Renda passiva X renda ativa e a importância de ter os dois tipos

Renda passiva X renda ativa e a importância de ter os dois tipos

6 10 99
Renda passiva X renda ativa e a importância de ter os dois tipos 10 6 99


Alguns falam sobre a importância de ganhar mais. Outros, sobre a importância de investir bem. Separamos um artigo mostrando como combinar as duas estratégias.

Alguns falam sobre a importância de ganhar mais e de conquistar posições melhores no mercado. Outros, falam sobre a importância de investir mais nas melhores corretoras de investimentos.

De fato, renda ativa e renda passiva possuem dois significados totalmente opostos. No entanto, essas duas estratégias podem, juntas, fazer com que você consiga chegar a outro patamar quando se fala em independência financeira.

Pensando nisso, preparamos um artigo que vai te mostrar importantes estratégias para conseguir uma maior renda ativa e uma maior renda passiva.

Renda ativa x renda passiva

A renda ativa, como o próprio nome sugere, é aquele dinheiro que é proveniente de nossa atividade profissional. Pode ser um emprego de carteira assinada, um concurso público, uma atividade freelancer ou até mesmo uma empresa própria.

Renda passiva, por outro lado, é o dinheiro proveniente de fontes passivas de renda, como um imóvel, investimento em ações ou fundos de investimentos, entre outros. Ou seja: essa renda vem de forma automatizada, sem o investidor precisar atuar nos negócios.

Muito se discute sobre qual das duas rendas seria melhor. Afinal, a renda ativa dá mais dinheiro agora, mas a renda passiva faz uso dos juros compostos para dar mais dinheiro no futuro.

No entanto, é possível combinar as duas: com mais dinheiro agora, através da sua renda ativa, você pode investir mais e colher ainda mais frutos no futuro.

Como aumentar a renda ativa

A renda ativa só pode ser aumentada através do próprio trabalho. Para isso, é preciso saber como ganhar mais dinheiro e ter um salário maior no fim do mês.

É possível, por exemplo, fazer cursos livres que ensinam habilidades importantes para o mercado de trabalho, como o acesso a novas ferramentas tecnológicas, habilidades interpessoais e outras.

Também não se pode ignorar o ensino formal, que, com uma pós-graduação, por exemplo, permite que profissionais consigam melhores postos de trabalho e aumentem a sua remuneração.

Outra possibilidade é conciliar a atividade profissional normal com outras atividades, como um segundo trabalho freelancer ou até mesmo um negócio próprio. Eventualmente, pode ser que esses projetos passem a render mais dinheiro do que o trabalho convencional.

Como aumentar a renda passiva

Já foi comentado que uma das formas de aumentar a renda passiva é simplesmente investir mais. Ou seja: aumentar a renda ativa pode aumentar a geração de renda passiva.

No entanto, existem outras formas interessantes de aumentar a renda passiva, como buscar ativos com um preço descontado e com bons fundamentos. Dessa forma, há mais chances da sua carteira de investimentos ter uma boa performance.

Além disso, é possível diversificar os seus investimentos em diferentes classes de ativos e em diferentes localidades. Dessa forma, o investidor contará com os seus investimentos crescendo com o poder dos juros compostos e diminuirá seu risco.

Renda passiva com investimentos

A renda passiva pode ter diversas fontes: imóveis, ações, fundos imobiliários, fundos internacionais e outros. Mas todos eles têm uma fonte em comum: investimentos.

Quando se investe, é possível ver o seu dinheiro trabalhando por você. Mesmo que o investidor não fique avaliando o mercado todo dia e adote uma postura mais de longo prazo, ainda assim, ele pode ver seu patrimônio multiplicar.

Investidores comuns que não possuem conhecimento técnico em investimentos podem optar por opções mais passivas de investimentos ou contar com a ajuda de profissionais de finanças através de relatórios ou de consultoria.

Por isso, o custo-benefício de se investir é muito positivo: é possível, com isso, multiplicar o seu capital, desde que haja uma mentalidade de gestão de riscos e de saber o que está fazendo.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top