Como configurar os comentários no Blogger

Como configurar os comentários no Blogger

6 10 99
Como configurar os comentários no Blogger 10 6 99

Continuando os posts sobre o painel do Blogger, hoje explicarei as configurações que estão disponíveis para os comentários.

Em primeiro lugar, o Blogger disponibiliza três modelos de caixa de comentários - página inteira, janela pop-up e postagem abaixo incorporada. Na primeira opção, quando o comentarista clica em “postar comentário”, ele é direcionado para uma nova página; na segunda, abre-se uma janela pop-up e na terceira, a caixa já aparece logo abaixo do post.

página inteira janela pop-up abaixo incorporada

Todas elas funcionam nos templates do Blogger, mas a terceira não funciona em todos os modelos personalizados pelos próprios usuários. Se esse for o seu caso, basta utilizar alguns códigos para ativá-la - Como habilitar formulário de comentários embutido no Blogger .

O mesmo problema acontece com os avatares dos comentaristas, que não aparece na postagem abaixo incorporada dos modelos personalizados - Avatar nos comentários.

Se você quiser customizar ainda mais sua caixa de comentários abaixo incorporada, leia este post - Personalizando a caixa de comentários do Blogger.

Passemos agora para as configurações do painel de controle do Blogger:

Tutorial Dicas Blogger. Todos os direitos reservados.

1. Comentários – exibir ou ocultar: utilizado para permitir ou não comentários no blog ou para ocultar os comentários já existentes

2.Quem pode comentar? aqui iremos configurar se qualquer um pode comentar ou somente usuários registrados. Uma falha gravíssima do Blogger é que ao permitirmos comentários com nome/url também estaremos permitindo os anônimos, o que nem sempre é bom já que há muita gente de má-índole se escondendo atrás do anonimato.

  • Qualquer um - inclui usuários anônimos: anônimos e nome/url
  • Usuários registrados - inclui OpenID: usuários com conta no Google, Wordpress ou OpenID
  • Usuários com Contas do Google: somente usuários com conta do Google
  • Somente membros deste blog: somente usuários convidados
qualquer um usuários registrados conta google

3.Posição do formulário: aqui iremos escolher uma das 3 caixas citadas no começo do post - página inteira, janela pop-up e postagem abaixo incorporada.

4.Padrão de comentários para posts: escolher se nas novas postagens os comentários serão ou não permitidos. Há quem não goste de comentários…

5.Backlinks: backlinks ou links de retornos são os links que recebemos de outros sites; marcando sim eles serão exibidos no blog logo após os comentários.

6.Padrão de backlinks para posts: permitir ou não a criação de backlinks.

7.Formato da data e hora dos comentários: aqui escolheremos o formato da data.

8.Mensagem do formulário de comentário: local destinado para escrevermos uma mensagem aos nossos visitantes – por exemplo: “Deixe aqui um comentário”

9.Moderação de comentários – esta é uma parte muito importante da configuração. A maioria dos blogs quando começam, optam por deixar os comentários em aberto, ou seja, qualquer um pode comentar o que bem entender. Com o tempo descobrem que a moderação se faz necessária para manter o bom nível da discussão, já que tem muita gente que não sabe fazer uso da liberdade. Para moderar seus comentários, ou seja, para exibi-los no seu blog somente após você ter lido e aprovado, marque a caixa “sempre” e coloque, logo abaixo, o seu endereço de email caso para receber notificações de novos comentários.

10.Exibir uma confirmação de palavras para os comentários? Coloque “sim” se você quiser exibir uma confirmação de palavras (captcha) para que o comentário seja enviado. Em blogs com moderação é desnecessário marcar essa opção, já que o comentário só será exibido após a aprovação do seu dono. Essa função serve como anti-spam.

11.Mostrar imagens de perfil nos comentários? marque “sim” para exibir os avatares dos comentaristas, mas lembre-se que não funciona em todos os modelos.

12. E-mail de notificação de comentários: aqui dá para colocar vários endereços de emails para notificações dos comentários - ideal para blogs com diversos autores.

72 Comments
Comments
  1. Depois que conheci o DB,parece que ficou mais fácil entender as coisas do Blogger.

    ResponderExcluir
  2. Hey, Juliana, tem como fazer um esquema tipo o Wordpress? Em que a pessoa coloca o nome, email, e o site, e nos comentários, ao clicar no nome, vai pro site que a pessoa colocou no formulário, ao invés do perfil do Blogger, sabe? ^^

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Juliana, para mim, teve muita utilidade esse post.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Muito legal seu post, Juliana!
    Suas dicas realmente são nota mil!
    Apenas uma pergunta...você acha importante marcar o backlink ou link de retorno?
    Sempre deixei oculto e nas novas mudanças no blog estou na dúvida!
    Obrigada sempre!
    Bjos,
    Luka

    ResponderExcluir
  5. Koyoya, não tem

    Luka,acho que exibi-los não faz muita diferença...eu já usei, mas não uso mais.

    ResponderExcluir
  6. oi Ju tem como por respotas aos comentários como no Wordpress? ou seja uma caixinha respondendo o comentário. tem como ?

    ResponderExcluir
  7. Oi, adorei a 'aparência' dos comentários do seu blog.. Mas o meu, nao é exibido a imagem e fica um grande espaço entre o nome e a margem da esquerda.. Como que eu retiro esse espaço a mais ?

    Obrigado !!

    Olhe um exemplo que eu fiz no PS

    http://img21.imageshack.us/img21/479/semttulo1ke.png

    Vlw..

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Juliana!
    Vou seguir você...não usar! rs
    Bjos,
    Luka

    ResponderExcluir
  9. Olá, Juliana, tudo beleza?
    Já fazem uns bons meses que costumo visitar seu blog em busca de dicas (como o nome diz ehehehe) para melhorar ou mesmo INICIAR a vida blogueira!
    Meu blog, q é de um tema bem diferente do seu (é um blog portifólio, sou ilustrador/animador/designer) tem pouco tempo no ar...e já estou com outros 2 em projeto, graças à empolgação! Empolgação essa q é reforçada em visitas a blogs como o seu.
    Queria avisar q acabei de colocar um post com link para a sua dica de "links para postagens relacionadas", tudo bem?
    E ainda fiz uma propagandinha do seu blog, com o maior orgulho!!
    Quando possível, dá uma visitinha no meu blog, ok?
    Parabéns pelo blogÃO! Valeu!
    Desculpe pelo "off-topic". ;)

    ResponderExcluir
  10. nEURaLL elogios nunca são off-toppic rs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Juliana, eu de novo...
    Agora dentro do tema da postagem:
    Estou com um problema no meu blog. Ele, DO NADA, não está conseguindo receber comentários dos visitantes.
    Ao clicar em "postar um comentário", a página simplesmente não tem qqer reação e a URL muda para a mesma original acrescida do final "#comments".
    Vc tem alguma idéia de q problema pode estar dando??
    Saberia me indicar algum lugar pra tentar sanar o problema?
    Valeu!
    Bom trabalho aí!

    ResponderExcluir
  12. Lucas, isso vai depender do template que você usa

    ResponderExcluir
  13. nEURaLL,
    http://www.google.pl/support/forum/p/blogger?hl=pt-BR

    ResponderExcluir
  14. Juliana, Você devia de receber uma avença da google, pelo excelente serviço que presta aos clientes deles.

    Um Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Juliana, eu vou tentar em meu Blog de testes, mas parece que o esquema dos comentários, rola sim. Mas é com um 'plugin' do site IntenseDebate. O link é esse daqui ^^'

    ResponderExcluir
  16. O blogger devia colocar nos comentários um link para nós responder os comentários, ou pelo menos o autor responder! Seria uma boa

    ResponderExcluir
  17. Bom, faz tempo que não vejo isso, posts para iniciantes, as vezes, eu mesmo tenho algumas dúvidas simples e não sei onde achar.
    Continue assim!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Juliana!
    vai ajudar muita gente com esses posts!

    ResponderExcluir
  19. Caramba,Juliana,
    até eu ferona q já estou nas configurações do painel (??????) amei esta seqüencia de posts super esclarecedores!
    ( me lembrei das minhas primeiras visitas aqui no DB,onde vinha desesperada buscar ajuda pra desfazer os estragos q cometia como iniciante!...rs)
    bjos querida!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Juliana!
    Pode me ajudar?

    É o seguinte: o Blogger antigo tinha pequenos links "Comentários: 7" abaixo de cada post na página inicial. (Como por exemplo, nesse meu blog antigo: http://www.ro_cky_ou.blogger.com.br/)
    Ainda há como fazer isso? Ou só dá pra comentar na página de um post?

    Obrigada! =)

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito, Juliana.
    Como sempre, seus posts são muito claros, diretos e fácil de colocar em prática.
    Só você mesmo. . . ! Quem sabe, sabe.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  22. Oi Juliana, tudo bem? Parabéns, seu site é ótimo!

    Estou com um problema com o blogger, não sei se você já passou por isso. Importei meu blog e agora não consigo habilitar os comentários. Aparentemente está tudo ok, mas ninguém consegue comentar.

    Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  23. Wilton para Juliana "por favor" não encontro saida.
    Queria ter a mesma sorte da Anunciação que diz:Depois de conhecer o Dicas Blog tudo ficou mais fácel tenho certeza que irei conseguir essa felicidade.O meu caso estou achando que seja grave e já solicitei ajuda conforme link do DB ”Como habilitar formulário de comentários embutido no Blogger “ e ate agora nenhuma dica. Por favor, uma única ajuda seria o bastante.No meu blog tentei melhorar minha caixa de postagem e agora o blog não abre, quando tento abrir só tem letras e códigos. Eles pediam para substituir esse código abaixo por outro. Só que o código abaixo em alguns pontos não coincidiam com o que estava na caixa de códigos “Modelo” “Editar HTML” Tentei reverter mas agora na caixa de postagem após clicar em Editar HTML, não mais aparece “baixar modelo completo” nem “expandir módulos de widgetes” que tinha anteriormente. Caso queiram ver como ficou e só acessar www.arteemterblog.blogspot.com

    p class comment-footer b if cond data post.allowComments a expr href data post.addCommentUrl expr onclick data:post.addCommentOnclick data postCommentMsg a b if p

    Substiruir o codigo acima por esse
    p class comment footer b if cond data:post.embedCommentForm b include data post' name comment form b:else bif cond='data:post.allowComments a expr href data post.addCommentUrl' expr onclick data:post.addCommentOnclick data postCommentMsg a b IF bif p

    Tenho certeza que fiz algo errado, pois meu blog não abre mais. Alguém poderia me ajudar em descobrir o código anterior que estava e reverter essa situação? Por favor.
    Atenciosamente
    Wilton Pinheiro
    wiltonwppinheiro@ig.com.br

    ResponderExcluir
  24. Juliana
    Já tentei reinstalar o template,abri ate o mesmo que era anterior Minima Black, que esta no Blogss, cliquei nele, fui na
    caixa de postagem, escrevi o texto, salvei,fui em publicar postagem, depois fui em visualizar bloog e não aconteceu nada, apareceu todos os dados do blog anteriorm ,letras e códigos"
    Não estou conseguindo, estou praticamente o dia e madrugada tentando e nada.
    Atenciosamente
    Wilton Pinheiro

    ResponderExcluir
  25. Salve todos os seus gadgtes no bloco de notas e use um dos meus templates pra normalizar o código (sugiro o Blogger Writer 2). Depois, se você quiser voltar ao Mínima, tudo bem, o código estará consertado.
    http://dicasblogger.blogspot.com/2009/01/como-trocar-o-template-do-blogger.html
    Se mesmo assim não resolver, entre em contato com o Blogger
    http://www.google.pl/support/forum/p/blogger?hl=pt-BR

    ResponderExcluir
  26. Juliana....
    Eu estou realmente muito grato por sua atenção. Mas infelizmente não estou obtendo êxito em salvar meus godgtes no bloco de notas conforme a sua orientação. Não consigo visualizar a aba que consta, dentro de "Layout" ou “modelo”, não mais aparece (Baixar modelo completo) nem (Expandir modelo de widgetes) que tinha anteriormente acho que por isso não vejo os meus godgtes, tenho as abas "Editar HTML" mas o que aparece e isso que esta ai. “Alterar um NavBar” “e um espaço com códigos”. As minhas postagens antes do problema acontecer estão todas em “Painel” “blog” “itens”. Abri o templete Blogger Writer 2.Nem descompacta a pasta zipada consgui. Dentro dela, você encontrará um arquivo XML e a imagem para o cabeçalho. Caso queira utilizá-la, abra-a com o Photoshop. Nada consegui.Tentei fazer tudo nada dá certo
    Wilton Pinheiro

    ResponderExcluir
  27. Juliana....
    Muito grato por sua atenção.O blog abriu,eu salvei um código que estava aparecendo e o blog apareceu não sei como fiz isso.Mas tem um problema que continua sem solução visualizar a aba que consta, dentro de "Layout" ou “modelo”,na qual aparece (Baixar modelo completo)e (Expandir modelo de widgetes)que tinha anteriormente por isso não consigo mudar a área lateral do blog com os gasgtes e mudar algumas coisas,somos principiantes mas vamos consegui deixar nosso blog padão DB.rsrsr
    Obrigado
    Wilton Pinheiro

    ResponderExcluir
  28. Ainda tenho muito o que aprender. Mais uma vez, o DB me ajudou. A Empório Visual agradece.

    ResponderExcluir
  29. Nooossa!Você não tem idéia do quanto ajudou! ou melhor...Salvou!

    ResponderExcluir
  30. Me ajuda doutora, não sei como a área dos comentários do meu blog foi desconfigurar do nada. Se vc tiver tempo por favor de uma olhado no meu blog www.iblogbrasil.com e veja o que pode ser,

    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  31. como eu faço pra escolher quem pode postar já que meu blog é evangélico e o evangelho é para todos mas eu gostaria de colocar limites no que é escrito para que seja ofensivo a outros
    quais das opções é a melhor na configuração de comentários:

    ResponderExcluir
  32. como mudo a cor dos comentarios no meu blog patrickscampello@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. oi como posso apagar os comentarios já publicados? obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Dependendo do template, aparece um ícone ao lado de cada comentário (parece uma lixeira). É preciso estar logado no Blogger

    ResponderExcluir
  35. como posso madar uma prova de odio pois a pessoa entra no perfil de minha amiga me agredindo com palavras e preconceitos e esta tbem me agredindo em seu perfil ja denunciei pro orkut e não fizeram nada tenho prova pois eu colei o comentario que ela fez sobre mim no perfil de minha amiga estou tentando mandar essa prova para o orkut e não estou conseguindo se puderem me ajudar eu agradeço

    ResponderExcluir
  36. minhas primeiras postagens nao tem como comentar so depois de um tempo q tem como...
    alguem pode me ajudar a resolver isso?
    agradesso desde ja ^^

    ResponderExcluir
  37. Gostaria de saber se da pra deixar os comentários das postagens visíveis logo abaixo das mesmas, e não ex:"2 comentários".
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  38. Minha dúvida é a segguinte:
    COMO FAÇO PARA MUDAR A PALAVRA "COMENTÁRIOS" POR OUTRA QUALQUER?
    Pergunto isso porque no meu blog diz: "5 comentários", mas eu quero mudar para 5 xingamentos"... Já vi que muito conseguem mudar, mas simplesmente não achei!

    ResponderExcluir
  39. Olá Juliana, obrigado por sua ajuda.
    http://batalhaodasaudadepaulistanos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Cara meu blog: http://www.franxco-web.tk não está mostrando a opção de comentar nas postagens.
    A mesma já está ativa e configurada, porém, nada da opção comentar aparecer no meu blog!! Se tiver alguma dica, desde já agradeço!! Obrigado!!

    ResponderExcluir
  41. Muito bom, ja criei a minha :D

    ResponderExcluir
  42. Caraca muito obrigado pelas dicas, eu estou a 1 mês tentando colocar os comentários embaixo da postagem e não conseguia depois de sua ajuda eu consegui graças a Deus !

    ResponderExcluir
  43. oi muito obrigado peguei muitas dicas com você para montar meu blog agregador de conteúdos,ainda estou ajustando, mas com suas dicas deixarei do meu jeito valeu.

    ResponderExcluir
  44. Parabéns pelo site, excelente trabalho dos administradores, um exemplo!!!

    Estou começando um novo Blog agora, sou iniciante no ramo, e estou aberto a idéias. Peço a todos que acessem e comentem, aceito dicas e criticas.

    Blog "Cartucho de Atari": http://www.cartuchodeatari.blogspot.com/

    Desde já, agradeço. Valeu!

    ResponderExcluir
  45. realmente o d b é muito bom ensina tudo direitinho, como comentar. Então gente! vamos sair por ai comentando e dando nossa opinião, e mostrando nosso ponto de vista em.

    ResponderExcluir
  46. Muito bacana este seu trabalho, Juliana.

    ResponderExcluir
  47. Muito bom mesmo, já estou implementando em meus sites, e blogs!

    ResponderExcluir
  48. olá venho aqui desesperada,pois tenho um blog novo e ñ aparece essa caixinha para os seguidores deixarem suas opiniões,um amigo meu disse q é por causa do HTML.Eu preciso de ajuda urgente.

    ResponderExcluir
  49. Cara tô precisando de uma ajuda. Na minha pagina do blog as pessoas não conseguem comentar de jeito algum, uma pagina do google abre-se e então só quem pertence ao google pode comentar...
    Como eu posso colocar para qualquer pessoa comentar hein?

    Já li toda essa postagem acima, muito boa, a questão é que as opções não aparecem pra mim tipo " Qualquer um pode comentar". Se alguém puder me ajudar agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJV estou com o mesmo problema e não encontro ninguem para me auxiliar. Não consigo desconectar os Comentários do meu blog do Google+ Somente as pessoas que tem conta no google podem fazer comentários. Elas reclamam via email e não fazem comentarios. Que saco....

      Excluir
  50. Sou um blogueiro novato. Como faço para desativar os Comentarios do Google+ e utilizar o padrão de comentarios do Blogger?

    ResponderExcluir
  51. Bom, mas estou procurando uma forma de editar os comentários.

    Ex: Para o usuário conseguir comentar em alguma postagem e necessário que ele preencha um campo com os seguintes dizeres abaixo.

    Nome:
    E-mail:
    Site:
    Areá de comentário.

    Mas ate o momento não encontrei nenhum site me dizendo como fazer se tiver auguem que saiba me mande o link fazendo o favor.

    ResponderExcluir
  52. Oi Juliana. Sei blog é Nota 10, venho aqui há muitos anos ja.

    O que ficou faltando nessas configurações era uma ordenação por data ne.
    O blogger poderia disponibilizar a opção ordenar por data decrescente.

    Assim o comentário mais recente apareceria no topo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm procuro uma solução pra exibir os comentários mais recente primeiro. alguém sabe como?

      Excluir
  53. Bom dia!

    Juliana, meus comentários não aparecem incorporados. Já tive outro blo na conta do blogger e aparecia. Outra coisa gostaria que meus comentários do google+ viessem para o blogger sem atrapalhar os comentários padrões. Já tentei de tudo, mudei o templante, mudei códigos e nada. O que faço.
    Abrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você tem que colocar em página inteira ou janela de pop ups

      Excluir
  54. Olá, alguém me ajuda pelo amor de Deus!!
    Uso o tema the morning after e ninguém consegui comentar no meu site. Aparece a opção de comentar acima do post (post a comment), mas quando alguém clica não acontece nada. Esse tema não aceita comentários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai na configuração dos comentários e clica no local do comentário: página inteira ou janela pop up

      Excluir
  55. As informações foram muito úteis e de fácil compreensão. Obrigada

    ResponderExcluir
  56. Estava pesquisando na internet quando cliquei em seu blog sobre comentários, um assunto bem polemico.

    ResponderExcluir
  57. Excelente Texto! Me ajudou bastante, parabéns pelo seu blog!

    Fiz um site da loteria da minha cidade, a loteria Tri Legal, alguém aqui já jogou nessa loteria?

    ResponderExcluir
  58. Excelente Artigo, estava com dúvidas na configurações dos comentários do meu blog, mais agora já conseguir resolver tudo..

    Parabéns!

    ganhadores do tri legal

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top