Google lança novas tecnologias para uma busca mais avançada: Veja quais

Google lança novas tecnologias para uma busca mais avançada: Veja quais

6 10 99
Google lança novas tecnologias para uma busca mais avançada: Veja quais 10 6 99



No final de setembro, o Google anunciou novos recursos da sua ferramenta de pesquisa para enriquecer a experiência dos usuários. O anúncio foi feito durante o evento Search On, e uma das mudanças mais interessantes é a expansão do recurso lançado no início de 2020, “Sobre este resultado”.

Ele já apresentava informações de contexto, como comentários de outros usuários e a descrição do site; porém, com as adições, ele também apresentará informações sobre a própria fonte, incluindo o que o site diz sobre si mesmo, descrição da Wikipedia, análises, notícias e outros detalhes relevantes que ajudam o usuário a conhecer melhor a reputação de fontes desconhecidas.

Além disso, o site de buscas mostrará quando a página esteve online pela primeira vez, com o objetivo de ajudar os usuários a identificarem páginas antigas e desatualizadas e aquelas que surgiram mais recentemente, o que pode sugerir propaganda ou fake news, por exemplo.

Um outro recurso de buscas anunciado é chamado de “Sobre este tópico”, e ele indicará outras informações relacionadas de alguma maneira à busca original do usuário. O intuito da ferramenta é evitar que as pessoas se isolem em uma “bolha de conteúdo”, e vejam múltiplas perspectivas a respeito do tema. Esse fenômeno se tornou comum nas redes sociais, expondo os usuários apenas às suas informações preferidas, o que pode ser negativo para o senso crítico.

Machine learning

Com essas novas ferramentas, a empresa pretende alavancar a Multitask Unified Model (MUM), sua nova tecnologia de aprendizado de máquina. Também chamado de machine learning, o aprendizado de máquina é bastante aplicado em diversos setores, tanto da tecnologia como fora dela.

O reconhecimento de voz e imagem, por exemplo, é um uso do machine learning, também englobando a inteligência artificial, que se tornou ainda mais abrangente nos últimos anos, estando presente nas tecnologias smart, como luzes LED e assistentes virtuais, e no entretenimento, como os cassinos online confiáveis, os quais podem utilizar a máquina como crupiê e oponente. Os sites de jogatina oferecem diversas opções de jogos, a exemplo do poker, bingo e caça-níqueis, além de bônus para novos jogadores e uma plataforma intuitiva.

Com o MUM, que está sendo treinado em 75 idiomas diferentes com diversas tarefas simultâneas, o Google deseja estimular as pesquisas específicas, o que pode deixar a busca ainda mais completa e satisfatória.

A empresa ainda afirma que a inteligência artificial deve mudar a maneira como os usuários usam a plataforma para tarefas complexas. Além dos textos e imagens, o MUM será capaz de compreender outras modalidades de mídia, como o áudio e vídeo.

A intenção da gigante da tecnologia é de que seu algoritmo desenvolva um entendimento mais abrangente da informação e do contexto. O objetivo é entregar uma curadoria mais específica sobre o que a pessoa está buscando e oferecer resultados mais úteis e relevantes.

Google WiFi chega ao Brasil

Apesar de ainda não estarem disponíveis por aqui, os novos recursos serão lançados em breve nos Estados Unidos. O Google afirmou que está trabalhando para trazer a ferramenta para outros países futuramente.

Porém, algo que acabou de desembarcar por aqui foi o Google WiFi, roteador com tecnologia mesh que promete internet na casa inteira, inclusive acabando com as regiões da residência onde o sinal de WiFi fica mais fraco, chamadas de “zonas mortas”. Apesar do produto contar com amplificadores de sinal e antenas de alto ganho, o seu preço unitário é salgado: R$999.

Além disso, os sistemas mesh, utilizados pelo roteador, geralmente dependem de mais de um ponto de acesso em ambientes grandes. A empresa afirma que um único roteador pode distribuir internet em até 110m².  Ou seja, se a sua casa possui uma área   maior do que essa, provavelmente precisará adicionar outras unidades para aumentar a cobertura de sinal. O lado bom é que há uma oferta de três aparelhos por “apenas” R$1.999.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top