Auditoria de SEO: o que é?

Auditoria de SEO: o que é?

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Um dos pilares da esfera digital que se tornou tão indispensável é, justamente, o da auditoria de SEO, como estratégia básica para empresas de qualquer segmento.

De fato, foi-se o tempo em que bastava ter um website institucional e ficar esperando os clientes surgirem ou ligarem na loja. 

Não que esses passos não sejam importantes, mas hoje um negócio precisa ser muito mais pró-ativo.

Por exemplo, quando o cliente quer comprar uma mesa de centro madeira maciça, dificilmente ele vai digitar o nome de um site na barra de endereço. O que a maioria faz é abrir um motor de busca e pesquisar ali o produto ou serviço desejado.

Por isso, é que já não basta ter um site no ar, sendo necessário traçar algumas táticas diferenciadas para que ele ganhe a devida relevância. 

O maior exemplo disso são os blogs, que qualquer empresa pode abrir e anexar ao website da marca.

Ali é possível escrever artigos e ir educando o público-alvo aos poucos, assim quando chegar o momento da compra a sua marca se destacará entre as opções do cliente. 

Também é bacana variar nos formatos, produzindo ebooks, áudios, vídeos e afins.

Hoje em dia alguns posts de blog que fazem muito sucesso são os que levam títulos como “10 razões para comprar uma tela para janela”. 

Assim, a marca consegue despertar desejo de compra mesmo em quem nem sabia que aquela solução existe.

Entretanto, é justamente aí que entra o papel do SEO, sigla para Search Engine Optimization, que nada mais é do que a Otimização de Páginas para Motores de Busca. 

Assim, além de diversificar criando conteúdos, você se diferencia no posicionamento.

No entanto, não é tão simples conseguir ficar bem colocado, garantindo um ranqueamento que de fato possa trazer resultados sólidos. 

Daí a importância de fazer uma auditoria SEO, que vai muito além de simplesmente listar dicas práticas. Trata-se, na verdade, de uma espécie de consultoria aplicada. 

Por isso, decidimos escrever este artigo, explicando melhor como ela deve funcionar, quais seus conceitos básicos e os 4 benefícios e passos de como fazer tudo isso na prática.

O mais bacana é que hoje esse tipo de marketing digital evoluiu tanto que realmente ele já pode ajudar qualquer tipo de segmento, seja um setor mais nichado da área industrial ou uma loja de informática que vende computador semi novo.

Então, se você deseja compreender de uma vez por todas qual é a importância do SEO e como uma auditoria pode ajudá-lo a se tornar ainda mais eficiente, revolucionando o tráfego do seu site e trazendo muito mais visitantes e clientes, basta seguir adiante na leitura.

O conceito e as variadas características

Sem entender melhor os conceitos e as principais características da auditoria de SEO, não seria possível demonstrar na prática suas vantagens e as boas práticas da área.

Assim, conceitualmente ela se trata de nada menos que uma consultoria cujo foco é encontrar pontos fortes e fracos em uma estratégia de SEO que já está rodando.

De fato, não faz sentido falar em auditoria de uma estratégia que nem começou ainda, pois precisa desenvolver-se. Nesse caso, o que se tem é um plano de negócios.

O grande problema é que o número de pontos a analisar pode ser algo quase inabarcável, dada a complexidade do assunto e a quantidade de operações envolvidas.

Afinal, quando uma empresa de manutenção de copiadora ou qualquer outra decide dominar as primeiras páginas dos motores de busca, ela vai precisar empreender várias táticas e diretrizes ao mesmo tempo.

Isso inclui etapas que vão desde estudos de mercado e criação de agenda editorial, até partes mais práticas como definir o papel de cada membro de uma equipe. 

Basicamente, os pontos principais que o SEO trabalha são os seguintes:

  • Estudo das palavras-chave;

  • Criação de conteúdo único;

  • Títulos e URLs amigáveis;

  • Estruturação H1, H2, H3 e afins;

  • Meta e tag description;

  • Link building e demais links;

  • Certificados de segurança;

  • Trabalho sobre páginas nocivas;

  • Recursos mobile friendly.

Enfim, essas são as principais características que serão abordadas em uma boa auditoria de SEO, de modo que seja possível identificar o que está funcionando, para melhorar ainda mais. E o que está fracassando, para modificar estruturalmente.

Lembrando que a auditoria de SEO tem um papel que também pode ser meramente conceitual, no sentido de identificar problemas, ainda que não seja para corrigi-los imediatamente.

Isso pode parecer omissão, mas na verdade é uma questão estratégica, pois é fundamental distinguir entre diagnóstico e planos de ação. 

Sem isso a confusão seria grande e causaria paralisia, em vez de trazer melhorias reais.

1. Vantagem de ser uma autoridade

Quando o assunto são as vantagens e benefícios de uma auditoria de SEO bem-feita, o primeiro fator que salta aos olhos é o da força da marca.

De fato, hoje em dia um dos maiores diferenciais que uma empresa pode conquistar é o de dominar as primeiras posições nos grandes motores de busca, como Google, Bing e Yahoo.

Isso não ocorre de maneira gratuita, mas pelo fato de que somente os melhores conteúdos conseguem fazer isso. 

Ao mesmo tempo, se o cliente busca por película antivandalismo e encontra seu site, isso indica que ele atendeu muitas exigências para chegar ali.

Portanto, é uma questão de meritocracia, que os próprios usuários e clientes em potencial já têm percebido. 

Daí que ser uma autoridade nos buscadores significa, quase que automaticamente, que se tem uma autoridade no segmento.

2. A importância da palavra-chave

Um passo fundamental para operacionalizar a auditoria de SEO é o estudo das keywords, que são as palavras-chave. Na verdade, essa é a base de qualquer estratégia de otimização.

Afinal, tudo começa por aí, quando o cliente decide pesquisar algo como “piso de concreto polido”, escrevendo esse termo na barra de procura do buscador.

Assim, a auditoria precisa criar um verdadeiro mapa de keywords, criando um sistema de notas e qualificações que aponte quais estão performando bem, e quais precisam melhorar.

Às vezes, inserir uma preposição ou inverter uma palavra já pode mudar totalmente a realidade daquela página, tornando o conjunto muito mais assertivo.

Além disso, não se trata apenas de escolher a keyword certa, mas também de saber inseri-la. 

Isso inclui desde a repetição dela no texto, como nos títulos e no primeiro parágrafo, até o uso na URL, nas imagens, na meta-description e muito mais.

3. Lidando com páginas ruins

Como a auditoria lida também com os aspectos mais técnicos de uma estratégia de otimização para páginas digitais, não se trata apenas de ler o conteúdo como um amador.

Isto é, não basta saber se o texto está bom e cumpre com sua promessa de entregar conteúdo. É preciso ver aspectos estruturais, como um desenvolvedor de sites veria.

O maior exemplo é o das páginas ruins que podem comprometer seu score. Por exemplo, não adianta muito ter uma página incrível sobre letreiro para fachada, se existem outras dezenas de páginas com conteúdos antigos e desatualizados no mesmo site.

O ideal é fazer uma limpeza constante e bastante crítica sobre esse ponto. Assim, aquilo que não gera mais tráfego ou que causa muita taxa de rejeição (bounce rate), deixa de comprometer seu score como um todo.

Portanto, se não for possível atualizar e melhorar esses conteúdos, tenha coragem de excluí-los, para que aqueles que performam melhor se destaquem mesmo.

4. O surgimento de novidades

Por fim, não podemos nos esquecer que a auditoria de SEO remete à tecnologia de modo geral, o que pode incluir até mesmo Inteligência Artificial.

Portanto, para a consultoria ser bem feita é preciso estar em dia com as novidades que não param de surgir. 

Um exemplo clássico é o do mobile friendly, que nada mais é do que tornar as páginas compatíveis com dispositivos móveis como celular e tablet.

Assim, quando o visitante abrir o site por qualquer uma dessas vias, as imagens, textos e funcionalidades se adaptarão automaticamente à tela dele.

Se for algo urgente, como para chamar um chaveiro de automóveis, esse ponto é ainda mais importante, pois pesquisas da Google Inc. demonstram que mais de 73% das buscas atuais são realizadas pelo smartphone.

Outro exemplo muito forte é o do voice search, que também remete aos celulares. 

Trata-se do fato de que a maioria das pessoas prefere falar ou pronunciar a palavra-chave no microfone, em vez de digitar letra por letra, também é preciso auditar esse fator.

Considerações finais

Enfim, foi-se o tempo em que bastava ter um site no ar, ou mesmo fazer a otimização dele e torcer para dar certo. 

Hoje é preciso fazer uma auditoria de SEO para garantir, de tempos em tempos, que tudo esteja em conformidade.

Assim, com os conceitos básicos e os conselhos práticos que trouxemos aqui, vai ficar muito mais fácil entender do que se trata uma auditoria de SEO bem feita, suas características, os benefícios e um passo a passo das boas práticas da área.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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