Seguros: como funcionam?

Seguros: como funcionam?

6 10 99
Seguros: como funcionam? 10 6 99



Muito se ouve falar a respeito do seguro, mas nem todas as pessoas sabem realmente como funciona esse tipo de serviço.

Todos os seguros oferecidos no Brasil devem ser regulados e também fiscalizados pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Leia este artigo até o final e entenda o funcionamento dos seguros


O que é um seguro?

Seguro é todo o contrato onde a parte contratada (seguradora) tem o dever de indenizar a contratante (o segurado) em caso de sinistro. Em troca, o segurado paga um prêmio de seguro.

Sinistro é o nome dado a toda a ocorrência prevista em contrato que gere o pagamento da indenização. No caso de seguro de automóvel, por exemplo, o roubo ou uma colisão.

O prêmio é o valor pago pelo segurado para que a empresa seguradora pague a indenização em caso de sinistro.

 

Como é o funcionamento dos seguros?

O serviço de seguros está baseado no risco e no gerenciamento desse risco. Baseado em uma análise detalhada desses riscos por meio de informações pessoais do contrato e dados estatísticos, a seguradora calcula o valor desse serviço.

Basicamente o processo funciona da seguinte forma:

·       O cliente procura uma corretora de seguros e presta todas as informações e dados verídicos;

·       Com base em dados estatísticos e informações prestadas é feito o cálculo do valor, avaliando assim os riscos da operação;

·       O Contrato é assinado e pago o prêmio da apólice;

·       Se houver sinistro, o segurado aciona a empresa que fará uma vistoria no bem ou apurar documentos, como no caso de falecimento e roubo de veículo, por exemplo;

·       Se houver franquia ela deve ser paga;

·       Por fim, o sinistro é pago.

 

Classificação dos Seguros

A classificação dos seguros ocorre em três grupos. Conheça:

 

·       Seguros de Bens;

·       Seguros de Pessoas;

·       Seguros de Responsabilidade (responsabilidade civil, fidelidade e crédito).

O serviço de contratação de seguros no Brasil só ocorre por intermédio de uma corretora ou corretor de seguros habilitados e credenciados na SUSEP.

 

Quais os seguros mais comuns para Pessoas Físicas?

Seguros para Veículos

Neste tipo de seguro os bens a serem assegurados são os veículos automotores. E geralmente ele abrange danos e perdas, como roubo, incêndio e colisão. Essas coberturas podem ser contratadas agrupadas ou separadamente.

Além disso, o segurado pode inserir também outras coberturas extras. Por exemplo, acidentes de passageiros, reposição de veículo temporário e assistência mecânica 24 horas.

Os custos do seguro de automóvel leva, em conta características do motorista, do veículo e dados estatísticos como, por exemplo, a incidência de roubo de carros no bairro que reside ou trabalha o segurado.

 

 

Seguros de bicicletas

Atualmente, as empresas têm aplicado muitas tecnologias na fabricação das bicicletas e isso agrega cada vez mais valor ao produto. Logo, seus preços também se toram maiores.

Fazer um seguro para bicicletas tornou-se cada vez mais usual. E da mesma forma que o seguro de veículos, o de bicicletas cobre roubos, danos e em alguns casos, furto.

 

Curso Online para Certificação CPA10Seguro de vida

Os seguros de vida são garantia ao segurado ou beneficiários que receberão determinado valor caso haja ocorrências que comprometam a saúde ou a vida do segurado.

Em caso de morte, os beneficiários indicados pelo segurado na apólice recebem a indenização. Caso não haja, será obedecida a ordem sucessória imposta pela legislação.

Em caso de invalidez permanente ou doença grave, quem recebe é o próprio segurado.

É importante afirmar que todas as ocorrências que gerem o direito a indenização devem constar na apólice do seguro.

Alguns seguros de vida permitem que adicione o serviço de assistência funerária e também a indenização de despesas hospitalares e médicas no caso de doenças graves ou acidentes.

Este seguro pode ser contratado de forma individual ou em gripo. Além disso, o segurado contratante pode entender alguns benefícios a seus familiares.

Como já foi dito, tudo deve estar estabelecido em contrato.

 

 

Seguro Acidentes Pessoais

Este tipo de seguro oferece cobertura em casos de morte ou invalidez gerada por acidente. Nesta modalidade não cabem àqueles causados por morte natural. Eles diferem do seguro de vida, exatamente porque esse oferece a cobertura em casos de morte natural.

Este seguro não cobre doenças causadas pela atividade profissional, ainda que decorram de acidentes.

 

 

Conclusão

Há muitas modalidades de seguro no mercado, assim como há muitas empresas seguradoras oferecendo este tipo de serviço. Por isso, antes de contratar é necessário avaliar todas as condições, assim como avaliar as suas próprias necessidades.

A contratação envolve uma análise detalhada do contrato e da apólice de seguros. Por isso, é importante contar com o suporte de um advogado especialista em seguros, já que esses documentos apresentam muitas palavras e expressões técnicas e jurídicas.

Essa analise evita futuros problema, principalmente no momento em que a pessoa mais precisa, ou seja, no momento de realizar o aviso de sinistro e Recber o valor da indenização.

A fim de evitar maiores complicações, e assim ter a segurança de contratar o serviço ideal, não deixe de obter o suporte de um advogado especialista em seguros.

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top