o produto estiver disponível.

3 - Sobre a persona

A persona da tagline e do slogan são completamente diferentes, e esse ponto deve ser sempre compreendido pela organização no momento da construção de ambas, para que haja um alcance melhor do público perfeito e para que a comunicação tenha sucesso.


A tagline foca em uma persona geral da marca, com as características principais que são consideradas a base da empresa em todas as suas ações e estratégias possíveis.


Já o slogan segue o mesmo caminho, mas possui algumas delimitações que especificam um tipo de cliente que pode, por vezes, se distanciar daquele base, principalmente se ocorre em lançamentos de produtos pontuais que a marca trabalha.

4 - Uso no mercado B2B

A tagline e o slogan no mercado Business to Business (B2B), do qual as vendas ocorrem de empresas para empresas tem um sentido e uma concepção totalmente diferentes. Isso acontece porque, neste caso, o ideal é manter uma base sólida.


Por exemplo, a tagline da empresa B2B deve ser utilizada por um longo tempo, para criar raízes e uma compreensão com as pessoas que vêem essa comunicação.


É interessante que não ocorram mudanças e muito menos variações, justamente para consolidar a empresa, o que é necessário na hora da compra de serviços e produtos por outros negócios.


O slogan também deve ser atendido com cautela, trazendo as especificações dos produtos de uma forma mais direta ao ponto, sem rodeios, e sempre que possível, acompanhada de resultados.

Considerações finais 

Como você pôde acompanhar, o slogan e a tagline são conceitos distintos, sendo ainda elementos presentes em quase toda a estratégia de comunicação feita para as marcas. 


Estes são complementares, e podem ser vistos dentro de uma única campanha de uma empresa.


Para começar a formar cada uma delas, é preciso entender bem tanto a marca quanto aquilo que ela oferece, fazendo com que a frase escolhida, em ambos os casos, tenha as funcionalidades devidas em cada estratégia concebida.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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