5 cuidados para ter com as crianças no carro

5 cuidados para ter com as crianças no carro

6 10 99
5 cuidados para ter com as crianças no carro 10 6 99

 


Legislação exige uso de dispositivos de elevação para quem tem menos de 1,45m de altura; entenda e saiba o que mais deve fazer quando os pequenos estiverem no carro


Ter um carro facilita muito o dia a dia de qualquer família com crianças. É muita coisa para levar, sem falar que o passeio também pode ser um momento de diversão para os pequenos. No entanto, se elas vão junto, qualquer trajeto exige cuidados extras, mesmo que a distância seja curta e a viagem leve poucos minutos.


O novo Código de Trânsito Brasileiro, em vigência desde abril de 2021, traz algumas mudanças importantes para as crianças e alguns carros novos da Fiat já vem com acessórios que tornam as adaptações mais práticas. As regras, no entanto, valem para todos os veículos. 


Quer saber o que diz a legislação e também algumas recomendações para garantir a segurança ao transportar crianças no carro? Preste atenção nas dicas.

Sempre use cadeirinha ou assento de elevação

De acordo com a legislação do Brasil, toda criança menor de 10 anos ou com menos de 1,45m de altura deve ser transportada no banco de trás, em um dispositivo de retenção, a famosa cadeirinha ou assento elevador. Muitos pais acham a exigência um exagero, mas ela pode salvar a vida do seu filho.

Os cintos de segurança da maioria dos veículos são projetados para proteger pessoas que tenham mais de 1,45m de altura. É por isso que as crianças que medem menos que isso devem usar assentos de elevação, mesmo que já tenham completado 10 anos.

Existem modelos adequados para cada idade, peso e altura, e o uso desses dispositivos é muito importante para que o cinto passe pela parte certa do corpo e garanta a máxima proteção para a criança. Se usados corretamente, eles podem reduzir em até 70% o risco de morte em acidentes.

Escolha bem o seu dispositivo

É exigência do novo Código de Trânsito Brasileiro que os dispositivos para crianças utilizados nos carros sejam certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Infelizmente, existem muitos modelos não certificados no mercado, portanto preste atenção a esse tópico quando for escolher o seu.


A certificação é importante pois garante que o dispositivo é seguro e vai oferecer toda a proteção que o seu filho precisa. É sempre bom lembrar que às vezes o barato pode sair caro.

Explique e dê o exemplo 

Algumas crianças podem desejar viajar no banco da frente ou se mostrar resistentes para usar as cadeirinhas e os assentos de elevação. A melhor forma de lidar com isso é deixando claro que esses cuidados são importantes para a própria segurança delas. Para as maiores, vale explicar em detalhes. 


Além disso, é essencial que os adultos no carro deem o exemplo. Não adianta nada dizer que elas precisam seguir as recomendações de proteção se os adultos não usam o cinto de segurança, por exemplo.

Obedeça as regras de trânsito e o limite de velocidade

Você deve obedecer às regras e ao limite de velocidade sempre, pois ambos foram pensados por especialistas para garantir a sua segurança e a de qualquer pessoa que esteja no carro com você. 


No entanto, se você está transportando crianças, esse cuidado precisa ser redobrado. Elas ainda estão com o corpo em formação e podem sofrer danos sérios mesmo em acidentes que seriam considerados de pouca gravidade para os adultos.


Mesmo as regras que parecem menos importantes, como observar o lado de desembarcar (sempre pelo lado direito) ou não parar em fila dupla quando for deixar as crianças na escola, devem ser obedecidas. Elas existem por algum motivo.

Não abra exceções

Muitos acidentes acontecem perto de casa, então é importante seguir as recomendações acima mesmo para trajetos pequenos ou rotineiros. Não abrir exceções também é essencial para que a criança entenda a importância de usar a cadeirinha ou assento em qualquer ocasião.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top