Sabia que ácaros podem afetar a orelha dos gatos?

Sabia que ácaros podem afetar a orelha dos gatos?

6 10 99
Sabia que ácaros podem afetar a orelha dos gatos? 10 6 99


Você percebeu que o seu gatinho está coçando mais as orelhas do que o comum e não deixa você se aproximar dessa área? Esses podem ser sinais de que ele está com sarna no ouvido


Manter um pet em casa requer dedicação e cuidado não só para comprar alimentos saudáveis, higienizar o espaço dele e sair para passear (ou disponibilizar materiais para ele se manter em atividade), mas também para providenciar cuidados veterinários.


Quem tem gato sabe que é preciso manter uma rotina de limpeza nas orelhas dele a fim de evitar o acúmulo excessivo de cera e, assim, reduzir as chances de doenças auriculares.


Uma dessas doenças é a sarna de ouvido (cientificamente conhecida como “sarna otodécica”), bastante comum entre gatos; a doença afeta o conduto auditivo do felino. Se você não sabe que cuidados manter para combater parasitas, confira o que fazer para evitar essa sarna no seu pet!

Origem e transmissão

A sarna de ouvido é causada pelo ácaro Otodectes cynotis, que vive no interior do conduto auditivo de diferentes espécies, especialmente gatos e cachorros. A transmissão dessa doença ocorre basicamente a partir do contato com outros animais infectados.


Os ácaros são micro-organismos que se alimentam de restos epidérmicos e fluidos teciduais da pele. Um comportamento simples que levanta suspeitas de sarna de ouvido é se o seu gatinho coça e/ou agita essa área do corpo constantemente. Também é comum que esse tipo de sarna provoque lesões na cabeça e no pescoço.


Quando já ocorre um acúmulo excessivo de cera no ouvido e o pet coça o local a ponto de causar feridas e traumatismos, o organismo dele começa a produzir uma cera de cor marrom escuro, causando bastante desconforto e dor. 


Por isso, além de verificar se o seu pet está eliminando cera em excesso, fique atento sobre o comportamento dele e observe se ele fica mais agressivo quando você se aproxima da região das orelhas — isso pode indicar que ele está com dor nessa região.

Tratamento

Para ter certeza do diagnóstico, é preciso ir até uma clínica veterinária para que um profissional examine o pet com um otoscópio e, assim, verifique se há ácaros no interior da orelha do animal. 


Se a presença for detectada, é preciso remover a cera em excesso e aplicar produtos parasiticidas, além de antibióticos e antifúngicos para os gatos que apresentarem infecção secundária. Em casos mais graves, o(a) veterinário(a) pode recorrer a medicações injetáveis para reverter o quadro.


Para não haver risco de reinfecção, é importante deixar o seu pet isolado de outros animais, tanto na sua casa quanto na rua, já que a doença é altamente transmissível. Outra medida importante é higienizar os objetos e o espaço dele mais frequentemente.

Como limpar

Mesmo depois que a sarna tiver sido controlada e não incomodar mais o seu gatinho, é importante manter uma rotina de higiene adequada nas orelhas do felino, pois essa região costuma reunir diversos micro-organismos.


Os gatos são animais bastante independentes e possuem uma rotina própria. Por isso, é adequado verificar qual é o momento em que ele se sente mais confortável e disposto a ficar quieto para você limpar as orelhas. Em seguida, separe um pouco de algodão e uma toalha, ambos secos e limpos, um pote com água e um limpador de orelhas específico para gatos.


Comece molhando o algodão com água e passe suavemente pela parte externa da orelha, removendo as impurezas e não deixando a água cair no interior do ouvido do felino para não provocar infecções. Ao terminar de passar o algodão, enxugue a área com toalha seca. 


O próximo passo é limpar a parte interna. Por se tratar de uma região mais sensível, é indicado utilizar um limpador auricular específico para o seu gato, já que ele permite uma boa higienização sem machucar o seu pet. À medida que for limpando a orelha, é bom fazer um carinho leve na cabeça dele para ajudá-lo a se manter relaxado e te deixar fazer a higienização.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top