Instagram, Facebook, TikTok e Twitter apostam no formato de vídeo curto

Instagram, Facebook, TikTok e Twitter apostam no formato de vídeo curto

6 10 99
Instagram, Facebook, TikTok e Twitter apostam no formato de vídeo curto 10 6 99

 

Se, inicialmente, redes sociais mais tradicionais como o Facebook ou o Twitter funcionam mais à base de publicações escritas ou até de fotos, como forma de compartilhar momentos com seguidores, amigos ou familiares, atualmente as redes sociais estão muito diferentes. Com uma estratégia muito mais relacionada com o vídeo, gigantes como o Instagram e Tik Tok estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. De tal forma que as próprias redes sociais “mais tradicionais” estão indo ao encontro com o que as novas tendências estão ditando.



Exemplo disso mesmo é no poker online, onde salas de poker de referência, como o GGPoker, permitem que os jogadores brasileiros possam jogar esse esporte de habilidade com segurança e transparência. Somando a isso, o próprio site de poker GGPoker permite que possa estar jogando torneios de qualificação para WSOP, em qualquer dispositivo móvel ou desktop.

Ora, é precisamente devido a essa facilidade e experiência mobile que a própria atenção do usuário está diminuindo. Tal necessidade fez com que, cada vez mais, os vídeos curtos de grandes plataformas e redes sociais estejam tendo preferência em relação a plataformas de vídeos mais compridos, como é o caso do Youtube, por exemplo.

Facebook, Instagram e Twitter com vídeos curtos?

Sem dúvida alguma que está existindo uma enorme atenção às tendências do mercado por parte de alguns desses gigantes tecnológicos. O objetivo é que eles não percam o percentual de mercado que detêm até agora. Porém, caso não haja uma rápida adaptabilidade, esse é certamente um risco a ter em conta. Alguém se esquece como as “stories” do Instagram acabaram sendo um sucesso, porque “imitaram” o formato do Snapchat?

Precisamente essa tendência pode estar acontecendo atualmente. Os “Reels” do Instagram – que se tratam de vídeos de até 15 segundos -, acabam sendo uma grande aproximação ao sucesso que é o Tik Tok. Será que vamos ter uma situação semelhante ao que aconteceu com os “stories” do Instagram? A resposta parece ser óbvia, uma vez que o próprio Facebook estaria também testando um espaço em que é possível colocar pequenos vídeos e até “stories” também.

Já no caso do Twitter a situação poderá ser um pouco mais complexa, porque essa rede social é muito conhecida por suas publicações de texto rápidas, pelo que não será provável que, pelo menos em um futuro próximo, os responsáveis pelo Twitter acabem permitindo que possam ser publicados vídeos curtos. Ainda assim, no mercado das redes sociais, tudo é possível para conseguir atrair o máximo de usuários possíveis.

Formato de vídeos curtos é o futuro das redes sociais?

Se, em uma fase inicial, o foco das redes sociais se concentrava mais nas publicações escritas e até nas fotografias, atualmente o mercado parece estar exigindo cada vez mais o formato de vídeo. Porém, se o Youtube conseguiu dominar durante muitos anos esse departamento de vídeos, a verdade é que outros “players” do mercado já demonstraram que as novas gerações não estão dispostas a investir mais do que alguns segundos nos vídeos, ao invés dos vídeos mais longos do Youtube. Mas qual será a razão para isso?

Um dos motivos será o acesso facilitado a milhares de horas de conteúdo online, bem como a um maior número de “influencers” e de pessoas amigas ou familiares que estão constantemente compartilhando vídeos, fotografias ou publicações. Ou seja, nunca foi tão complicado fazer uma gestão saudável da quantidade de conteúdo que está disponível.

Por isso mesmo é que nosso período de atenção está cada vez mais curto, fazendo com que os vídeos menores estejam sendo cada vez mais buscados. Restará aguardar se o Tik Tok terá uma grande concorrência dessas redes sociais, em um mercado que é dos mais competitivos do momento.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top