Como lidar com cães muito territorialistas?

Como lidar com cães muito territorialistas?

6 10 99
Como lidar com cães muito territorialistas? 10 6 99



Entenda os possíveis comportamentos de um cão territorialista e conheça as formas de lidar com isso


Quem tem um cachorro territorialista sabe que o animalzinho defende o ambiente em que vive. Isso inclui defender a própria cama para pet, o próprio dono ou até mesmo cada espaço da casa. 


Dessa forma, ao perceber qualquer “ameaça”, esse tipo de cão pode apresentar comportamentos mais agressivos, latidos e uivados excessivos. Como resultado, é possível que o ambiente fique um tanto conturbado quando visitas aparecem ou na presença de outros cachorros.


Sendo assim, aprender a lidar com cães que possuem esse perfil é importante para ajudar no comportamento, além de evitar algum acontecimento desagradável em caso de agressividade extrema.


Por isso, juntamos informações úteis para quem quer entender como lidar com cães territorialistas!

Identificando o cão territorialista

Existem dois tipos de comportamento que se manifestam de uma forma muito parecida nos cães. Isso acaba por confundir os donos dos pets na hora de lidar com as situações.  

Dominância é diferente de territorialismo

O cão dominante costuma agir como líder do ambiente em que vive, quando não reconhece o dono como tal. Sendo assim, é possível que seja um cão desobediente, que não tem limite. 


Como resultado, usa a agressividade para posicionar o seu lugar de líder, decide onde vai dormir e ficar, rosna ao ser contrariado e exige tratamentos privilegiados. Dentre eles, dormir no melhor ambiente, decidir a hora da refeição, caminhar na frente de outros cachorros e pessoas durante os passeios.


Esse perfil de animal pode se tornar perigoso, por isso, é importante que o dono se posicione para que o cachorro passe a entender quem manda na casa.

Cão territorialista

O cachorro territorialista busca cuidar do espaço em que vive ou em que está. Sendo assim, pode usar o rosnado como forma de aviso para uma não aproximação, além de tornar-se mais agressivo.


A espécie do cão e a forma como é tratado influenciam no comportamento do animal. Sendo assim, é de extrema importância diminuir de forma crescente a sensibilidade do pet à presença de outros animais e pessoas, a chamada dessensibilização.


Alguns cães demarcam lugares com a urina, por exemplo, para se sentirem mais seguros sobre o espaço. Assim, deixam o espaço com odor forte e os donos um tanto incomodados.


Por isso, é importante perceber o perfil do animal para tomar providências específicas e pensadas no estilo de vida da família.

Como lidar com um cachorro territorialista

O cenário ideal para que o cachorro não se torne territorialista é que, desde filhote, seja dessensibilizado. Ou seja, ao menor sinal de agressividade em determinadas situações, o dono se posiciona e incentiva ações contrárias.


No entanto, esse treinamento pode ser feito a qualquer tempo ao perceber o comportamento do cachorro. 

Reforço positivo na mudança de comportamento canino

É importante que o processo seja apoiado pelo reforço positivo, onde existe recompensa quando o animal demonstra boas ações.


No caso do cão que para de urinar fora do lugar “correto” na casa, por exemplo, receber recompensa como forma de reconhecimento colabora para que o animal entenda que está agindo corretamente.


Levar o cão para passear e motivá-lo a estar na presença de outros cães, por exemplo, ajuda na sociabilização. Oferecer petiscos em caso de bom comportamento e fazer brincadeiras que o pet gosta ajuda no reforço do aprendizado.


Para reduzir os latidos e uivados excessivos, seria interessante manter o pet longe do portão. Sendo assim, a dessensibilização mencionada anteriormente também é reforçada.

O comportamento do dono também conta

As mudanças envolvem o comportamento do animal e também de seus donos. Assim, é importante perceber se está incentivando o comportamento do cãozinho mesmo sem querer, como rir quando o cachorro rosna ou bater quando latir.


É possível que o cão entenda como aprovação uma reação, quando na verdade deveria haver uma intervenção cuidadosa e carinhosa.


Caso nenhuma dessas adaptações colabore no comportamento do cão, o dono deve buscar ajuda profissional. No entanto, é fundamental estar presente durante as sessões de adestramento, para que o cão entenda quem é o dono. 


Com essas informações, você poderá iniciar algumas mudanças junto ao seu animal, e, assim, melhorar seu comportamento. 

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top