Pensamento positivo é benefício? Será que funciona?

Pensamento positivo é benefício? Será que funciona?

6 10 99
Pensamento positivo é benefício? Será que funciona? 10 6 99


Atualmente tem sido muito comum que as pessoas adotem um pensamento mais otimista quando querem conquistar alguma coisa, seja a realização de um sonho, ou algo mais simples. O que é chamado de pensamento positivo.

Esta é uma ideia que vem sendo usada por muitas pessoas ao longo do tempo e talvez até você mesmo esteja a utilizando e não sabe disto, mas será que pensar assim mudar algo?

Muita gente se questiona se o pensamento positivo poderia ser realmente algo benéfico para a nossa saúde mental, criando até mesmo termos como positividade tóxica e coisas do tipo. Se nunca ouviu falar, hoje saberá o que é. 

Mas, até que ponto será que isto é saudável para a nossa cabeça? Será que existe algum problema em ter um pensamento otimista ao longo prazo? O que será que a ciência pensa sobre isso?

É sobre tudo isso que falaremos hoje neste texto sobre o pensamento positivo. Então se você quer saber mais sobre esta ideia e sobre esse pensamento, basta acompanhar este artigo com atenção para ter outra visão sobre o assunto.

Pensar positivo atrai positividade?

Muita gente acha que simplesmente por pensar positivamente irão atrair coisas boas para a sua vida, no entanto, sabemos que não é bem assim que funciona e convenhamos, simplesmente pensar não quer dizer que algo vai acontecer.

Existem também muitas pessoas que preferem ter um pensamento negativo no lugar de um pensamento positivo, são pessoas mais pessimistas ou até mesmo pé no chão, tudo depende do ponto de vista.

Pensar positivo pode atrair sim a positividade e pode te fazer alcançar os teus objetivos rapidamente. Mas não é por conta disso que você deve parar de correr atrás dos seus objetivos e ficar apenas pensando positivamente.

A realidade é que muita gente com esse tipo de pensamento acaba ficando sem coragem para correr atrás de muita coisa em suas vidas, o que não ajuda a longo prazo.

Leia também: Preço do Bio X5.

Tem benefícios?

Mas afinal será que a gente tem uma prática que traz benefícios para nossas vidas? Será que você é uma pessoa que deveria adotar o pensamento positivo? Agora falarei mais sobre os benefícios deste tipo de prática, sendo eles:

  • Passar a enxergar a vida diferente:

Este é um grande benefício desta prática muita gente afirma que depois que começaram a pensar com mais otimismo, passaram a ver que a vida é melhor quando se segue esta linha;

  • Reduzir o estresse:

Este é um benefício que não se aplica em todos os casos, porém, reduzir o estresse também é algo totalmente possível com esse tipo de pensamento. Diversos amigos e conhecidos afirmam que pensar assim ajuda nisto;

  • Ajuda na saúde mental:

Também existe uma parcela de pessoas que dizem que o pensamento positivo ajuda na saúde mental, uma vez que passam a enxergar a vida de uma nova maneira e que não se estressam tanto quanto antes.

Problemas de ser muito otimista

Bom, assim como temos alguns benefícios também temos alguns malefícios nesse tipo de pensamento e até temos o termo de positividade tóxica. Até que ponto será que esse pensamento ajuda? Quando ele está atrapalhando?

Se você é uma pessoa que tem o pensamento positivo e quando os seus amigos te contam algum problema que está acontecendo na vida deles você simplesmente fala: “Ah, cara pensa positivo, vai dar tudo certo.” Isto pode ser positividade tóxica.

Quando esse tipo de coisa começa a acontecer, é indício de que pensar de uma maneira mais otimista pode estar se tornando um problema em sua vida por isso é importante abrir os olhos e passar a correr atrás das coisas, resolver os problemas.

Acredite, diversas pessoas quando se deparam com algum problema em sua vida, apenas acham que pensar positivo vai resolver tudo, quando na verdade esse tipo de atitude só vai deixar a pessoa presa ao seu problema ainda mais.

É preciso ter bastante atenção nisso e se você é uma pessoa que começou a pensar assim ultimamente, saiba que isto não é saudável e que você precisa mudar este hábito rapidamente para o seu próprio bem, afinal os problemas não se resolvem do nada.

O que a ciência diz?

Alguns cientistas afirmam que até certo ponto, o pensamento positivo pode ser benéfico. Afirmando que ele se trata de uma mistura complexa de emoções, trazendo mudanças de acordo com o sentimento que provoca.

Este pode gerar algumas construções químicas em nosso cérebro, liberando alguns hormônios, manipulando neurotransmissores que produzem efeitos fisiológicos, ligados ao sistema endócrino. Por isso, são poderosos na ótica de qualidade de vida.

Isto é o que diz a neurocientista Carla Tieppo, professora na FCMSC-SP, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Ela explica que o pensamento positivo traz mudanças de acordo com o sentimento que provoca.

Ela também afirma que, usando de maneira correta, é possível que encontremos uma dinâmica mental que, ao invés de nos empurrar para o pessimismo, ansiedade e medo, nos leva para as oportunidades.

Porém também é importante levar em consideração que as ideias não devem ficar somente nos seus pensamentos, devemos levar elas para o lado físico da coisa e transformá-las em ações, aplicando tudo aquilo que pensamos.

Como ter o pensamento positivo? 

Se você é uma pessoa muito pessimista e quer mudar isto, aqui daremos algumas dicas de como você pode desenvolver um pensamento mais otimista e enxergar a vida de uma nova maneira, tendo uma boa mudança.

Este é um hábito que pode ser desenvolvido por meio de várias atividades como por exemplo, a meditação, ioga, alguns hobbies, exercícios físicos e até mesmo através de ações de voluntariado.

Uma boa dica também é se auto elogiar, mas é preciso tomar cuidado para não se tornar uma pessoa egoísta. Quando se deparar com algum tipo de problema pense que vai vencer o problema custe o que custar.

Este é um dos primeiros passos para desenvolver o pensamento positivo, apesar de parecer complicado para algumas pessoas, a prática leva a perfeição. Comemore seus menores resultados, isto faz diferença!

Por que o pessimismo faz mal? 

O oposto do pensamento otimista é justamente o pessimismo, mas você já parou para se perguntar por que esse pensamento negativo faz mal?  muita gente sequer pensa nas consequências deste tipo de pensamento.

Assim como o excesso de positividade, quando uma pessoa chega a um certo nível de pessimismo, ela pode se acomodar no que está vivendo e não correr atrás dos resultados simplesmente por acreditar que nada vai dar certo.

META D: Será que o PENSAMENTO POSITIVO faz DIFERENÇA?! – DESCUBRA AGORA 

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top