Se,
inicialmente, redes sociais mais tradicionais como o Facebook ou o Twitter
funcionam mais à base de publicações escritas ou até de fotos, como forma de
compartilhar momentos com seguidores, amigos ou familiares, atualmente as redes
sociais estão muito diferentes. Com uma estratégia muito mais relacionada com o
vídeo, gigantes como o Instagram e Tik
Tok estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. De tal forma que as
próprias redes sociais “mais tradicionais” estão indo ao encontro com o que as
novas tendências estão ditando.
Exemplo
disso mesmo é no poker online, onde salas de poker de referência, como o GGPoker, permitem que os jogadores brasileiros possam jogar esse
esporte de habilidade com segurança e transparência. Somando a isso, o próprio
site de poker GGPoker permite que possa estar jogando torneios de qualificação para WSOP, em qualquer
dispositivo móvel ou desktop.
Ora, é
precisamente devido a essa facilidade e experiência mobile que a própria atenção do usuário está
diminuindo. Tal necessidade fez com que, cada vez mais, os vídeos curtos de
grandes plataformas e redes sociais estejam tendo preferência em relação a
plataformas de vídeos mais compridos, como é o caso do Youtube, por exemplo.
Facebook, Instagram e Twitter
com vídeos curtos?
Sem
dúvida alguma que está existindo uma enorme atenção às tendências do mercado por parte de alguns desses gigantes
tecnológicos. O objetivo é que eles não percam o percentual de mercado que
detêm até agora. Porém, caso não haja uma rápida adaptabilidade, esse é
certamente um risco a ter em conta. Alguém se esquece como as “stories” do
Instagram acabaram sendo um sucesso, porque “imitaram” o formato do Snapchat?
Precisamente
essa tendência pode estar acontecendo atualmente. Os “Reels” do Instagram – que
se tratam de vídeos de até 15 segundos -, acabam sendo uma grande aproximação
ao sucesso que é o Tik Tok. Será que vamos ter uma situação semelhante ao que
aconteceu com os “stories” do Instagram? A resposta parece ser óbvia, uma vez
que o próprio Facebook estaria também testando um espaço em que é possível
colocar pequenos vídeos e até “stories” também.
Já no caso do Twitter a
situação poderá ser um pouco mais complexa, porque essa rede social é muito conhecida por suas publicações de texto
rápidas, pelo que não será provável que, pelo menos em um futuro próximo,
os responsáveis pelo Twitter acabem permitindo que possam ser publicados vídeos
curtos. Ainda assim, no mercado das redes sociais, tudo é possível para
conseguir atrair o máximo de usuários possíveis.
Formato de vídeos curtos é o
futuro das redes sociais?
Se, em
uma fase inicial, o foco das redes sociais se concentrava mais nas publicações
escritas e até nas fotografias, atualmente o mercado parece estar exigindo cada
vez mais o formato de vídeo. Porém, se o Youtube conseguiu dominar durante
muitos anos esse departamento de vídeos, a verdade é que outros “players” do
mercado já demonstraram que as novas gerações não estão dispostas a investir mais do que alguns segundos nos
vídeos, ao invés dos vídeos mais longos do Youtube. Mas qual será a razão
para isso?
Um dos
motivos será o acesso facilitado a milhares de horas de conteúdo online, bem
como a um maior número de “influencers”
e de pessoas amigas ou familiares que estão constantemente compartilhando
vídeos, fotografias ou publicações. Ou seja, nunca foi tão complicado fazer uma
gestão saudável da quantidade de conteúdo que está disponível.
Por
isso mesmo é que nosso período de
atenção está cada vez mais curto, fazendo com que os vídeos menores estejam
sendo cada vez mais buscados. Restará aguardar se o Tik Tok terá uma grande
concorrência dessas redes sociais, em um mercado que é dos mais competitivos do
momento.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;