Performance: saiba mais sobre Google Adwords

Performance: saiba mais sobre Google Adwords

6 10 99
Performance: saiba mais sobre Google Adwords 10 6 99


Uma forma muito conhecida de aumentar a exposição online das empresas de uma forma online rápida e eficiente é por meio do Google Adwords, mais conhecido como Google Ads, o qual forma um grande canal de links patrocinados. 

A principal função desse recurso é fazer com que a busca por determinado produto, serviço ou marca seja mais específica.

Uma vez que a plataforma disponibiliza anúncios mais precisos, por meio das palavras-chave.

Sua grande importância se comprova, uma vez que o mecanismo de busca do Google é o mais conhecido e utilizado em todo o mundo, em especial, por consumidores novos ou que estão em necessidade de algo específico que uma empresa pode oferecer. 

Dessa forma, o uso do Google Ads faz com que o aparecimento de anúncios seja personalizado, exibindo aqueles que sejam de interesse do usuário que a pesquisou. 

Por exemplo, se uma pessoa pesquisa na plataforma por “redes de proteção para sacada”, ele irá mostrar um anúncio de uma loja que venda ou instale esse produto, mostrando para ela exatamente sobre algo que tem interesse de consumo. 

Nesse contexto, torna-se uma ferramenta essencial para os negócios devido ao fato de levar uma oportunidade de negócio para um público específico que tem maiores chances de fechar a venda de fato, sendo muito eficiente. 

Portanto, essa ferramenta surge como uma forma muito importante para quem está inserido no mercado, fazendo a diferença durante os processos de conquista de clientes e aumento da presença. 

Basicamente, tudo isso porque é uma plataforma de alcance mundial, com um poder de visibilidade e expansão imenso, contribuindo para impulsionar diversos negócios e criando diferentes oportunidades. 

Como funciona o Google Ads?

Simplificando o conceito, o Google Ads funciona através da realização de publicidade online através da exibição de anúncios como links patrocinados nos momentos que o usuário realiza uma busca, tendo como base suas palavras utilizadas. 

Para ficar mais claro, um exemplo é, se uma pesquisa por “revestimento parede quarto”, a plataforma irá buscar em seu banco de dados pelas palavras mais importantes da busca, exibindo sites relacionados como anúncio entre as primeiras opções. 

Em outras palavras, ela permite não apenas a realização da publicidade comum, mas a oportunidade de entregar uma mensagem para um público qualificado através da segmentação específica. 

Isso porque, assim que o usuário pesquisa por determinado assunto, deparar-se-á com um anúncio relacionado ao que estava interessada na busca, ou seja, aquilo que ele estava procurando. 

Para isso, a plataforma posiciona em pontos estratégicos do site esses anúncios, objetivando chamar mais atenção dos consumidores e utilizadores da plataforma, sendo os principais no topo, lateral ou rodapé da página. 

Além disso, essa ferramenta também possibilita a exibição do anúncio em formato de banners ou vídeos nos sites parceiros da plataforma Google.

Contudo, é muito importante destacar o fato de que o uso dessa estratégia de Google Ads é realizado através de anúncios pagos, ou seja, é preciso investir uma certa quantia de dinheiro para a sua utilização.

A diferença do pagamento dessa estratégia para as outras plataformas ou mecanismos é que ele é realizado posteriormente, de acordo com os resultados alcançados por meio da sua criação e utilização, isto é, pelo número de cliques ou visualizações.

Dessa maneira, o Google posiciona o anúncio na frente dos resultados de fato orgânicos, ganhando ainda mais destaque do que as opções normalmente utilizadas sem a parceria paga pelo anúncio. 

Além disso, ao contratar a estratégia, a plataforma disponibiliza diversas informações sobre os resultados e desempenho daquela campanha, facilitando a compreensão de cada passo e se ela funcionou ou não, deixando claro o que precisa ser adaptado para o futuro. 

Por exemplo, se uma empresa de tecnologia colocou como palavras chave ‘eletricidade’ ao invés de ‘computador semi novo’ ou ‘tecnologia’, os resultados não seriam os esperados, conseguindo analisar os relatórios e mudá-las para atingir o público desejado. 

Esse documento irá informar diversos dados importantes, como índice de retorno sobre investimento, avaliação do tráfego, conhecimento da marca, vendas, conversões e diversas medições para indicar progresso ou não. 

Com isso, ele serve como uma forma simples, clara e real sobre o andamento das estratégias aplicadas e facilita o descobrimento do que precisa ser mudado, pois não está fazendo efeito como era desejado. 

Consequentemente, ele permite que as campanhas sejam salvas ou adaptadas antes do fim, o que diminui os gastos com estratégias que não são eficientes para o desenvolvimento da empresa. 

Como garantir sucesso na performance?

Para garantir sucesso na performance com a utilização do Google Ads, é importante levar em consideração alguns pontos para a sua aplicação. Por esse motivo, algumas dicas serão analisadas a seguir.

Realize as escolhas

Antes de iniciar a estratégia e realizar o investimento e sua criação de fato, é preciso estruturar todas as informações que irão envolver a campanha, isto é, seus objetivos, palavras-chave a serem usadas, orçamento disponível e mais. 

Esse ponto é essencial porque ele será o responsável por garantir a maior parte do sucesso proveniente do que for criado, uma vez que será a base para o trabalho que será feito pela plataforma.

Por exemplo, uma empresa de brindes corporativos diferenciados precisa ponderar por um período de tempo até definir quais serão as palavras utilizadas, visando a garantia de que os clientes com potencial para compra serão atingidos pelo anúncio. 

Ademais, ela deve definir o quanto de dinheiro pode investir para que não fique investindo continuamente na estratégia e depois ter que enfrentar diversos problemas devido à falta de quantia disponível.

Crie a visão da campanha

Em seguida, é preciso criar o design da campanha de acordo com o que foi estabelecido anteriormente, seguindo os objetivos que foram definidos e criando a imagem que irá atrair os clientes, em caso de uso de banners. 

É essencial que a empresa adeque as cores de sua marca com uma linguagem adequada para que o anúncio tenha o efeito desejado de fato. 

Um exemplo disso é uma empresa de manutenção de copiadora que irá criar um anúncio. 

Ela deve adicionar textos que sigam o padrão de consumo dos seus clientes e que atraiam a atenção de novos potenciais para que eles cliquem na publicidade. 

Defina uma equipe apenas para gestão

Uma opção interessante para melhorar a qualidade dos anúncios é a definição de uma equipe específica para a gestão da campanha criada, ou seja, um grupo de colaboradores responsáveis apenas por analisar os resultados e o desempenho dela. 

A partir disso será possível adaptar cada mecanismo, permitindo que ela seja sempre da melhor forma possível. 

Eles devem compreender quais pontos precisam melhorar e quais ajustes devem ser feitos o quanto antes. 

Para isso, podem ser realizadas reuniões periódicas para análise ou quando for necessário coletar ideias para mudança daquilo que já foi aplicado, mas não está sendo tão eficiente quanto deveria. Dessa forma, é possível otimizar a estratégia, em geral. 

Por exemplo, para uma loja que irá criar um anúncio sobre seu novo ar condicionado dutado, seria interessante se reunir com um certo intervalo de tempo para analisar as métricas e realizar as mudanças de acordo com o relatório fornecido. 

Realize um teste bem-feito antes de comprar

Uma outra dica que pode ser muito benéfica é a realização de um teste antes do fechamento e estabelecimento do anúncio.

Assim, será possível ter uma ideia do desempenho dele e de se as informações estão corretas. 

A partir dessa ação, torna-se possível modificar pontos que não funcionam antes de de fato gastar dinheiro com ele, conseguindo alterar pontos da campanha e monitorar se o jeito estabelecido será um bom produtor de resultados. 

Um exemplo disso é uma empresa de perícia de engenharia que antes de contratar o Google Ads testou o seu anúncio e percebeu certos pontos que estavam prejudicando o desempenho da campanha. 

Com isso, ela conseguiu ajustar todos esses problemas e, no momento de gastar capital real na estratégia, ela já teve resultados prontamente melhores e não precisou gastar tanto tempo adaptando o recurso por si só. 

Como o Google Ads impacta a empresa?

Após a análise geral sobre o que é o Google Ads, é importante esclarecer quais são os impactos positivos que a utilização correta deste recurso pode proporcionar para uma empresa, seguem eles:

  • Rápido acesso aos resultados;

  • Budget é estabelecido pela empresa;

  • Possibilidade de ajuste da verba de acordo com a necessidade;

  • Rápida publicação do anúncio;

  • Possibilidade de cancelamento da campanha a qualquer momento;

  • Alta segmentação do público;

  • Aumento dos acessos e vendas;

  • Alongamento do alcance de público;

  • Possibilidade de acompanhar resultados concretos;

  • Maior controle sobre a campanha.

Portanto, investir nesta ferramenta pode ser uma opção muito vantajosa para a empresa, conseguindo garantir o seu desenvolvimento com qualidade. 

Conclusão

Em suma, o Google Adwords surgiu como uma opção de desenvolvimento rápido e eficaz para todos os tipos de empresa, seja ela vendedora de persiana romana sala ou de contabilidade de negócios. 

É essencial destacar que existem algumas etapas e estratégias que precisam ser seguidas para aumentar os resultados, como as que foram destacadas ao longo do artigo, mas, em geral, a estratégia paga pode ser muito benéfica para os contratantes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top