O que é infográfico: tipos, benefícios e dicas para criar infográficos de sucesso

O que é infográfico: tipos, benefícios e dicas para criar infográficos de sucesso

6 10 99
O que é infográfico: tipos, benefícios e dicas para criar infográficos de sucesso 10 6 99

A palavra "infográfico" é composta por "informações" e "gráficos". Mas o que é infográfico? É uma representação gráfica e visual de informações, dados ou conhecimentos que podem ser usados ​​para apresentar informações de forma rápida e clara. Um infográfico usa muito pouco texto.


É uma ferramenta poderosa para visualizar dados, explicar conceitos, simplificar apresentações, mapear relacionamentos, mostrar tendências e transmitir percepções importantes. Com esta ferramenta, você pode transmitir dados de forma compacta, intuitiva e compartilhável e distribuí-los pela Internet e nas redes sociais.

Uso de infográficos

Um infográfico usa muito pouco texto. É uma ferramenta poderosa para visualizar dados, explicar conceitos, simplificar apresentações, mapear relacionamentos, mostrar tendências e transmitir percepções importantes. Os infográficos são amplamente usados ​​para os seguintes fins:

Ilustrar dados

você pode usá-lo para tornar os dados da pesquisa mais interessantes do que faria com um gráfico tradicional.

Simplifique tópicos complexos

Com infográficos, você pode decompor de forma rápida e fácil até mesmo conceitos complexos.

Mostrar comparações

Os infográficos são ideais para mostrar semelhanças e diferenças.

Conscientização

Seja sobre negócios, política ou outras áreas, você pode facilmente aumentar o reconhecimento de uma marca ou causa com infográficos.

Tipos de infográficos

Existem muitas maneiras diferentes de exibir infográficos. Escolha um tipo de infográfico que evite ambiguidades e seja ideal para o leitor extrair informações acionáveis ​​e percepções do conteúdo transmitido.

1. Infográficos informativos

Os infográficos informativos costumam ser usados ​​para ilustrar fatos ou detalhes sobre pessoas ou assuntos. Você pode começar com um modelo de infográfico informativo para dar uma visão geral do tópico ou para transmitir um novo conceito visualmente.

Os infográficos informativos costumam usar truques de design para aumentar o foco do público e o envolvimento com o tópico. Você pode adicionar ícones, formas, cores e outros elementos visuais ao seu gráfico, mas o aspecto mais importante são as palavras.

2. Infográfico da linha do tempo

Um infográfico de linha do tempo visualiza um processo em ordem cronológica ao longo de um período de tempo. Este é um dos mais diversos infográficos que costumam ser usados ​​para mostrar o curso de um determinado acontecimento, uma determinada figura ou um movimento.

Para anunciantes e profissionais de marketing, é a maneira mais eficaz de manter o público informado. Você pode visualizar os dados na linha do tempo criando uma folha de dados da empresa para treinamento de funcionários, marcando marcos ou descrevendo um processo passo a passo para concluir uma tarefa específica.

3. Gráficos infográficos

Gráficos infográficos visualizam principalmente os dados por meio de gráficos, por exemplo, gráficos de pizza, gráficos de barras, gráficos de linhas, gráficos de bolhas, gráficos de rosca, gráficos de ícones, etc.

Combinados com as cores, formas e símbolos ideais para explicação e destaque, os gráficos infográficos podem ilustrar os dados em uma forma atraente e fácil de entender. Para autores de infográficos, recomendamos a ferramenta de autoria de infográficos Edraw, que permite que todos os diagramas e gráficos contidos no programa sejam personalizados. Você economiza muito tempo em comparação com o uso do Photoshop ou Adobe Illustrator.

Benefícios do uso de infográficos

Os infográficos são populares como ferramentas poderosas para analisar grandes conjuntos de dados e explicar informações. Agora vamos examinar seis dos principais benefícios do uso de infográficos.

1. Chame atenção

Os infográficos que combinam imagens, cores e movimento, atrai naturalmente o público.

2. Simplifique conceitos ou ideias complicadas

Você pode criar tabelas coloridas ou gráficos para destacar tendências ou detalhes específicos.

3. Compartilhamento prático e fácil

Os infográficos permitem o compartilhamento na internet. Por exemplo, um infográfico postado em um site geralmente inclui um código de incorporação.

4. Melhore o SEO

Um infográfico bem projetado e envolvente pode melhorar a classificação do seu site e gerar mais curtidas e seguidores, além de gerar tráfego adicional.

5. Mostre sua experiência

O uso de elementos gráficos como tabelas, diagramas, gráficos, imagens, etc. pode estabelecer você como um especialista em sua área e fazer com que seu conteúdo pareça mais confiável.

6. Os infográficos são pesquisáveis

As pessoas costumam procurar fotos sobre tópicos que lhes dizem respeito. Os motores de busca priorizam infográficos ao selecionar os resultados.

6 dicas para criar infográficos

Bons infográficos são principalmente interativos e costumam ser usados ​​para melhor ilustrar grandes conjuntos de dados. Para iniciantes, muitas vezes não é fácil no início tornar os infográficos interativos e bem-sucedidos. No entanto, se seguir as dicas abaixo, você economiza muito trabalho e poderá criar infográficos perfeitos.

  • Crie o infográfico especificamente para seu público.

  • Mantenha seu gráfico simples e preciso. Simplifique seu conteúdo e concentre-se em um único tópico.

  • Apresente seu conteúdo usando elementos visuais como ícones, símbolos e imagens.

  • Torne seu infográfico fácil de ler e claro: com comprimento e tamanho gerenciáveis, além da fonte certa.

  • Adicione um pouco de espaço em branco para equilibrar os elementos visuais.

  • Crie um título adequado que descreva o infográfico, chame a atenção do usuário e seja sucinto o suficiente para ser entendido à primeira vista.

  • Verifique seus fatos, números e cite as fontes.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top