Link Building: entenda o conceito e sua importância para o SEO

Link Building: entenda o conceito e sua importância para o SEO

6 10 99
Link Building: entenda o conceito e sua importância para o SEO 10 6 99


O link building é uma importante estratégia de marketing digital, que garante para o site de diversas empresas um bom posicionamento nos resultados de busca.

As organizações investem em estratégias para se destacar nos buscadores, como o Google, e elas são englobadas pelo SEO (Search Engine Optimization). 

Esse conjunto de ações garante um bom posicionamento nas pesquisas de maneira orgânica.

Dentre as práticas do SEO está o link building, que nada mais é do que a criação de links externos e internos para os conteúdos que você publica em seu site ou blog.

Para os pequenos empreendedores, esse recurso pode parecer muito complexo ou acessível apenas para as grandes corporações. Mas, a verdade é que ele pode ser utilizado por qualquer tamanho de negócio, inclusive as lojas virtuais.

Agora, se você deixar essa estratégia de lado, pode acabar perdendo ótimas oportunidades, visto que ela ajuda a alcançar um público maior.

Se você não entende muito bem o assunto ou tem alguma dúvida, neste artigo, vamos falar sobre a importância do link building, seu conceito, vantagens e como utilizá-lo para ter mais sucesso.

Entenda a importância do link building para o marketing.

Podemos considerar o link building como uma das estratégias mais importantes de SEO, uma vez que preenche todos os critérios para que seu site ou blog apareça entre os primeiros resultados do Google.

Toda empresa precisa de um bom posicionamento para aumentar o seu tráfego, o que significa que ela vai atrair visitantes qualificados, que futuramente podem se tornar seus clientes.

Ao construir link building, uma empresa especializada em qualificação de operação melhora seus resultados e conversões.

Todavia, uma das características mais fortes dessa estratégia é que ela precisa ser elaborada de maneira criteriosa, pois caso os links não sejam de qualidade, podem afetar de maneira negativa a otimização da página.

Em vista disso, o objetivo da empresa deve ser conquistar links naturais e que sejam provenientes de sites com boa reputação e que tenham credibilidade.

Essa prática também precisa ser contínua, pois pode impactar consideravelmente na maneira como o seu site é visto pelo Google.

Para você entender como fazer uma boa construção de links, é fundamental compreender um pouco mais sobre o conceito dessa estratégia.

O que é link building?

Chamamos de link building um conjunto de estratégias que ajudam as plataformas a conquistarem links qualificados e relevantes de outros sites. 

Eles ajudam a melhorar a autoridade e reputação das suas páginas para os mecanismos de busca.

Se o site de uma empresa de limpeza de ar condicionado conquista bons links e melhora sua reputação, consequentemente, vai aparecer entre as primeiras posições dos resultados de busca de maneira orgânica.

Estar entre os primeiros resultados é importante porque isso ajuda a aumentar o tráfego, fazendo com que a organização tenha acesso a mais oportunidades de vendas.

Os links são fundamentais para os buscadores porque eles ajudam a encontrar as páginas, de acordo com as pesquisas realizadas pelos usuários e a determinar sua autoridade.

A autoridade de uma página é medida pela quantidade e qualidade dos links que ela recebe, por conta disso, essa estratégia se tornou um fator essencial de qualificação para o Google.

Mas as empresas não devem se focar apenas em ter uma grande quantidade de links, na verdade, a prioridade é conquistar menções de qualidade.

Em outras palavras, quanto maior for a autoridade de um site que aponta para o seu, mais bem recomendada sua página será do ponto de vista do Google.

Outro quesito fundamental é que o site que esteja mencionando o seu tenha relação com o seu negócio. 

Por exemplo, o site de uma academia pode mencionar o conteúdo publicado no blog de um nutricionista.

Você precisa se atentar ao tipo de link que menciona suas páginas, pois se ele não tiver relação com o seu negócio, o efeito pode ser contrário.

Nesse sentido, uma empresa de sistema de ventilação industrial precisa buscar domínios de referência, que sejam bem classificados e que tenham uma boa reputação.

Toda vez que alguém mencionar suas páginas, a autoridade do site é automaticamente transferida para o seu. Se você quiser ter credibilidade na internet, precisa ser mencionado por quem também é bem-visto.

Compreendendo um pouco mais o conceito dessa estratégia, começamos a entender um pouco mais quais são as vantagens trazidas por ela, e vamos falar um pouco mais sobre isso.

Vantagens do link building

Toda e qualquer prática de SEO traz muitos benefícios para as empresas, mas no caso do link building, as vantagens que mais se destacam são:

  • Melhora do tráfego;

  • Aumento das conversões;

  • Mais notoriedade;

  • Constrói autoridade.

Se uma empresa de vistoria cautelar moto conquista links de qualidade apontando para o seu site, consequentemente, o tráfego também melhora.

Aumentar a quantidade de visitantes não é uma tarefa fácil, mas quando outras páginas mencionam o seu endereço na web, os usuários chegam até você de maneira mais fácil e natural.

Quanto mais tráfego um site tem, mais oportunidades de converter visitantes em leads e estes em clientes ele terá.

Todavia, veja, não estamos dizendo que conquistar links vai aumentar as suas vendas, mas podemos afirmar que eles aumentam as oportunidades de fazer conversões.

O link building também pode ser uma estratégia para divulgar informações relevantes e que sejam do interesse do seu público-alvo.

Uma empresa de conserto de fechaduras, por exemplo, pode aproveitar para falar um pouco mais sobre os impactos positivos que ela pode proporcionar, por meio de seus produtos e serviços.

Também é uma forma de falar sobre outros assuntos relacionados ao seu mercado e ao seu público, como promoções, dicas, curiosidades, entre outros.

Por fim, mas não menos importante, o link building é uma excelente estratégia para aumentar a confiabilidade do seu site ou blog.

Se uma página confiável aponta para a sua, o Google enxerga essa menção como algo positivo, e quanto mais citado você for por sites de confiança, mais relevante o seu portal se torna perante os buscadores.

Só que para ter acesso a todas essas vantagens, você precisa saber como colocar em prática essa estratégia.

Como trabalhar o link building e ter sucesso?

Para estruturar a sua estratégia de link building, é necessário investir em boas práticas, dentre as melhores estão:

Fazer boas parcerias

Uma loja de moda íntima precisa buscar parceiros para sua estratégia de link building. 

Para isso, é fundamental que você cultive um bom relacionamento com outros sites, relacionados ao seu negócio.

Isso facilita a busca por parcerias que vão beneficiar os dois lados. Não se esqueça de que um bom parceiro é aquele que também é visto como fonte confiável de informações pelo Google.

Você precisa selecionar sites que produzem bons conteúdos, com páginas intuitivas e com marcas bem-conceituadas. Para saber quem pode ser seu parceiro nessa estratégia, faça uma pesquisa utilizando boas palavras-chave.

Aqueles resultados que aparecerem entre as primeiras posições podem ser considerados como potenciais parcerias.

Investir em guest post

Vamos supor que um escritório de arquitetura identificou que pode fazer uma boa parceria com um fabricante de persiana vertical para sala.

Para se aproximar dessa empresa, o escritório pode propor um trabalho em conjunto conhecido como guest post. Ele vai propor para o fabricante a criação de conteúdos ricos para os seus canais.

Se a empresa aceitar, ele também pode pedir permissão para inserir um link que direcione o visitante para a sua página.

Se o parceiro aceitar, a autoridade de seu site vai ser transmitida para o site do escritório de arquitetura.

Entretanto, ao propor essa parceria, não se esqueça de conferir a credibilidade e a relevância das páginas dos possíveis candidatos.

Procurar por menções sem links

Você pode procurar por menções da sua marca em outros sites. Caso encontre, entre em contato com o administrador e peça para incluir um link que direcione os visitantes para as suas páginas.

Supondo que uma empresa de impermeabilização de estofados encontrou outra página falando sobre os seus serviços, ela só precisa se aproximar de maneira amigável e solicitar a inserção de um link.

O próprio Google oferece um recurso que ajuda as empresas a encontrarem essas menções. A ferramenta vai emitir uma notificação toda vez que sua marca for mencionada em alguma plataforma.

Conclusão

Em resumo, como consumidor, prefere comprar com marcas e empresas recomendadas por outras pessoas. Se compararmos o link building com a propaganda boca a boca, podemos dizer que ele tem praticamente o mesmo efeito.

Assim como uma pessoa prefere comprar seguindo uma recomendação de outro consumidor, o usuário vai visitar a sua página, seguindo a recomendação de outro site que ele confia.

Este é o papel da estratégia de link building, e para conquistar mais tráfego e relevância na internet, é fundamental investir nessa prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top