Onde posso atuar tendo um curso de direção defensiva?

Onde posso atuar tendo um curso de direção defensiva?

6 10 99
Onde posso atuar tendo um curso de direção defensiva? 10 6 99



Quem tem o curso de direção defensiva usufruiu do privilégio de poder atuar em diversas áreas como motorista, além de outras vantagens como segurança. Para isso basta cumprir alguns requisitos.

Se você não faz ideia do que é, para que serve o curso de direção defensiva, confira a seguir tudo sobre ele, quando surgiu, quais são os princípios, quais as áreas de atuação e as vantagens.

O que é direção defensiva e quando surgiu?

É um conjunto de medidas como forma de prevenção com o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito e suas respectivas consequências. O curso de direção defensiva foi criado em 2004, onde passou a ser obrigatório para todos os motoristas em formação.

Esse curso foi baseado na questão de que todos os acidentes que acontecem são por causa de falha humana relacionado a imprudência, negligência ou a imperícia, por isso cada detalhe foi pensado para promover habilidades defensiva e preventiva  ao condutor.

Onde fazer o curso? Basta escolher uma autoescola para iniciar o processo do curso e lá eles irão te orientar informando todas as datas, horários e até mesmo realizar os cadastros que forem necessários para a realização dos exames solicitados.

Dessa forma basta seguir os protocolos, entregar toda a documentação que for necessária, realizar o exame médico e psicológico, fazer o exame escrito e de direção. E lembre-se que é fundamental no mínimo saber ler e escrever.

Quais são os princípios da direção defensiva?

Ao criar curso de direção defensiva foi então baseado em cinco princípios que fossem capazes de promover habilidades e conhecimentos necessários para a prevenção de acidentes. Confira agora quais são eles:

1 - Conhecimento

O conhecimento é o princípio básico que todo motorista deveria ter, tanto das leis de trânsito, quanto das condições adversas do tempo e da via, até mesmo o básico de mecânica.

2 - Atenção

Por falta de atenção diariamente acontecem acidentes, leves, graves ou até trágicos. Por isso é fundamental que o motorista mantenha a sua atenção na pista, e que não haja nada que interfira na sua condução.

3 - Previsão

Se o motorista manter a sua atenção no trânsito em alguns casos será possível prever situações de risco e agir imediatamente em prol da segurança e no próprio dia a dia é possível adquirir essa habilidade de previsão.

4 - Habilidade

Essa questão está relacionada ao manuseio correto do veículo, onde é somente com a prática que se pode alcançar habilidades, como ao realizar curvas, estacionar, mudanças das marchas no momento certo e habilidade de sinalização correta e adequada.

5 - Ação

Após obter todo o conhecimento necessário das leis de trânsito e de segurança, o motorista será capaz de agir no momento ideal e terá a capacidade de tomar as decisões adequadas principalmente em situações de imprevistos.

Quais as vantagens de se fazer esse curso?

Existem uma série de  vantagens em fazer o curso de direção defensiva, onde a segurança é o principal deles. Acompanhe agora todos os benefícios ao fazer o curso de direção defensiva.

Segurança

A segurança é tanto para o motorista, quanto para passageiros, motoqueiros, ciclistas e pedestres. Mas para que ambos tenham essa proteção é fundamental que ponham em prática as 5 habilidades que foram descritas logo acima.

Economia financeira

Sem dúvidas quem faz o curso de direção defensiva e põe em prática todos os requisitos passa a ter economia pois o risco de receber uma multa de trânsito é mínimo, resultando então na redução dos gastos, até mesmo relacionado a mecânica.

Economia de combustível

Uma das práticas ensinadas no curso é manter o veículo numa velocidade constante, de forma que se possa evitar mudanças bruscas que são as causadoras dos gastos excessivos de combustível.

Conhecimento básico de mecânica

Através do conhecimento básico sobre algumas das peças mais importantes do carro, tudo que foi dito acima será reforçado. Onde mantendo os ajustes adequados, e as peças em bom estado, a segurança, a economia dos gastos e do combustível serão cada vez maiores.

Quais as áreas de atuação

O curso poderá ser visto como um diferencial no currículo do profissional, onde a própria empresa poderá contratá-lo como motorista, porém existem diversas áreas de atuação, acompanhe agora algumas das mais conhecidas e exercidas.

Uber

A Uber é uma empresa internacional fundada na Flórida, e está no Brasil desde 2014. Com o curso de direção defensiva você poderá ser motorista dessa empresa, onde muitos trabalham para obter uma renda extra e outros tem como a renda principal.

Para isso basta baixar o aplicativo em seu dispositivo móvel, colocar os seus dados, os dados da sua carteira de motorista e pronto, faça a suas viagens com segurança e tenha disciplina para ter o retorno financeiro desejável. 

Taxista

Para ser um taxista basta ter o CONDUTAX, basta se apresentar no Departamento de Transportes Públicos, levar documentação de identificação e carteira de motorista, entre outros comprovantes necessários. 

O veículo usado precisa ter uma licença emitida pelo Município!

Motorista Particular

Nesse caso você poderá ser contratado por uma empresa, ou avulso por uma pessoa que tenha preferência de obter um motorista particular, e com o curso de direção defensiva você obterá a licença para atuar nessa área também.

Caminhoneiro

Para ser caminhoneiro precisa estar habilitado no mínimo na categoria D, você poderá trabalhar nessa área, prestando serviços para uma determinada empresa. É fundamental ter um cadastro no ANTT e fazer cursos especiais, como por exemplo cursos online de direção defensiva e transporte de cargas perigosas.

Conclusão

Quando o assunto é vida e segurança todas as pessoas deveriam ter um conhecimento básico de primeiros socorros, deveriam saber nadar e fazer o curso de direção defensiva e nos casos de pessoas que ainda não tem habilidades deveriam refazer o curso.

Agora que você já sabe dos requisitos do curso, onde fazer, os benefícios, a sua chance é agora, saiba que o investimento valerá a pena. Compartilhe aqui se você já trabalha como motorista e fique à vontade para dar dicas também. 

Espero que tenham gostado do conteúdo um abraço e até breve.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top