3 benefícios da consultoria de Inbound Marketing

3 benefícios da consultoria de Inbound Marketing

6 10 99
3 benefícios da consultoria de Inbound Marketing 10 6 99


O inbound marketing é uma importante estratégia para as empresas e que faz muita diferença em seus resultados, independentemente do segmento ou do porte desses negócios.

São ações voltadas para a captação e fidelização de clientes, por meio de práticas financeiramente mais acessíveis do que aquelas presentes no marketing tradicional.

Seu principal objetivo é levar informações de valor para o público, no momento certo e para as pessoas certas. 

Ao invés de interromper o consumidor para falar sobre seus produtos e serviços, ele simplesmente encontra o seu negócio em várias oportunidades.

Devido às mudanças no comportamento de consumo, é muito importante entender o conceito dessa metodologia. 

Ela surgiu dentro do ambiente online e potencializou as estratégias de marketing digital.

As pessoas estão sempre em busca de informações relacionadas a diferentes assuntos, e elas também procuram se informar antes de comprar qualquer tipo de produto ou serviço.

Algumas vezes, os usuários nem estão procurando algo para comprar, mas ao ter acesso a um conteúdo valioso, acabam descobrindo uma necessidade.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de inbound marketing, suas características, mostrar porque ele é importante, como colocá-lo em prática e os benefícios de contar com uma consultoria para essa estratégia.

Qual é a magnitude do inbound marketing

De acordo com uma pesquisa, apenas 29% das pessoas procuram um vendedor para esclarecer dúvidas relacionadas a um produto ou serviço. Por outro lado, 62% costumam fazer pesquisas na internet sobre eles.

Por essa razão, as empresas que investem em marketing de conteúdo, uma das principais estratégias do Inbound Marketing, conseguem mais visitas em seu site e prospectam um número maior de leads.

Os leads de uma empresa de qualificação de operação são pessoas que têm mais chances de se tornarem clientes. 

O visitante se torna lead quando ele realiza alguma ação dentro do seu site, como preencher um formulário em troca de materiais, como:

  • E-books;

  • Infográficos;

  • Pesquisas;

  • Participação em webinars.

Atualmente, quase 70% das empresas investem em marketing de conteúdo, e dentre as que ainda não trabalham com essa estratégia, 85% têm intenção de começar.

Para que você compreenda ainda mais a importância do inbound marketing, é fundamental conhecer um pouco sobre o seu conceito e como ele funciona.

O que é Inbound Marketing?

Inbound marketing é um conjunto de táticas que tem o objetivo de atrair a audiência de uma empresa, por meio de conteúdos digitais. Por conta disso, ele também ficou conhecido como Marketing de Atração.

Para trabalhar com essa estratégia, uma empresa de higienização de ar condicionado pode fazer publicações nas redes sociais, investir em links patrocinados no Google, publicar em blogs, dentre outras possibilidades.

Os principais pilares do Inbound são o marketing de conteúdo, mídias sociais e SEO (Search Engine Optimization).

O marketing de conteúdo é a produção de materiais relevantes, ricos e de qualidade, para estreitar a relação entre a empresa e o público.

O SEO, por sua vez, é um conjunto de estratégias que tem um objetivo de otimizar as páginas, para que elas sejam bem ranqueadas nos resultados de pesquisa, algo muito importante para aumentar o tráfego dos sites.

Quanto às mídias sociais, elas nada mais são do que plataformas que promovem a interação entre os usuários, facilitam a troca de informação e a comunicação entre empresas e clientes.

Cada uma dessas estratégias permite que as companhias alcancem uma quantidade maior de pessoas que possam se interessar por seus produtos e serviços.

A principal característica do inbound marketing é a atração de clientes em potencial, fazendo com que as empresas estreitem seu relacionamento com essas pessoas e consigam converter um grande número de leads.

Suas estratégias também ajudam a fidelizar clientes, mas você precisa saber como fazer isso para alcançar bons resultados.

Como fidelizar clientes com o inbound marketing

Um fabricante de baterias veiculares investe em inbound marketing para atrair novos clientes, mas ele também ajuda a fidelizar quem já compra com você.

Uma das maneiras de fazer isso é criando conteúdo de valor, pois esses materiais atraem as pessoas, capturam leads, fazem conversões e fidelizam os clientes.

Atualmente, a produção de conteúdo é uma das maiores responsáveis pelo desempenho financeiro dos negócios, principalmente, de empresas que dependem exclusivamente da internet, como no caso das lojas virtuais.

Para se ter uma ideia do poder desses conteúdos, de acordo com uma pesquisa, 61% dos consumidores são influenciados por esses materiais.

Além disso, 86% das empresas mais eficientes do mundo contam com um profissional responsável exclusivamente por suas estratégias de marketing de conteúdo.

Outra ação importante é interagir com seus seguidores nas redes sociais. Essas plataformas foram desenvolvidas para promover a interação entre seus usuários.

Por conta disso, uma empresa especializada na instalação de cerca elétrica pode esclarecer dúvidas de seus consumidores, responder comentários e descobrir um pouco mais sobre as características de seu público.

Como falamos anteriormente, as redes sociais são importantes canais para o trabalho com inbound marketing, assim sendo, responda aos comentários de suas publicações, esclareça dúvidas e preste um bom atendimento nessas plataformas.

São ações simples, mas que fazem toda a diferença para a fidelização de seus clientes, por meio das estratégias de inbound marketing.

Por fim, outra prática bastante recomendada, é utilizar o e-mail marketing para fidelizar os seus clientes durante as estratégias de pós-venda.

Uma empresa especializada em conserto de fechaduras pode se basear na última compra de seu cliente para oferecer a ele novos serviços.

Da mesma forma, uma loja de eletrodomésticos e eletrônicos pode analisar os últimos pedidos feitos por seus clientes para recomendar produtos semelhantes ou compatíveis com suas últimas aquisições.

Olhando por cima, já dá para perceber que existe muito trabalho a ser feito quando o assunto é inbound marketing.

Nós sabemos que o gestor tem muitas outras tarefas que são de sua responsabilidade, por conta disso, pode ser muito difícil administrar todas as estratégias de inbound e cuidar do negócio ao mesmo tempo.

Para resolver essa questão, ele pode contar com a ajuda de uma consultoria, e esse serviço traz muitas vantagens para as organizações.

Prós em contratar uma consultoria de inbound marketing

O papel da consultoria de Inbound Marketing é orientar um centro veterinário de especialidades ou qualquer outro negócio no desenvolvimento de seus conteúdos. 

Sendo assim, ao contar com esses serviços, seu negócio tem acesso a várias vantagens, como:

1.    Redução de custos

Uma boa consultoria vai reduzir consideravelmente os custos para investir em estratégias inbound. 

Esses profissionais e empresas te ajudam a produzir materiais relevantes para pessoas que já se interessam pelo assunto.

Por conta disso, há uma diminuição considerável dos custos, sem perder a qualidade dos materiais. 

Assim sendo, você atrai um número maior de pessoas e melhora consideravelmente os seus resultados.

2.    Reduz o ciclo de vendas

O ciclo de vendas diz respeito ao tempo que um cliente leva desde o seu primeiro contato com um fabricante de bateria heliar 60 até o fechamento do negócio.

Se você demora muito tempo para converter um lead em cliente, acaba investindo muito mais na aquisição desse novo comprador.

A consultoria em Inbound consegue diminuir consideravelmente o tempo que o seu potencial cliente precisa para efetuar uma compra.

3.    Qualidade na mensuração de resultados

Quando falamos em marketing digital, uma das características mais lembradas é a facilidade com que suas estratégias podem ser mensuradas.

É exatamente por isso que, apesar de suas ações serem financeiramente mais acessíveis, elas são mais eficientes.

Durante a mensuração, se algo não estiver saindo como o planejado, você pode mudar a estratégia e conquistar seu objetivo. Mas, você não consegue fazer isso ao trabalhar com o marketing tradicional.

Por outro lado, se uma empresa de impermeabilização de estofados investe em uma consultoria de inbound marketing, ela terá mais facilidade para mensurar suas ações e identificar o que precisa ser corrigido.

Os profissionais que prestam esse serviço também te ajudam a identificar de onde vieram os seus clientes, para que você possa investir cada vez mais nesses canais, como e-mail, pesquisas no Google, publicações do Facebook, dentre outros.

Isso vai permitir que você mantenha o foco dos seus investimentos em práticas que, de fato, trazem os resultados almejados.

Conclusão

Em resumo, o inbound marketing acompanha as tendências e mudanças no comportamento do consumidor moderno. 

Suas estratégias entregam exatamente aquilo que as pessoas estão procurando: informação.

Também é por meio dele que melhoramos nosso relacionamento com os clientes e conquistamos mais credibilidade no mercado.

Para que suas ações de inbound sejam ainda mais efetivas, é fundamental contar com uma consultoria, pois como vimos ao longo deste artigo, ela traz benefícios importantes para qualquer organização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top