Principais tipos de estampas geométricas de roupas

Principais tipos de estampas geométricas de roupas

6 10 99
Principais tipos de estampas geométricas de roupas 10 6 99


Must have de todas as estações, as estampas geométricas não saem de moda e vão bem com qualquer estilo; conheças as principais padronagens


Entra estação, sai estação e elas estão lá entre os maiores ícones da moda: as estampas geométricas. Afinal, elas são clássicas e se adaptam bem aos mais variados estilos, até porque existem muitas possibilidades dentro das estampas geométricas.


Hoje, as listras, os poás e o famoso xadrez, por exemplo, são estampas fáceis de encontrar em qualquer loja de roupas. Mas sua história com a moda remete a 1960, quando as estampas geométricas surgiram nas passarelas no desfile de Paco Rabanne e Yves Saint Laurent.


Desde os desfiles de primavera/verão de 2013 nas passarelas internacionais de Paris, Nova York e Milão, as estampas geométricas voltaram com tudo e são opções para criar desde looks clássicos até aqueles mais fashionistas.


Se você gostou do assunto, continue a leitura e conheça os principais tipos de estampas geométricas. 

Listras

As listras estão entre as estampas mais clássicas, difícil encontrar alguém que não goste delas. Até porque é possível encontrá-las em diferentes versões: grossa, fina, horizontal, vertical… As possibilidades de criação são infinitas e os looks podem transitar desde o trabalho até ambientes mais festivos. 


Dica de moda: as estampas com listras horizontais tendem a aumentar as proporções. Portanto, se você quer disfarçar o quadril, uma blusa ou vestido com listras horizontais vai entregar o efeito contrário. Já as listras verticais têm o poder de alongar. Por isso, mulheres mais baixinhas que apostarem em uma calça com estampa de listras verticais vão ganhar a sensação de aumentar a silhueta. 

Poá

A famosa estampa de bolinha é o xodó de muita gente, principalmente quem é adepto do estilo mais romântico e feminino. O poá é a estampa perfeita para quem quer passar um ar mais clássico ao look.


Mas na moda tudo se reinventa e até o mais clássico ganha uma pegada moderna. Com toque fashionista, os poás mais antenados têm padronagens diferentes, como bolas maiores e mais espaçadas, por exemplo. 

Xadrez

O xadrez nasceu na Escócia no século XVII e por isso, muitas vezes, esta estampa está associada a looks antigos. Mas, modelagens mais modernas repaginaram o xadrez e novas versões da estampa surgiram.

Xadrez Vichy

Criado na França, o xadrez Vichy é um xadrez bicolor com base no branco. Ele ganhou esse nome justamente por causa do seu local de origem, uma pequena cidade famosa por fabricar tecidos de algodão para aventais e camisetas com esta padronagem.


Foi nos anos 1940 e 1950 que a estampa ficou famosa nos Estados Unidos e entrou para a moda em vestidos, saias rodadas, blusas de babados, biquínis e camisas. O xadrez Vichy foi muito usado pelas pin-ups, junto com o tradicional poá. 

Xadrez Tartan

Tartan ou tartã é um tipo de tecido de lã com trama fechada, gramatura leve e diferentes padrões usados para diferenciar os clãs da Escócia. A padronagem inclui listras cruzadas que formam desenhos em xadrez de larguras diversas.


Foi graças a Coco Chanel que essa padronagem do xadrez chegou ao guarda-roupa feminino, trazendo roupas elegantes e confortáveis. Na década de 1970, com o surgimento dos punks, o xadrez foi usado como detalhe nas produções com o intuito de ironizar e romper com os ícones culturais.

Xadrez Argyle

O xadrez Argyle é formado por losangos e foi inspirado no padrão de xadrez Tartan do clã dos Campbell, provenientes da região de Argyll, no oeste da Escócia. No exterior, essa estampa também é conhecida como xadrez diamante. É mais comum encontrá-lo em peças como coletes, suéteres e até vestidos.

Como usar estampa geométrica

Quer usar looks com estampas geométricas mas tem medo de errar na combinação? A primeira dica é ir com calma e escolher uma delas para apostar. Outra coisa importante é analisar as proporções da estampa: para pessoas menores, o melhor é escolher estampas menores.  


Se você está começando a combinar estampas geométricas agora, prefira combiná-las com outras peças neutras no look, sem estampa e com cores sóbrias, como branco e preto. Essa combinação não tem erro. Outra ideia é usar peças inteiras com a mesma padronagem, como um vestido inteiro de poá, por exemplo: clássico e elegante. 

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top