6 dicas simples de design gráfico para o seu site

6 dicas simples de design gráfico para o seu site

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Qualquer empresa que tem como objetivo se tornar referência em seu ramo precisa de um bom design para criar um site para atrair um maior público e divulgar seus produtos e serviços. 

Para isso, é necessário um bom e eficiente trabalho de um designer, para conseguir um layout competitivo.

Sendo assim, no texto de hoje, abordaremos algumas dicas e orientações que podem te ajudar e muito na hora de desenvolver o seu próprio site.

Além de te tornar mais atrativo e continuar mantendo a autoridade empresarial perante o mercado de trabalho.

Ao entrar em um site, a primeira coisa que vem a nossa mente é a sua aparência, e quando ela é convidativa, nos atrai a buscar o que nos trouxe a ele, e muitas vezes, outros produtos acabam por chamar a nossa atenção.

Porém, seja um site de mobiliario urbano em Sao Paulo ou até mesmo de venda de produtos cosméticos, o design vai muito além da aparência.

Ele é responsável também pela estrutura e fluidez da página, tornando todo o conjunto mais agradável.

Infelizmente, muitos acreditam que o site está em baixa e que hoje em dia as pessoas estão muito mais preocupadas com o canal no Youtube ou com a página nas redes sociais. 

Entretanto, já adiantamos que isso é um grande erro e pode ser muito prejudicial ao seu negócio

O site carrega consigo um ar mais profissional e é totalmente diferente pesquisar um produto nas redes sociais e em um site da empresa, mesmo que seja algo simples como um banner com foto personalizado. Preze sempre pelo profissionalismo.

Sendo assim, vamos nos aprofundar um pouco no impacto que um site bem estruturado pode causar e o que a sua empresa tem a perder caso não tome os devidos cuidados. 

O impacto do design de um site

Foi comentado brevemente sobre como as pessoas reagem ao ver um site profissional, e quando pensamos no mundo do marketing e da publicidade, existe um ditado popular que diz “A primeira impressão é a que vale”. E está completamente correto.

Mesmo que a sua empresa ofereça o melhor serviço de bichectomia odontológica, por exemplo.

Ninguém irá confiar ou dar a devida credibilidade a um site que pareça amador demais ou simplesmente não seja convidativo e agradável para o usuário.

Um site profissional tem como principal objetivo manter o cliente ou possível lead dentro dele o maior tempo que for possível.

Afinal, quanto mais tempo ele permanecer ali, maior será a chance da empresa convertê-lo com suas estratégias de mercado.

Sendo assim, sites não profissionais e que não tomem o devido cuidado podem sofrer com o efeito contrário e afastar os clientes, mesmo que a sua assistencia tecnica de informatica computador seja a mais próxima a casa do indivíduo, por exemplo.

Portanto, a empresa que contratar um design gráfico deve querer fazer o melhor possível e se lembrar que o bom desenvolvimento de um site não é um gasto, e sim, um investimento. 

Para ajudá-los, alguns elementos devem ser essenciais ao se criar um:

  • Layout e estrutura simples;

  • Cores que de alguma forma representam a marca;

  • Conteúdo relevante que será divulgado;

  • Facilidade em contatar os clientes.

Lembrando que existem outros critérios que devem ser avaliados no momento de construção do mesmo, mas esses, com toda certeza, são alguns dos mais importantes.

Desde automacao eletrica industrial até mesmo lojas de vendas de perfume, todos precisam se preocupar com a construção de um site.

Principalmente, com a chegada do e-commerce que tem crescido cada vez mais ao redor do mundo.

Como criar um design profissional eficiente?

São inúmeras as orientações e dicas que podem ser oferecidas para a criação de um site mais profissional e que tenha atraia mais clientes.

Porém, elas variam de empresa para empresa para empresa, podendo mudar dependendo do ramo e estilo de seu negócio.

Sendo assim, confira algumas dicas que podem fazer a diferença para a sua organização, e caso seja necessário, adapte as informações que encontrar para a realidade da sua empresa, se tornando mais relevante e importante no mercado de trabalho.

01 - Pense em um tipo de layout

A publicidade e expansão do seu site por meio de propagandas, vídeos e flyer de divulgacao são muito importantes.

Entretanto, para que se atinja o resultado esperado o seu domínio necessita estar o melhor preparado possível para mostrar a que veio.

Portanto, quando pensamos nisso, logo vem à nossa cabeça o tipo de layout e como ele é organizado ao longo das diversas informações que podem estar disponíveis em seu site.

Afinal, tem que ser fácil encontrar a informação que se busca.

Lembrando que é muito bom que seu site tenha diversas artes e conquiste o público com sua beleza e layout

Entretanto, ele também deve ser simples e direto, e caso toda essa estética for atrapalhar, é melhor pensar em novos modos de projetá-lo.

O ideal é, junto ao profissional de design, encontrar uma forma do site não ser simples a ponto de ser sem graça e nem causar uma sensação de poluição visual. 

Achar o equilíbrio é a chave para que sua marca venda ainda mais o champagne que tanto preza, por exemplo.

02 - A identidade visual importa

É importante que o seu domínio tenha as cores da sua marca e que passam essa sensação do cliente ou usuário saber onde está e que reconheçam o seu site mesmo que tenha entrado nele por coincidência ou sem querer.

Por isso, é importante se atentar a forma como irá colorir o seu site e o tornar mais chamativo. 

As cores da empresa, ou seja, da sua marca são as ideais para gravar aquele produto na mente do cliente, mesmo que de forma inconsciente.

03 - É necessário ter fluidez

Embora isso não seja uma demanda que tenha total relação com o design, é importante que o seu site seja fluido e que os menus e opções dentro dele funcionem bem, além de ser bastante intuitivo para os usuários.

Mesmo que o site seja de uma grafica de impressao digital, não existe trabalho de design bonito o suficiente que mantenha o cliente em um site não funcional e que não entrega o que ele procura.

Sendo assim, procure criar barras e menus laterais de fácil acesso, além de serem simples e diretos. 

Com isso, o design pode te ajudar a implementar essa funcionalidade de forma que seja mais bonita e atrativa para as pessoas que a olharem.

04 - Evite muitos anúncios

Pense na quantidade de sites profissionais que você já visitou que preenchiam boa parte do seu layout com propagandas e anúncios. 

Provavelmente, foram poucos ou nenhum, porque esse tipo de atitude pode afastar clientes.

Lembrando que se for necessário, alguns anúncios não são um grande problema.

Entretanto, colocar muitos pode mais te atrapalhar do que ajudar, principalmente aqueles que ficam pulando na tela do usuário de 10 em 10 minutos.

05 - Otimize o conteúdo do seu site

O que todos procuram na internet é conteúdo, pode ser na forma de entretenimento, informativa ou até mesmo para meios acadêmicos, mas o modelo que o seu site expõe esse conteúdo deve ser o mais otimizado possível.

Por dois motivos principais. O primeiro é para que ele seja mais prazeroso de se ler e que instigue o leitor a continuar buscando por mais informação no seu site e que, de fato, comece a conhecer melhor o seu trabalho.

O segundo é para melhorar o ranqueamento do seu site perante os mecanismos e ferramentas de busca como Google e Bing. 

Dessa forma, seu site é mais indicado para outras pessoas e aumenta a possibilidade de o encontrarem.

Coloque sempre a fonte da notícia, palavras-chave que não enganem o seu leitor, imagens e conteúdo de qualidade e que seja relevante para o usuário, e se possível, responda a dúvida que o mesmo tem. 

Essas são algumas das formas de aumentar o seu ranqueamento.

Considerações finais

Portanto, hoje, falamos sobre como um design profissional é importante para qualquer empresa que pretende ser levada a sério, como ele pode impactar no dia a dia do seu negócio, além de dicas bastante valiosas de como criar o design do seu site.

Lembrando que essas dicas podem mudar em um ou outro aspecto dependendo do seu objetivo, meta e resultados que almeja.

Entretanto, todas elas são essenciais para o bom desenvolvimento do seu domínio e aumentar o tráfego de usuários, deixando-os mais satisfeitos.

O ideal é sentar, verificar as prioridades da empresa e decidir onde ocorrerá o maior investimento, fazendo assim com que seu site se torne ainda mais importante e sua relevância e autoridade no ramo de trabalho ativo aumente cada vez mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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