Relacionamento: 4 dicas para não perder clientes

Relacionamento: 4 dicas para não perder clientes

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Ter um bom relacionamento com cliente é a base para fazer qualquer negócio crescer. Mesmo que você conquiste clientes novos todos os dias, o que não é fácil, nada substitui um cliente fiel.

Se relacionar bem com quem compra da sua empresa é mostrar respeito e consideração por aqueles que confiam em sua marca, e os consumidores percebem isso.

Tanto percebem que voltam para comprar mais vezes, pois sabem que mais do que um produto ou serviço de qualidade, eles vão encontrar uma empresa amiga que se preocupa em levar o melhor.

Isso é ainda mais importante quando nos lembramos de como o mercado está concorrido atualmente. 

Com o advento da internet, as empresas têm mais espaço para falar com os consumidores, e se destaca aquela que sabe se relacionar com eles.

Essa organização vai fidelizar um cliente, que vai comprar mais vezes com ela e que, mais do que isso, vai falar bem dela para outras pessoas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é relacionamento com o cliente, como desenvolvê-lo, quais são seus benefícios e dar algumas dicas para não perder clientes.

Relacionamento com o cliente: o que é ?

Relacionamento com o cliente é a conexão entre uma empresa e o consumidor, sendo uma estratégia que engloba tanto as vendas quanto a fidelização dos clientes.

Para desenvolver esse relacionamento, as organizações investem em comunicação contínua e transparente com seu público-alvo.

É dessa forma que um fabricante mobiliario urbano em Sao Paulo cria uma boa gestão de relacionamento com o cliente, que cria laços verdadeiros entre eles.

Assim que o cliente se sente mais satisfeito, a empresa ganha um defensor de sua marca e essa relação se torna mais forte.

Outras ações também são essenciais para desenvolver um bom relacionamento com o público. É necessário que a companhia pense nas necessidades dele, tenha empatia, saiba negociar, não coloque a venda acima de qualquer coisa e crie uma conexão.

Ademais, é essencial contar com boas ferramentas de atendimento, oferecer verdadeiras soluções para as pessoas e trabalhar com programas de fidelidade.

Agora que você já sabe o que é e como desenvolver um bom relacionamento com os clientes, no próximo tópico, vamos mostrar um pouco mais sobre suas vantagens. Continue com a gente.

Benefícios do bom relacionamento com clientes

Existem muitas vantagens em investir na construção de um bom relacionamento com os clientes. E dentre elas, temos:

  • Aumento do faturamento;

  • Gera insights;

  • Torna a empresa confiável;

  • Resolve os problemas rapidamente;

  • Aumenta a fidelização.

Ter um bom relacionamento com quem compra permite que uma gráfica de flyer de divulgacao conheça melhor o comportamento do público. 

Isso ajuda a propor soluções coerentes com as necessidades dessas pessoas.

Ademais, fica mais fácil oferecer oportunidades de upsell e com isso melhorar ainda mais a receita.

Sem falar que esse conhecimento também gera insights que ajudam a aperfeiçoar tanto os produtos quanto os serviços.

A confiança melhora porque o cliente sabe que a companhia o valoriza, então, ele se identifica com a marca e ajuda a promovê-la.

Quando a marca está conectada com seu público, sabe quais são os problemas dele e desenvolve soluções na medida, aumentando a satisfação das pessoas.

Por fim, investir em um bom relacionamento com os clientes ajuda a personalizar as ofertas e fidelizar um número maior de consumidores.

Como desenvolver um bom relacionamento com os clientes?

Para desenvolver um bom relacionamento com os clientes, é importante analisar como está o atendimento. 

Ele é o principal canal de contato entre as pessoas e seu negócio, por isso, nesse contexto, algumas ações importantes são:

Rapidamente resolver os problemas 

Todo mundo já teve algum problema com alguma empresa, isso é normal e pode acontecer. Mas, o que pesa para o cliente não é o problema em si, mas a rapidez com que ele é resolvido.

Por exemplo, se ao comprar um champagne da marca X pela internet, o consumidor receber um produto da marca Y, ele vai entrar em contato com a loja. 

Ao fazer a troca rapidamente, esse cliente vai se sentir satisfeito e voltar a fazer negócio.

Esse exemplo simples é muito corriqueiro, e quanto mais rápida a empresa for na resolução dele, menor será o estresse do comprador, portanto, é essencial estar sempre em contato com ele por e-mail e outros canais.

Oferecer promoções exclusivas

Ao ter um bom relacionamento com os clientes, fica mais fácil saber o que eles querem. 

Por exemplo, o atendente de uma grafica de impressao digital percebe, ao conversar com o cliente, que ele precisa de um modelo mais simples de impressão.

Com isso, o profissional tem em mãos a oportunidade ideal para convencer o cliente a fechar negócio, visto que ele vai fazer a indicação certa, com base nas necessidades reais da pessoa.

A partir disso, o consumidor vai se sentir tão satisfeito que vai falar sobre o seu negócio com outras pessoas. Consequentemente, mais oportunidades de vendas vão aparecer.

Se surgir alguma objeção, você pode oferecer um desconto ou uma pequena promoção em cima do produto ou serviço oferecido.

Agora que você já sabe como estabelecer um bom relacionamento com os clientes, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para não perdê-los. Acompanhe com a gente.

Sugestões para não perder clientes

Para não perder clientes, é necessário otimizar alguns processos da companhia. Nesse caso, uma gráfica de banner com foto pode investir em estratégias, como:

1.    Melhorar o atendimento

Cliente satisfeito volta para comprar mais vezes ou mantém o contrato ativo por mais tempo. Daí a importância de conhecer o público e entender as necessidades dele.

A experiência do comprador também é muito importante, por isso, garanta que seu atendimento seja cordial, objetivo e breve, de modo a resolver os problemas dos clientes.

E essa qualidade não deve fazer parte do atendimento apenas no ato da venda, mas também no período de pós-venda. 

Essa fase, inclusive, é uma ótima oportunidade para identificar o que o cliente gostou ou não durante a experiência.

Com base nas informações passadas por ele, um fabricante de armario arquivo para escritorio pode aperfeiçoar suas práticas e ser mais assertivo com os próximos compradores.

2.    Ofertar respostas personalizadas

Se você analisar todas as reclamações que já recebeu, vai perceber que elas são bem parecidas. Isso é comum e acontece com qualquer tipo de negócio. 

Entretanto, isso não significa que a resposta será a mesma para todos os reclamantes.

Tanto para reclamações quanto para elogios, evite respostas robotizadas, pois elas deixam os consumidores frustrados e não colabora para um bom relacionamento.

Personalize o contato chamando o cliente pelo nome e deixando claro que a sua empresa entendeu a solicitação dele. 

No caso de elogios e sugestões, as respostas também devem ser personalizadas.

3.    Oferecer recompensas

Para não perder um cliente e fazer ele voltar mais vezes, um consultório especializado em bichectomia odontologica pode oferecer recompensas.

Por exemplo, uma loja de utensílios para o lar pode dar como brinde um jogo americano para os clientes que comprarem um jogo de panelas de 12 peças.

Esse tipo de ação promove o bom relacionamento com os consumidores, fidelizando-os e fazendo com que se tornem verdadeiros defensores da marca.

4.    Assumir os erros

Por fim, é importante assumir os erros e entender que todos estamos sujeitos a cometê-los, inclusive as empresas que têm bastante experiência no mercado.

Trata-se de algo natural, mas quando a empresa assume uma falha, ela demonstra humildade e isso é muito valorizado pelos consumidores.

É uma forma de humanizar a marca e surpreender o cliente, visto que ele vai entender que, acima de tudo, a companhia está preocupada com sua satisfação e bem-estar.

Ao fazer isso, uma loja que vende computador completo, por exemplo, aumenta a confiança do cliente em relação a ela.

Dentro desse universo cada vez mais concorrido, conquistar a confiança do consumidor é essencial para se relacionar bem com ele e não perder o vínculo.

Conclusão

O consumidor moderno é exigente, por isso, ele quer mais do que qualidade e preço justo, estando em busca de empresas com quem possa se relacionar e confiar.

Investir no relacionamento com o cliente é a base para construir uma marca sólida no mercado e reconhecida por sua capacidade e preocupação.

Isso faz da venda uma consequência natural do interesse do consumidor e de ações que promovem uma imagem positiva.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o conceito desse relacionamento, e de que forma ele deve ser estruturado para não perder mais clientes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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