Marketing personalizado x escalabilidade: é possível unir as estratégias?

Marketing personalizado x escalabilidade: é possível unir as estratégias?

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Quando o assunto são tendências nos negócios, unir estratégias e métodos a fim de alcançar a prosperidade não é algo incomum, sendo muitas vezes até recomendado para se progredir, como no caso do marketing personalizado e escalabilidade.

Com a modernidade sendo cada vez mais inserida e fixada em todos os campos de atuação do ser humano nos últimos anos, a área de marketing sofreu transformações que levaram à segmentação do público do qual a propaganda seria dirigida.

Além disso, com o crescimento do público, muitas empresas tiveram que lidar com planejamentos de gerência para se sair bem mediante ao alto índice de evolução que foi adquirido.

Através de ações como as de uma fabricante de bolsa para notebook personalizada, por exemplo, é que são geradas a união entre o marketing personalizado e a escalabilidade, ao ponto de ser reconhecida e ganhar um foco.

Marketing personalizado: do que se trata?

Também chamado de marketing one to one (um a um), o marketing personalizado é uma estratégia que um empreendimento planeja com base nas preferências, perfil ou no histórico do consumidor, sendo específico para cada pessoa.

O que permite o trabalho com ofertas de produtos, serviços e até um conteúdo exclusivo para o cliente por meio da entrega de brindes tecnológicos criativos ou de promoções de pacotes exclusivos de assinatura, e assim por diante.

Tudo isso pode ser enquadrado como marketing personalizado, além de que algumas técnicas do marketing personalizado podem incluir e-mails de produtos com descontos que foram pesquisados anteriormente.

Tendo em vista que ficou registrado como algo do interesse do cliente, e também os produtos recomendados das lojas online.

Com o objetivo de se dirigir ao consumidor de maneira particular, o marketing personalizado busca sempre destacar os interesses individuais de cada um, como se fosse colocar um rótulo personalizado em cada cliente.

Com a adoção desse tipo de estratégia, um empreendimento pode:

  • Proporcionar melhores experiências de compra;

  • Aumentar as conversões;

  • Facilitar a tomada de decisão;

  • Garantir a fidelidade.

As experiências do cliente podem ajudar na personalização do que a empresa oferece, de modo que cative para que os consumidores se sintam valorizados ao fazer alguma compra.

A relação que se cria com a empresa gera uma proximidade que torna a sua imagem ainda mais valorizada, a ponto de tornar mais simples as tomadas de decisões, especialmente se o negócio possui um catálogo amplo.

A fidelidade de um cliente é algo que todo empreendimento planeja conquistar, posto que pode ser que, através do feedback positivo de um consumidor, outros acabam descobrindo o negócio por meio de sua divulgação.

Isso demonstra que, além da fidelidade que o consumidor tem com a marca, ainda é possível conquistá-lo de modo que ele faça sua propaganda gratuita e, com isso, conquistar novos consumidores.

O que é a escalabilidade em uma empresa?

Quando um empreendimento possui uma larga escala de crescimento, pode acontecer da gestão não estar preparada para lidar com as mudanças que irão ocorrer naturalmente.

Tanto os recursos, ferramentas e o trabalho das áreas de marketing ou financeiras da empresa devem crescer de forma uníssona, portanto, a escalabilidade entra como a capacidade do negócio atender as necessidades, sem quaisquer problemas em sua gestão.

A escalabilidade de uma empresa deve ser feita de maneira segura para não gerar um efeito oposto ao desejado, acabando com a capacidade de aguentar uma grande demanda de vendas.

Nesse cenário, uma gráfica focada na produção de adesivo personalizado para loja deve estar habilitada para receber vários pedidos em um curto prazo para não acabar colapsando e gerando consequências negativas, afastando até mesmo possíveis investidores.

Além disso, a escalabilidade pode ser dividida em dois conceitos, com base em softwares que são determinados como horizontal ou vertical.

O modelo horizontal é para comércios que almejam ser referência, além dos segmentos que atuam, abrangendo o máximo que pode para conseguir um maior número de vendas.

Já a escalabilidade vertical ajuda empresas a crescerem na sua área atuante, podendo explorá-lo sem perder a sua essência, para que possa ser classificado como um empreendimento em potencial, a ponto de atrair clientes e investidores.

O sistema operacional e os investimentos que possuem continuam estáveis, contudo, o faturamento deve estar em uma escala crescente, seja com novos cadastros ou com os que ainda mantém e fazem novas compras.

Levando em consideração que, com o aumento da demanda, tudo deve continuar funcionando do mesmo modo.

A abrangência de produtos também é algo que é classificado como um empreendimento em fase de escalabilidade, especialmente no que diz respeito ao comércio online e os seus vários departamentos.

Existem estratégias que podem ajudar um empreendimento a se tornar escalável como a adoção de armazenamento em nuvem, que leva a empresa a não ter nenhuma dependência física e que pode ser alterada em qualquer hora ou lugar com acessibilidade.

O que também deixa uma opção ainda maior para se armazenar os dados que estão em crescimento em softwares de CRM, que tem capacidade para expansão quando necessário ou desejado.

A escalabilidade de uma empresa também pode acontecer no modelo home office, gerando uma expansão mais física do que vá além de um projeto sala comercial 40m2.

Sendo, inclusive, algo que traz menos custos para a instituição, visto que o espaço físico utilizado pode ser menor, e isso leva à economias em departamentos como aluguel de espaço, água e luz.

A importância do marketing personalizado e escalabilidade

Criar tanto um marketing personalizado quanto uma estratégia de escalabilidade segura pode ajudar a empresa a obter destaque na área em que atua, gerando maiores lucros com os novos clientes.

Afinal, para o cliente, especialmente os mais exigentes, a sensação de que o empreendimento conhece os gostos e as opiniões de modo a produzir algo exclusivo para ele pode acabar gerando um potencial consumidor mais assíduo.

Da mesma forma de quando se repete uma compra e a empresa ainda mantém um contato com outros produtos ou serviços que possam ser de interesse do consumidor, devido às informações oferecidas que ficaram registradas na pasta personalizada empresa.

A importância da escalabilidade de um empreendimento surge quando, além do aumento de lucro gerado por conquistar mais clientes, também se torna um parâmetro de referência no mercado em que atua, atraindo investidores para o negócio.

Afinal, o faturamento e as conquistas que estão sendo feitas trarão um retorno ainda maior para o investidor.

Como unir as estratégias e potencializar um negócio?

A personalização em escala pode transformar um empreendimento, especialmente aqueles que já estão ganhando destaque no mercado e obtendo uma alta demanda dos consumidores.

Para que essa estratégia de crescimento e do marketing personalizado possam obter êxito, a peça mais importante é saber utilizar os dados que já são existentes para se basear e planejar as estratégias.

Utilizando os recursos adequados na área do marketing, as informações que foram fornecidas pelos clientes e armazenadas em envelopes rústicos, tanto no processo de compras, cadastro ou sistema de e-mails newsletter se tornam úteis.

Algumas ferramentas online e programas de software contribuem para que a união entre o marketing personalizado e a escalabilidade seja ainda mais fácil de ser gerenciada.

O Data Driven Marketing é o principal que pode ajudar a transformar a personalização em algo mais automatizado sem perder a sua essência. Isso porque as ações são orientadas conforme os dados dos usuários através de cadastros.

Assim, torna-se fácil estabelecer um padrão de quais são os interesses do público-alvo para fazer a sua segmentação, como por exemplo um copo personalizado de aniversario, cujos modelos e estilos podem ser elaborados com as tendências mais procuradas.

Os avanços tecnológicos se tornam alianças essenciais quando se trata de criar um marketing personalizado que possa proporcionar uma escala para o empreendimento, seja utilizando as redes sociais ou outros canais de comunicação online.

Considerações finais

O marketing personalizado e escalabilidade são métodos que, ao serem unidos, se transformam em grandes meios para levar uma empresa a sua consolidação no mercado, bem como manter os clientes fidelizados.

Por conta das ferramentas e softwares disponíveis, torna-se mais fácil e prático fazer a junção dos métodos para beneficiar o negócio, de modo que ele se expanda para além do seu início, chegando a adaptar o empreendimento para modelo home office.

Trabalhar com o marketing personalizado em equilíbrio com a escalabilidade é um bom modo para empreendimentos que estão começando ou buscando se estabilizar no mercado.

Assim como as demais técnicas de marketing, que servem de auxílio e base para muitas empresas, o modelo personalizado também pode ser um aliado para fidelizar os clientes que sua empresa possui.

Com a gestão certa e um planejamento adequado, o empreendimento pode ganhar uma boa imagem por conta das estratégias que foram planejadas anteriormente, chegando até mesmo a garantir uma expansão para além do que já foi conquistado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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