Panela de ferro ou panela de alumínio: entenda as diferenças

Panela de ferro ou panela de alumínio: entenda as diferenças

6 10 99
Panela de ferro ou panela de alumínio: entenda as diferenças 10 6 99


Cozinhar é uma arte fina. Encontrar o equilíbrio entre o sabor de cada ingrediente exige precisão. Por isso é importante utilizar equipamentos de cozinha que não alteram o sabor dos alimentos, e neste sentido, um dos melhores utensílios é a panela de ferro


Para escolher os utensílios de cozinha é preciso de um pouco mais de cuidado, pois envolve a alimentação que acaba refletindo na saúde. 


Para quem busca uma panela de qualidade e que o seu uso não faça nenhum mal a saúde deve optar pela panela de ferro, um utensílio seguro que vale muito a pena você adquirir.


Apesar de serem relativamente mais raras que as panelas de alumínio, vamos entender como as panelas de ferro se destacam e quais são as vantagens de utilizar este utensílio em casa ou em restaurantes.

Materiais de panela disponíveis no mercado

Existem diversos tipos de material que são utilizados para cozinhar alimentos. Hoje em dia é possível encontrar panelas de ferro, vidro, barro, alumínio e teflon.


As panelas de alumínio são as mais comuns por conta do baixo custo de fabricação e venda. Mas escolher uma panela só pelo seu baixo custo benefício pode ser uma cilada, pois o material pode causar problemas de saúde com um tempo de uso. 

Panela de alumínio

Muito antiga e ainda muito usada, as panelas de alumínio é uma das mais vendidas atualmente por ser fácil de encontrar, ser bastante acessível a todos e pelo seu baixo custo benefício. Mas será que vale a pena mesmo comprar uma panela de alumínio? 


As panelas de alumínio não são seguras, pois na hora de preparar a sua refeição o alumínio pode se soltar e contaminar o alimento. Estudos apontam que o óxido de alumínio pode causar diversos danos à saúde humana, por isso este não é o melhor material para preparar alimentos.


Apesar de ser relativamente barata, os danos causados pela ingestão do óxido de alumínio podem ser irreversíveis, e o custo para tratamento das doenças pode ser muito mais alto que o valor de uma panela de qualidade. 

Versatilidade da panela

Geralmente quando vai preparar um alimento o cozinheiro procura uma panela específica de acordo com o alimento a ser preparado, as panelas comuns também não vão no forno, entretanto, a panela de ferro é muito versátil e qualquer tipo de alimento pode ser preparado nela. 


É possível usar a panela de ferro para preparar sopas, ensopados, peixes, frango, carnes e até mesmo pães, pois ela pode ser colocada diretamente no forno. Ter um utensílio no qual se pode preparar todo tipo de alimento compensa muito.

Panela de ferro é a melhor opção

As panelas disponíveis no mercado deixam muito a desejar no material e na segurança na hora de cozinhar. A maioria delas ao serem aquecidas liberam toxinas que contaminam o alimento fazendo mal a saúde. 


Já as panelas de ferro, além de serem bastante seguras, ainda ajudam a deixar os alimentos muito mais nutritivos e enriquecidos com ferro, ajudando a prevenir a deficiência de minerais essenciais no corpo.

A qualidade compensa o custo

Existe um ditado popular que diz: “ prevenir é melhor do que remediar”. Isso é verdade, principalmente quando se trata de questões de saúde.


Apesar de ser ligeiramente mais cara que as panelas de alumínio, a panela de ferro não apenas previne o surgimento de doenças relacionadas à contaminação alimentar, como também contribui para a nutrição do organismo.


Alguns especialistas sugerem que a panela de ferro pode contribuir para a saúde da pele, sangue e até das atividades cerebrais. Ela mantém os níveis de ferro no sangue e ajuda a manter uma oxigenação saudável no organismo.

Durabilidade

Já pensou como deve ser ruim comprar aquele produto que você tanto sonhava ter, mas quando você compra não é nada daquilo que você esperava e com uma péssima durabilidade?


Passar por esse transtorno não deve ser nada fácil. Investir um dinheiro em um produto que dura pouquíssimo tempo, deve ser frustrante. Ter utensílios que duram a vida toda é o sonho de todos , pois não é preciso ficar gastando para substituir. 


As panelas de ferro têm também essa grande vantagem de durar por bastante tempo. Com os cuidados adequados você terá uma panela alta com os seus benefícios preservados por toda vida. As panelas de ferro são um ótimo investimento para quem busca utensílios duráveis e de qualidade.

Panela de ferro ou de alumínio?

Ao ler todo o artigo temos certeza de que você compreendeu a qualidade que a panela de ferro tem e as suas vantagens superam a panela de alumínio.


Diante de todos os benefícios que a panela de ferro proporciona principalmente à saúde, temos certeza sem dúvida nenhuma que ela é a melhor escolha. Você terá um alimento mais saudável, um sabor incrível e com um ótimo custo benefício.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top