Como a inteligência artificial pode ajudar na comunicação do seu negócio

Como a inteligência artificial pode ajudar na comunicação do seu negócio

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A comunicação é uma área muito importante de desenvolvimento de negócios. Nesse sentido, o uso de múltiplas tecnologias tem sido visto como o futuro para muitas empresas. Nesse contexto, a inteligência artificial (IA) surge como um importante recurso para ajudar sua empresa a se comunicar.

As soluções de Inteligência Artificial já são úteis para empresas de diversos setores. Não é atoa que essa foi uma das maiores tendências para o ano de 2021 e, até hoje, ela está sendo cada vez mais usada e abordada em até matérias de um curso de empreendedorismo ead.

Isso porque, você pode aplicar a IA tanto em tarefas operacionais quanto em áreas estratégicas. De fato, contribui de várias maneiras para tornar a IA tão indispensável na vida cotidiana.

É possível utilizar a Inteligência Artificial tanto em setores operacionais como fábricas e industrias, como também utilizá-la no setor de gestão de recursos humanos, como no uso de recrutamento e seleção realizada por videochamadas e até mesmo, pré-seleções com aplicativos.

Mas, como todas as mudanças, a tecnologia de IA causou debate. Muitos acreditam que a IA substituirá os humanos no trabalho. Nesse sentido, já podemos adiantar e dizer ser um mito.

A ideia de aplicar inteligência artificial na comunicação corporativa não é para chamar a atenção dos colaboradores.

Muito pelo contrário. O objetivo de uma empresa de sucesso é explorar plenamente o potencial criativo de ambas as partes. Ou seja, toda a criatividade da sua equipe e a contribuição da inteligência artificial para a comunicação. 

Logo, ao utilizar a IA em sua corporação, você pode utilizar tanto para empresas do setor de informática, quanto outras distintas como as áreas de gestão de saúde e administração hospitalar.

Portanto, podemos concluir que este é um tema que pode gerar uma boa discussão. Também será muito eficaz para sua empresa. Continue lendo e descubra tudo sobre a Inteligência Artificial e como ela pode ser implementada em seu negócio!

O que é inteligência artificial?

Primeiro, você precisa entender o conceito de inteligência artificial. Simplificando, a inteligência artificial é uma tecnologia que desenvolve máquinas para “pensar” como humanos.

Então nossa ideia é que eles aprendam como nós. Para tanto, são constantemente nutridos por informações e dados. Logo, modelos de dados e recursos de processamento que permitem alto desempenho também são necessários.

Por mais complicado que pareça, todas são soluções bem estabelecidas no mundo da computação. Portanto, é um sistema capaz de coletar informações, analisar e tomar decisões de seu banco de dados.

Por exemplo, é possível utilizar o uso combinado de inteligência artificial e big data durante a gestão de pessoas em startups e assim, desenvolver soluções práticas para os consumidores.

Assim, podemos dizer que, neste exemplo, o Big data organiza os grandes bancos de dados necessários para "alimentar" a inteligência artificial.

Outro termo comum usado para falar sobre inteligência artificial é o aprendizado de máquina. Este é um subcampo da inteligência artificial que promove a capacidade das máquinas de aprender.

Como funciona? É bem simples! A partir de algoritmos e reconhecimento de padrões, o seu sistema pode fazer previsões.

Durante a formação em uma faculdade de vendas online é possível ouvir sobre ferramentas de CRM e sistemas capazes de desvendar o comportamento do cliente. E, nessa altura, podemos observar a Inteligência Artificial.

Ao invés de ter profissionais filtrando contatos e analisando um a um o comportamento e o histórico de compras, os sistemas de IA conseguem gerar insights em poucos minutos.

Tudo isso tem implicações para as comunicações corporativas. Você foi definitivamente exposto ao aplicativo de IA de uma empresa; talvez você nem tenha notado.

Mas ela está lá, abordando suas preocupações no aplicativo bancário, no reconhecimento de voz de um agente virtual de atendimento ao cliente e respondendo às suas perguntas com um simples “Olá, Google".

É isso que vamos discutir agora. Saiba como aplicar a IA para atualizar as comunicações da sua empresa.

A aplicação da inteligência artificial na comunicação

A inteligência artificial pode adicionar muitas possibilidades aprimoradas às comunicações de sua empresa. Assim, por exemplo, você pode usá-lo para avaliar perfis de compra quando o foco é marketing de acordo com o que citamos logo acima sobre a análise do comportamento do consumidor.

Além de monitorar o comportamento do cliente, a inteligência artificial aplicada à comunicação permite analisar com o que seu público interage nas redes sociais, sites, blogs e notícias.

Assim, você pode ter mais confiança na hora de criar conteúdo. E também melhorar seu atendimento e coleta de dados.

É válido dizer que, ao ter profissionais formados em uma melhor faculdade de gestão financeira, é possível implementar a IA de forma econômica e até, aprender a como economizar ao otimizar processos.

Atualmente, existem algumas soluções com aplicativos de Inteligência Artificial para ajudar sua empresa a se comunicar como:

  • Chatbot;

  • Automação VoIP;

  • SEO;

  • Sistemas de recomendação.

Veja cada tópico de maneira mais aprofundada para entender melhor:

  1. Chatbot

Esta é uma aplicação quase consistente de IA em todos os canais digitais corporativos. Isso porque o atendimento automatizado ao cliente acelera os tempos de resposta, coleta dados e orienta os clientes.

Como resultado, sua empresa se torna mais eficaz e sua equipe recebe informações qualificadas quando o chatbot é acionado após o cadastro.

Os chatbots funcionam como softwares chamados bots e são incorporados em sites, aplicativos, chats, blogs e redes sociais para simular respostas em tempo real.

O serviço é baseado na programação do seu sistema. Assim, ele é capaz de tirar dúvidas e orientar seus clientes na resolução de problemas.

Esta pode ser uma ferramenta para ajudá-lo a reduzir seus custos de serviço. E consequentemente, padronizar os serviços da sua empresa.

Como resultado, você pode coletar mais leads e gerar mais lucro para a sua empresa, conseguindo, portanto, colocar em prática outras estratégicas ensinadas ao se especializar em uma faculdade de vendas.

  1. Automação VoIP

Para melhorar a telefonia empresarial, o VoIP é uma solução para automatizar suas comunicações. E são muitos os benefícios.

Voz sobre IP é a tecnologia que permite fazer chamadas pela Internet. Com ele, você melhora a coleta de dados nos serviços de telefonia.

Nesse sentido, você tem mais possibilidades usando VoIP conectado com IVR (Voice Response Unit).

Ou seja, é possível implementar essa ferramenta no dia a dia de profissionais formados em gestão de pessoas ead e auxiliá-los a se comunicarem melhor com os colaboradores internos e também, clientes externos.

Este é um recurso que permite o reconhecimento de fala por meio de IA. Portanto, você coleta dados do cliente durante a ligação com a empresa.

Por meio da integração, essas informações podem ser direcionadas ao CRM.

Assim, ao enviar dados para o seu sistema de gestão de relacionamento, você pode identificar potenciais clientes para seus serviços. Você se sentirá mais confiante ao fechar negócios.

  1. Utilize o SEO

Outra maneira de atualizar as comunicações corporativas é otimizar as campanhas de marketing.

Por exemplo, hoje, com as ferramentas de SEO, você pode criar o conteúdo da sua empresa para concorrer ao primeiro cargo no Google.

Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, a visibilidade não é sinônimo de mais clientes. Outras ferramentas e sistemas com aplicativos de automação e inteligência artificial vão te ajudar a se comunicar com precisão.

Usar inteligência artificial em suas palavras-chave de busca é a diferença entre sua inovação em conteúdo e publicidade.

Além disso, a análise de dados e o comportamento do usuário podem (e devem) ser usados ​​para email marketing e atendimento ao cliente.

Dessa forma, você pode encontrar a pessoa certa para o produto ou serviço específico que oferece.

  1. Sistema de recomendação

Por fim, vamos falar sobre a contribuição do algoritmo. Eles são essenciais para a confiança dos sistemas de recomendação. Você já pensou nisso quando viu um vídeo no YouTube e ao término, recebeu outros como sugestão com base no seu perfil?

Isso quer dizer que, esta plataforma analisou o seu comportamento e costume de pesquisas por meio de um sistema de Inteligência Artificial que rastreia seu perfil de consumo e comportamento nessa rede.

Como resultado, muitas empresas podem aumentar a visibilidade de seus produtos. Portanto, podemos concluir que, quando usada corretamente, a IA pode funcionar a seu favor, e os benefícios são muitos.

Além de ter maior aproveitamento das habilidades dos colaboradores, você pode também ter uma maior economia de tempo e recursos. Assim, além de ter profissionais formados em uma faculdade gestao financeira a distancia (ou presencial), ter ferramentas que utilizam a IA auxiliam também no processo de ganhos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.


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