Budget do marketing: o que é?

Budget do marketing: o que é?

6 10 99
Budget do marketing: o que é? 10 6 99


Budget do marketing é fundamental para as estratégias que serão colocadas em ação. Ele determina um orçamento realista e que traga resultados para o negócio, mas é fundamental saber como colocá-lo em prática.

Os empreendedores e gestores já entenderam a importância de investir na divulgação da marca, seus produtos e serviços, mas para que os investimentos tragam bons retornos, é necessário definir um orçamento.

Essa definição é necessária para qualquer modelo de negócio, independentemente de sua área de atuação ou seu porte. 

Entretanto, o que pesa é conhecer boas estratégias para definir esse orçamento e as atividades de marketing que serão praticadas.

Essa área envolve muitas opções, como as estratégias de marketing digital e marketing tradicional, também diz respeito a diferentes canais e todas essas possibilidades têm seu custo.

Se as coisas não forem bem definidas, todo o investimento pode ser perdido, uma vez que não trará os retornos esperados. Para evitar essa situação, o budget de marketing entra em ação.

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre o seu conceito, maneiras de defini-lo e de que modo ele pode ser usado.

O que é budget de marketing?

Budget é uma ferramenta usada para definir com antecedência o orçamento total e o investimento necessário em diferentes setores da empresa, como:

  • Recursos Humanos;

  • TI;

  • Vendas;

  • Desenvolvimento de produtos;

  • Marketing.

Ele costuma ser usado para definir a verba de curto, médio e longo prazo, e costuma ser traçado todos os anos. É uma forma de estipular os custos previstos para o período e ajuda a organização a lidar com situações inesperadas.

Justamente por isso, ao definir seu budget, um fabricante de papel para bandeja deve deixar uma margem para adaptações no orçamento.

Quando a companhia está definindo metas de seus setores, o marketing entra como uma das partes mais importantes, visto que é responsável por fortalecer a marca, gerar leads e conectar os clientes com o negócio.

Nesse contexto, é fundamental separar um valor a ser investido, pois trata-se de uma etapa de definição que define o valor a ser destinado para a divulgação da organização.

É necessário separar uma verba para anúncios, ferramentas, eventos, patrocínios, contratação de profissionais, gestão de redes sociais, impressão de material gráfico e outros investimentos.

Para evitar conflitos com outras despesas, o orçamento de marketing se caracteriza como uma verba específica para as suas estratégias. Assim sendo, é fundamental saber como definir o budget.

Como definir o budget de marketing?

Para definir seu budget de marketing, uma empresa de limpeza piso precisa seguir algumas práticas. São elas:

Conhecer o orçamento total

O primeiro passo é conhecer o orçamento total, obtido pela empresa ao longo do ano. Verifique os gastos do ano anterior, o faturamento e as estimativas de lucro para os próximos 12 meses.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil definir quais áreas receberão novos investimentos, incluindo o departamento de marketing.

Definir os objetivos das estratégias

O negócio precisa saber onde quer chegar, pois o objetivo das estratégias de marketing pode ser variado, como fortalecer a imagem no mercado, aumentar as vendas, atrair clientes, entre outros.

Uma boa estratégia de comunicação é indispensável para definir o orçamento de marketing, tendo em vista que o sucesso do objetivo depende de investimentos em canais e meios de comunicação específicos.

Escolher os canais

Sabendo quais são os seus objetivos, a marca tem uma ideia de quais canais devem usar para alcançá-los.

Ela pode recorrer às redes sociais, anúncios pagos nos buscadores, parcerias com influenciadores, estratégias offline, dentre outras possibilidades.

Adotar ferramentas de automação

Colocar toda a responsabilidade das estratégias nos colaboradores reduz as chances de sucesso. Um fabricante de guarda corpo aço galvanizado consegue ter mais eficácia com as ferramentas de automação.

Inclusive, é possível integrar ferramentas de CRM e Marketing Digital, preparando a marca para os leads e promovendo um relacionamento promissor com os clientes, por meio de práticas automáticas e escaláveis.

Monitorar o desempenho das estratégias

Outro ponto importante é acompanhar o progresso da divulgação da empresa, pois isso ajuda a entender se o orçamento foi bem planejado e, principalmente, bem aproveitado.

Nesta etapa, fica ainda mais evidente a importância do uso de ferramentas de automação, pois elas facilitam o monitoramento e avaliam com mais facilidade o desempenho da empresa.

Lembre-se de que essa prática não tem caráter imutável, pois mesmo que a definição do budget auxilie na destinação de fundos, algumas surpresas e imprevistos podem surgir.

É justamente por isso que, ao longo do tempo, pode haver a necessidade de ajustar o orçamento mais de uma vez.

Como usar o budget de marketing?

Depois de definir seu orçamento, é fundamental que um fabricante de acessórios para empilhadeira saiba utilizá-lo da melhor maneira possível.

Tanto é que um dos maiores equívocos de quem trabalha com marketing é não examinar adequadamente todos os gastos.

Isso acaba atrapalhando na hora de calcular o retorno sobre os investimentos, uma vez que as despesas não estão no papel ou especificadas em uma planilha. Para evitar qualquer tipo de prejuízo, existem algumas maneiras de usar o budget. São elas:

Prestadores de serviços

Muitas empresas escolhem terceirizar a produção de conteúdos ou o trabalho com mídias pagas, com isso, os custos ficam mais claros e podem ser facilmente acrescentados no orçamento.

Mas os prestadores de serviços também são aqueles que trabalham com TI, desenvolvedores de sites e plataformas e-commerce, dentre outras fusões que não serão realizadas pelos funcionários da corporação.

Aquisição de softwares

Atualmente, um fabricante de malha POP galvanizada pode contar, como o uso de diferentes ferramentas de marketing, como no caso do CMS para gerenciar sites e blogs ou das ferramentas de automação de e-mail.

Todas elas precisam estar presentes no orçamento de marketing, pois com isso a companhia tem uma previsão muito melhor dos investimentos necessários.

É sempre válido reforçar a possibilidade de usar ferramentas integradas e que possuem mais recursos, pois elas conseguem condensar as funcionalidades, tornando os gastos mais enxutos.

Estratégias offline

As estratégias de marketing digital são muito importantes porque os consumidores estão cada vez mais conectados, mas elas não excluem a importância do marketing offline.

Ele se utiliza de canais como rádio, jornal, televisão e revista, além de muitas outras opções, que conferem credibilidade para a marca, porém, exigem um pouco mais de investimento.

Estratégias online

O que não pode ficar de fora do planejamento de marketing de uma empresa de petrifilm aqua são as estratégias de marketing online.

Como falado anteriormente, o consumidor moderno está cada vez mais conectado e mantém contato com empresas por meio de diferentes canais digitais, como as redes sociais, sites, blogs e e-mail.

Em vista disso, é vital separar uma parte do orçamento para essas práticas, mesmo porque elas já se tornaram o carro chefe da divulgação de qualquer tipo de empresa.

Independentemente de qual seja sua área de atuação ou o tamanho do seu negócio, ele precisa estar presente na internet e se comunicar com as pessoas nos canais digitais, caso contrário, o retorno será praticamente nulo.

Eventos

Os eventos são uma excelente opção para se aproximar pessoalmente do público, fidelizar as pessoas e compreender um pouco mais sobre seus gostos e comportamentos.

Mas, para participar ou organizar um evento, uma clínica ginecologista precisa separar uma parte de seu orçamento e fazer parcerias para reduzir um pouco os custos.

Considere valores para participação em feiras, construção de estandes, aluguel de espaços, contratação de promotores de evento, distribuição de brindes, estratégias de divulgação do evento e palestrantes.

Se a empresa preferir, pode organizar um webinar, um evento online e com custos reduzidos, mas que conquistou o público nos últimos anos.

Impressão de materiais gráficos

Por fim, uma parte do orçamento deve ser destinada à impressão de materiais gráficos, como cartões de visita, folders, cartazes, folhetos, entre outros recursos que fazem toda a diferença.

Muitas empresas, como uma clínica de fisioterapia para idoso acamado, também gostam de criar uma revista corporativa, o que envolve custos com gráficas. Para reduzi-los, também é uma boa ideia firmar parcerias.

Considerações finais

Sendo assim, investir em marketing é uma necessidade para qualquer empresa que queira se tornar conhecida pelo seu público, e levar até eles seus produtos e serviços.

Mas, não basta simplesmente pagar algumas estratégias e esperar seus resultados, uma vez que é fundamental determinar o orçamento necessário, e a partir disso planejar as ações que serão executadas.

O budget de marketing serve justamente para essa finalidade, e vai ajudar o seu negócio a organizar as finanças para que as estratégias de marketing sejam um verdadeiro sucesso e tragam excelentes retornos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top