Como funciona o refinanciamento imobiliário?

Como funciona o refinanciamento imobiliário?

6 10 99
Como funciona o refinanciamento imobiliário? 10 6 99



Entenda como esse tipo de empréstimo pode ser uma alternativa para aliviar o orçamento


O Brasil é um país que convive com um alto nível de inadimplência. Muitas pessoas veem as dívidas aumentando dia após dia e precisam encontrar saídas para colocar as contas em ordem. O refinanciamento imobiliário é uma boa alternativa para pagar uma dívida impagável e contrair outra que se encaixe melhor no seu orçamento. 


Com isso, se você possui um imóvel que esteja quitado ou faltando poucas parcelas para a quitação, você pode usá-lo para se livrar de dívidas com juros mais altos, como as do cartão de crédito e as de empréstimo pessoal, por exemplo. 


Neste artigo, vamos explicar o que é o refinanciamento imobiliário, abordando em quais situações ele se torna uma boa alternativa, e também apontar quais são as principais vantagens do refinanciamento imobiliário no mercado de crédito. 

O que é o refinanciamento imobiliário? 

O refinanciamento imobiliário é um tipo de empréstimo com garantia. Então, o usuário tenta obter crédito em um banco e oferece um imóvel quitado em seu nome como garantia à instituição financeira. 


Dessa forma, o banco faz uma vistoria para aprovar o imóvel. Caso haja a aprovação, o banco define um percentual do valor do imóvel que pode ser concedido como crédito, o que pode variar entre 50% e 90%. 

Na prática: como funciona o refinanciamento de imóveis? 

Para fazer o refinanciamento, você precisa ter um imóvel quitado em seu nome. Alguns bancos também aceitam imóveis que estejam 70% ou 80% quitados. A partir disso, você pode procurar o seu banco e verificar a possibilidade desse tipo de empréstimo. 


Depois de oferecer o imóvel, o banco fará uma avaliação, e, se aprovado, a instituição financeira define um percentual do valor do imóvel que pode ser concedido ao cliente. Por oferecer garantias, o refinanciamento imobiliário é um tipo de empréstimo que se caracteriza por juros menores e por um bom prazo para pagamento. 


Com tudo certo, o refinanciamento é concluído e o imóvel dado como garantia fica alienado ao banco. Dessa maneira, caso o cliente não faça o pagamento das parcelas, o imóvel pode ser tomado pelo banco e posto a leilão. 

Quais são as principais vantagens do refinanciamento imobiliário? 

O refinanciamento de imóveis é uma boa opção no meio de empréstimos. Por ser um tipo de empréstimo que oferece garantias ao banco, o refinanciamento oferece algumas vantagens aos clientes, confira quais são as principais:

Taxas de juros menores 

Por conta da oferta de uma garantia, o refinanciamento imobiliário oferece taxa de juros menores. Na comparação com outros modelos de empréstimos, o refinanciamento de imóveis é junto com o empréstimo consignado, uma modalidade com juros mais baixos. 

Maior prazo de pagamento 

Também por conta da garantia, o prazo de pagamento no refinanciamento costuma ser bem maior. Enquanto em outras modalidades de empréstimo o prazo de pagamento gira em torno de 24 a 60 meses, no refinanciamento é possível obter até 240 meses (20 anos) para pagamento.

Uso livre de capital 

Não há restrição para o uso do capital. O cliente que obtém o crédito pode usá-lo para os mais diversos fins. É possível usar o valor para pagar dívidas, abrir ou investir em um negócio, realizar uma viagem, entre outros objetivos. 

Quando o refinanciamento imobiliário é uma boa opção? 

Vale lembrar que o refinanciamento imobiliário é um tipo de empréstimo e, por isso, não deve ser feito a esmo. Separamos algumas situações em que o refinanciamento imobiliário é uma boa opção, confira abaixo:

Pagar dívidas mais caras

Quem possui dívidas de cartão de crédito, cheque especial ou empréstimo pessoal tem no refinanciamento uma opção de diminuir o montante de dívidas, uma vez que esses empréstimos possuem juros muito altos e fogem do controle muito fácil. 


Assim, buscar o refinanciamento para quitar essas dívidas e contrair uma dívida com juros menores e com prazo de pagamento mais estendido pode ser vantajoso. 

Abrir um negócio 

Para quem precisa de capital para abrir o seu próprio negócio, o refinanciamento imobiliário também é uma boa opção. Na comparação com outras alternativas de crédito, o refinanciamento traz a possibilidade de obter um bom montante de crédito com juros mais baixos e maior prazo. 


Como vimos, o refinanciamento imobiliário é uma excelente opção para pessoas que precisam se equilibrar financeiramente. Quem possui um imóvel em seu nome tem uma boa possibilidade de conseguir crédito fácil e barato no mercado. 

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top