4 dicas para criação de infográficos

4 dicas para criação de infográficos

6 10 99
4 dicas para criação de infográficos 10 6 99


Já não é possível ignorar a importância que a comunicação e os infográficos têm no universo empresarial, seja para um funcionário com seus líderes ou para uma marca com sua clientela e seus parceiros.

Basta imaginarmos que esse recurso nada mais é do que uma soma entre “informações” e “gráficos”, como seu próprio nome já sugere. 

Assim, o que se faz com essa estratégia é alavancar incrivelmente o interesse da plateia, seja qual for ela.

Por exemplo, se uma marca de higienização de ar condicionado quiser fazer uma apresentação para eventuais parceiros, certamente lançar mão desse formato é algo que vai chamar muito mais a atenção para as vantagens da marca.

Há vários motivos para isso ser assim, sendo um dos principais o fato de que as novas gerações têm um apelo muito maior pelo elemento visual. 

O que faz lembrar aquela máxima do marketing, que diz que uma imagem vale mais que mil palavras.

Também assim, a própria internet e a comunicação digital acabaram impondo um novo estilo de diálogo, que exige uma dinâmica muito maior. 

Como nessa esfera os conteúdos se multiplicam sem cessar, só alguns vão conseguir sair na frente.

Isso vale não apenas para reuniões entre quatro paredes ou para videoconferências de negócios, mas também para sites, blogs e plataformas próprias de cada marca. Inclusive, contar com infográfico já é um fator de SEO.

Na prática isso quer dizer que se há dois sites falando sobre renovação de CNH de outro Estado, e ambos estejam empatados em termos de otimização de páginas, quem tiver um infográfico vai passar o outro para trás.

Por isso, trazemos aqui não apenas as 4 dicas para a criação de infográficos memoráveis, que realmente atraiam o público, mas também alguns conceitos e características sem os quais o assunto ficaria incompleto.

Além disso, é preciso aprofundar na importância que esse tipo de recurso tem na atualidade, pois isso ajuda a entender como se dá a aplicação no caso a caso, sem generalizações que poderiam acabar tornando a implementação bem mais difícil.

O mais bacana é que nos últimos tempos esse tipo de estratégia tem evoluído tanto que realmente já é possível aplicá-las à comunicação de qualquer segmento, seja uma loja de roupas ou uma fábrica de persiana vertical para sala.

Deste modo, se você deseja compreender de uma vez por todas como a criação de infográficos assertivos pode mudar a realidade do seu negócio, aumentando o poder de convencimento da sua marca, basta seguir adiante na leitura deste artigo.

Importância e características

Muita gente tem grandes ideias e grandes sonhos, mas a diferença entre essas e as que dão certo na vida está na capacidade de planejar os próximos passos ou de executar aquilo que foi planejado.

Para tudo isso é preciso ter uma maior clareza das próprias ideias, bem como das etapas que precisam ser cumpridas para um dia chegar lá.

Nesse sentido, o infográfico nada mais é do que uma ferramenta poderosa que permite exprimir ideias com clareza, assertividade e método.

Por exemplo, se uma pessoa quer adicionar categoria A em sua carteira de habilitação, é possível traçar um passo a passo disso de maneira muito mais clara. 

Para tanto, um infográfico costuma contar com os seguintes pontos básicos:

  • Introdução;

  • Desenvolvimento;

  • Exemplos ilustrados;

  • Pesquisas e números;

  • Conteúdo interativo;

  • Cases de sucesso;

  • Conclusão.

Sendo assim, trata-se de algo que vai muito além de simplesmente empilhar um monte de informação, pois consiste em entender a fundo um determinado público e só então criar conteúdos que possam atrair realmente essas pessoas.

Diante desse conceito e dessas características, podemos dizer que a importância do infográfico consiste no fato de que ele customiza a comunicação de uma marca.

Portanto, ele embala conteúdos originais e valiosos em um formato que torna a experiência algo memorável, mítico e que sem dúvida o público vai querer repetir.

1. Planejamento e esboço

Tudo na área de comunicação e marketing começa com um bom plano estratégico, aqui não é diferente. Aliás, no caso do infográfico isso é até um pouco mais exigente.

Como a demanda recai sobre conteúdo e forma ao mesmo tempo, o esboço precisa ser feito literalmente com papel e caneta na mão, já que o layout de uma tela pode ser tão importante quanto à concordância verbal em uma frase.

Esse esboço também pode ser feito no computador, mas talvez você ache mais fácil dispor de todas as ideias e todo o visual idealizado em um papel sulfite, com lápis e borracha.

Assim, se o foco é comunicar algo sobre a área de qualificação de operação, comece por ter uma boa operação na própria criação do conteúdo, que precisa de um passo a passo.

Depois de traçar começo, meio e fim, ilustrando com alguns pontos como deverá ser a mensagem e o aspecto visual que ela ocupará na tela, é preciso repassar a questão da sinergia disso com os perfis da persona da marca.

Portanto, tente colocar-se no lugar do seu cliente ideal, fazendo o máximo esforço para tentar entender o assunto tal como ele entenderia, e sentir o que ele deverá sentir.

O modo prático de fazer isso é criando os perfis da sua persona e aplicando a linguagem mais apropriada, seja ela formal, informal, descolada ou mesmo técnica.

2. Por dentro do conteúdo

Acima falamos sobre a estruturação do conteúdo, mas também é preciso tratar dele em termos mais práticos e específicos.

O ponto aqui é que você precisa se aprofundar muito seriamente no assunto, estudando todas as autoridades que já falaram sobre ele, inclusive como modo de poder ir além.

Até porque, o infográfico é um recurso que vai muito mais longe do que outros formatos de conteúdo como posts, lives ou mesmo artigos de blog. 

Por ter o suporte visual didático, ele pode ajudar a explicar assuntos mais complexos, sem perder audiência.

Assim, se o assunto é cerca elétrica, você poderia elucidar as partes mais técnicas do funcionamento dessa área, com princípios físicos e tudo o mais.

Além de trazer uma bibliografia de outras contribuições que já tenham sido dadas a respeito, nunca deixe de dar exemplos práticos e ilustrativos. 

A capacidade que você tem de exemplificar um assunto comprova seu domínio sobre ele.

Lembrando que frases curtas e caixas de texto podem ajudar igualmente, tornando a experiência mais agradável e compreensível. Isso ainda permite destacar e negritar as passagens mais importantes da exposição.

3. A pirâmide hierárquica

Um segredo realmente diferenciado que vai ajudar de vários modos distintos é dividir suas ideias em uma hierarquia, mais ou mesmo como em uma pirâmide, que começa pelo vértice do topo e vai se ampliando em duas linhas diagonais.

Outra imagem possível é a da árvore, que consiste em colocar no tronco o cerne do assunto explorado, e depois ir ramificando questões menores por meio dos galhos. Isso ainda permite colocar exemplos como frutos, algo bem bacana.

Assim, se o assunto é persiana para cozinha, o tronco poderia ser algo como o design de interiores, depois passando para aspectos mais imediatos de decoração até chegar a artigos específicos como as persianas, cortinas e afins.

O incrível desse método diferenciado é que durante o desenvolvimento do tema você tem total liberdade para explorar aspectos secundários. 

Sendo que quando o leitor chega ao fim, automaticamente será formada uma bela imagem de conjunto.

4. Escolhendo a plataforma

Por fim, outro ponto fundamental para sua empresa obter sucesso por meio de um infográfico, consiste na plataforma escolhida para implementação e execução final dele.

Mais do que aspectos de layout, identidade visual, conteúdo, cases de sucesso e pirâmide hierárquica, aqui você decide quem vai dar vida a tudo isso, o que é fundamental.

Hoje há várias plataformas disponíveis, cada uma com suas vantagens, sendo as mais famosas:

  • Powerpoint;

  • Canva;

  • Photoshop;

  • Google Charts.

Algumas têm a vantagem de permitir funcionalidades gratuitas, como Canva e Google Charts, embora recursos mais elaborados possam ser cobrados à parte.

Assim, ao fazer um infográfico sobre a produção de uma camiseta polo lisa atacado, você pode montar várias telas e efeitos sem chegar a pagar por isso. 

Só as funções mais elaboradas seriam pagas, como transparência e vetorização avançada.

Outra vantagem é que essas plataformas trabalham online, já plataformas como Powerpoint e Photoshop são mais clássicas, pagas e atuam offline. Mas, com a vantagem de permitir plugins e níveis de processamento que são bem maiores.

Considerações finais

Em resumo, é interessante e até indispensável falar sobre a criação de infográficos, pois isso remete a um tipo de comunicação de marcas com clientes, parceiros e afins de modo único.

Aqui trouxemos várias informações fundamentais e 4 dicas práticas incríveis. Eles podem ajudar qualquer um a avançar dos estágios iniciais de pesquisa e esboço até a criação na plataforma, o que pode trazer resultados memoráveis para qualquer empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top