Principais vitaminas e nutrientes que devem estar na dieta dos cães

Principais vitaminas e nutrientes que devem estar na dieta dos cães

6 10 99
Principais vitaminas e nutrientes que devem estar na dieta dos cães 10 6 99


Uma alimentação balanceada é fundamental para a saúde e bem-estar dos animais. Saiba o que você precisa garantir que o seu cachorro consuma.


Pais e mães costumam se preocupar com as necessidades nutricionais dos filhos. Tutores de cães deveriam fazer o mesmo, afinal, eles também são parte da família. A alimentação influencia em tudo: no crescimento, na disposição, na imunidade, na prevenção de doenças, na saúde física e até na saúde mental do animal.


Por isso, é papel da pessoa responsável pelo animal escolher uma ração canina que supra todas as necessidades básicas. Assim como os humanos, os pets precisam de diferentes tipos de nutrientes  e em proporções adequadas.


Não é tão simples quanto parece, pois a quantidade certa de cada elemento depende da raça, idade, porte, sexo e condições gerais de saúde do animal. É por isso que existem tantas variedades de ração e você deveria mesmo prestar atenção em todas essas especificações na hora da escolha.


Esse é um dos motivos pelos quais você deve consultar um profissional regularmente. Após avaliar as condições de saúde do seu animal, ele pode te dar orientações mais específicas e, em alguns casos, até receitar um reforço com vitaminas. No entanto, salvo algumas exceções, a maioria dos cães adultos  precisa, basicamente, dos mesmos nutrientes. Para te ajudar, fizemos uma pequena lista dos mais importantes.

Água

Vamos começar por um elemento muito importante e que influencia na absorção de muitos nutrientes: a hidratação. Mesmo que ofereçamos a melhor ração, é fundamental se certificar de que o animal esteja tomando água fresca, limpa e em quantidade suficiente.

Proteína

Em geral, mais da metade da quantidade de comida que um cão ingere precisa ser de proteína. Elas são usadas para gerar energia, formar células e para as defesas do organismo, ou seja, são indispensáveis. É importante, no entanto, se atentar à quantidade, já que o consumo excessivo pode causar sobrepeso.


A carne é a fonte mais popular de proteína e a maioria das rações tem proteína animal. Aliás, a qualidade de uma ração costuma estar diretamente ligada à qualidade de sua fonte de proteína.

Gordura

Os cachorros precisam de uma quantidade de gordura maior que os humanos, pois além de fornecerem energia, elas desempenham outras funções, como regular o metabolismo e transportar vitaminas. Ácidos gordos, como ômega 3 e 6, são muito importantes para eles. Isso não quer dizer que deva haver excesso.

Hidratos de carbono

Presentes em alguns tipos de cereais e vegetais, os hidratos de carbono também são necessários, especialmente para dar energia aos cachorros. No entanto, é importante diferenciar hidratos “bons” e “maus”. A farinha branca, por exemplo, não é recomendada.

Minerais

Os minerais também são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Cálcio e fósforo, por exemplo, são indispensáveis para a formação óssea e controle da coagulação sanguínea. Já o potássio tem a função primordial de regular o metabolismo. Além disso, os cães precisam de ferro, cobre, zinco, manganês, cobalto, iodo, selênio, flúor, magnésio e sódio, para citar apenas os mais importantes. 

Vitaminas

O organismo dos cães costuma precisar apenas de uma pequena quantidade de cada vitamina, mas cada uma tem sua função e, portanto, uma boa alimentação é aquela que tem todas. Vale lembrar que o excesso pode causar problemas. 


A seguir, as principais vitaminas que um cachorro precisa e onde elas atuam:


  • A: importante para o crescimento e saúde ocular;

  • D: fundamental para a absorção de minerais, como o cálcio;

  • E: tem propriedades antioxidantes, que previnem o envelhecimento e a atuação dos radicais livres;

  • K: regula a coagulação do sangue;

  • B1: atua no sistema nervoso;

  • B2: importante para metabolizar aminoácidos e gorduras;

  • B3: importante para metabolizar proteínas;

  • B6: importante para metabolizar gorduras, ferro, proteínas e glicídios;

  • PP: atua para manter a saúde da pele;

  • B12: importante para metabolizar proteínas e para a síntese da hemoglobina.

Fibras

As fibras são fundamentais para regular o sistema digestivo dos animais e também para garantir a absorção dos nutrientes e da água. A ingestão insuficiente ou excessiva de fibras é uma das causas mais comuns de desequilíbrios intestinais.




0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top