Teste A/B: saiba o que é e como funciona

Teste A/B: saiba o que é e como funciona

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O teste A/B é uma estratégia muito importante para se certificar das ações que colocamos em prática no marketing digital.

As empresas estão sempre testando as táticas que utilizam para os mais variados objetivos, se você não fizer o mesmo, vai perder espaço para os concorrentes.

As organizações precisam saber como definir uma campanha de marketing e testar essas ações para evitar o desperdício de tempo e dinheiro.

Constantemente, vemos marcas que se esforçam muito para aumentar a taxa de conversão, mas acabam falhando em todas as tentativas.

Por melhor que pareça uma página ou um e-mail, pequenos detalhes fazem toda a diferença, e precisamos saber identificá-los para alcançar os objetivos e criar campanhas de sucesso.

Se algo não sai como esperado, com certeza, alguma coisa está errada e o teste A/B te ajuda a descobrir qual é o problema.

Utilizar essa metodologia para conhecer os elementos que você inclui em um texto, por exemplo, vai te ajudar a descobrir de que forma pode aumentar suas conversões.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância dos testes A/B, entender um pouco mais sobre o seu conceito, como eles funcionam e como utilizá-los.

Qual é a importância dos testes A/B?

Os testes A/B são importantes para que as empresas possam compreender as preferências do seu público, entendendo um pouco mais sobre as tendências de comportamento em diversas situações, como:

  • Visitas ao site;

  • E-mail marketing;

  • Chamada para ação (CTA);

  • Preenchimento de formulário.

Se uma empresa especializada em qualificação de operação entende quais são as preferências do seu público, consegue aumentar os resultados de todas as estratégias que coloca em prática.

Isso melhora o desempenho das ações e mostra como elas devem funcionar, por meio desse teste, conseguimos comparar os resultados obtidos. 

A partir disso, identificamos o que é ou não positivo para a empresa, melhorando as tomadas de decisão.

Todavia, você só compreende a real importância dos testes A/B, a partir do momento em que compreende o seu conceito.

Conceito e funcionamento dos testes A/B

O teste A/B é uma metodologia que ajuda a comparar diferentes versões de uma mesma estratégia para descobrir qual delas é mais aceita pelo público. 

Sua realização traz respostas para estruturar elementos que tragam os resultados esperados.

Trata-se de um teste que valida diferentes hipóteses e mostra todas as mudanças que precisam ser realizadas, independentemente de acréscimos, melhorias ou alterações.

Esse recurso elimina práticas baseadas em suposições, portanto, todas serão embasadas em números e dados concretos, melhorando a interação com o público.

No caso de uma empresa de limpeza de ar condicionado, por exemplo, diminuímos os riscos de tomar decisões erradas que levam a falhas.

Por essa razão, esse tipo de teste é muito utilizado por setores que lidam com design e desenvolvimento de páginas na internet. Seu propósito é entender de que maneira as pessoas se comportam na web.

O papel das organizações é interpretar os resultados desse teste, visto que ele depende de diferentes fatores, como o perfil do público, o tipo de comunicação que a empresa quer estabelecer, produtos e serviços vendidos, modelo de negócios, entre outros.

Não podemos nos esquecer da individualidade das pessoas, ou seja, cada indivíduo reage de uma maneira a diferentes estímulos. 

Assim sendo, antes de saber como aplicar esse teste, precisamos entender o seu funcionamento.

O funcionamento do teste A/B é muito simples, visto que ele deve ser aplicado quando a companhia precisa melhorar suas métricas, como geração de leads, número de acessos, abertura de e-mail, conversões e cliques em CTA.

É muito comum vermos empresas utilizando essa metodologia nos anúncios que criam no Google, nas redes sociais, em landing pages, e-mail marketing, páginas de site e blog, entre outros.

Entretanto, uma empresa de sistema de ventilação industrial também pode utilizar esse teste em seus canais de comunicação.

Esse recurso vai muito além da teoria, portanto, você precisa saber como colocá-lo em prática, se quiser atingir seus objetivos.

Como trabalhar o teste A/B e ter sucesso?

Para aplicar esse teste em suas estratégias de marketing digital, existem algumas práticas fundamentais.

Utilizar boas ferramentas

Os testes A/B dependem de boas ferramentas e softwares de automação de marketing que permitam esse trabalho, como o Google Analytics.

Quanto aos testes de e-mail, estes podem ser realizados sem a necessidade de utilizar ferramentas especializadas. A plataforma que você utiliza para elaborar seus e-mails já é o suficiente para fazer esse teste.

Determinar o número de amostra de pessoas

Determinar qual será a amostragem de pessoas é o que confere significância estatística para o seu teste.

Por exemplo, uma empresa de vistoria cautelar moto deve saber para quantas pessoas ela deve enviar um e-mail para que o teste seja estatisticamente significante.

Agora, se você quer testar modelos de landing page, deve saber quantas pessoas precisam visitar essa página. Na internet, você encontra calculadoras de significância que podem te ajudar a chegar a esse resultado.

Criar as variações

Definida a amostragem do teste, chegou o momento de criar as variações que você quer testar, colocando em cada uma delas apenas um elemento diferente.

Vamos supor que você queira testar a eficácia da landing page. Nesse caso, crie um modelo de uma cor, por exemplo, amarelo, e outro modelo na cor azul.

Você também pode criar uma página com imagem e outra sem imagem, mas todos os outros elementos devem ser iguais.

Implemente o teste

A implementação do teste vai depender do aparato que você utiliza, visto que algumas dividem as amostras ao meio.

Por exemplo, se um centro veterinário de especialidades vai testar seus e-mails, 50% de seus contatos recebem uma variação, enquanto 50% recebem outra.

Com isso, ao terminar a fase de testes, a empresa consegue identificar qual dos modelos deu mais resultados, podendo fazê-lo novamente no futuro.

Medir os resultados

O ideal é conferir os resultados ao final do teste, pois se você acompanhá-los em tempo real, só vai obter as informações daquele momento.

O que queremos dizer é que para ter um resultado concreto com o teste A/B, é necessário esperar horas ou até dias, o que depende muito da estratégia que você está testando.

Se um fabricante de persiana para cozinha está testando seus e-mails, consegue obter resultados em algumas horas.

Mas, isso depende um pouco da quantidade de pessoas que vão receber o e-mail, já que nem todas vão abri-lo ou clicar em meia hora. Isso significa que o ideal é esperar que uma quantidade suficiente de pessoas seja impactada.

Por essa razão, se você estiver testando o CTA ou a landing page, vai precisar esperar mais tempo para obter resultados reais, e isso é ainda mais importante para as páginas que recebem poucas visitas.

Nesse caso, o ideal é que você espere de 15 a 30 dias, pois é um tempo suficiente para receber visitas e obter um resultado mais consistente.

Entretanto, se mesmo depois desse prazo o teste não trouxer um resultado significante, é um momento de interrompê-lo e começar um novo teste com elementos diferentes.

Utilizar apenas uma métrica

Se uma autoescola especializada em renovação de CNH de outro Estado já esperou o tempo necessário, pelo fato de já ter estabelecido uma métrica de sucesso, ela terá mais facilidade para analisar se o teste foi bem-sucedido.

Supondo que você quis testar a cor de uma chamada para ação, deve utilizar como indicador de sucesso a quantidade de cliques. 

Depois que ele for concluído, veja qual dessas variações está mais próxima da sua métrica.

Você pode utilizar um instrumento que identifica qual das variações teve o melhor resultado, sem precisar fazer esse trabalho manualmente.

Mas, caso você não tenha acesso a esse recurso, é muito importante implementar a variação. Além disso, é importante atualizar suas estratégias para as próximas campanhas.

Entretanto, no caso do e-mail marketing, uma confecção de camiseta polo lisa atacado pode utilizar a mesma fórmula outras vezes.

Conclusão

Uma das principais características do marketing digital é o fato de que suas estratégias podem ser mensuradas e analisadas com facilidade, e muitas vezes, em tempo real.

Com isso, as organizações investem em práticas mais assertivas, economizando tempo e dinheiro e alcançando os seus objetivos com mais facilidade.

Os testes A/B são um bom exemplo disso, pois sua função é mostrar se suas táticas são bem-sucedidas, como no caso do e-mail marketing, títulos e intertítulos de textos, imagens, formulários, chamadas para ação, elementos visuais, dentre outros.

É a melhor metodologia para garantir o bom funcionamento de suas ações de marketing digital, trazendo mais economia e o sucesso de suas campanhas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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