Como ter um blog atraente para os visitantes?

Como ter um blog atraente para os visitantes?

6 10 99
Como ter um blog atraente para os visitantes? 10 6 99


O ano de 2022 chegou e pode ser que uma de suas resoluções de ano novo seja fazer um blog de sucesso. Chegou a hora. No entanto, você irá se deparar com muitos desafios, já que existem muitos blogs concorrentes pela internet.


De acordo com um estudo de 2017 do BigDataCorp, existem 5,5 milhões de blogs brasileiros.  Ainda mais, 82,7% desses blogs são monetizados com anúncios.


Portanto, para fazer um blog e ter sucesso com ele, é necessário muita dedicação, persistência, paciência, conhecimento e experiência. Se você ainda é um iniciante no meio dos blogs, conheça algumas dicas para ter um blog atraente para os visitantes.

 

Procure uma plataforma

Há muitas plataformas ótimas para ter um blog hoje em dia, como Blogger, Tumblr e o mais famoso que é o WordPress.


Sem dúvidas, o WordPress é sua melhor opção como iniciante. Você pode ter várias páginas em seu blog, modificar a interface e criar um blog totalmente personalizado.


No entanto, o Blogger também é uma boa opção, mas deixa a desejar no requisito de customização. O Tumblr funciona mais como um editor de textos. É possível até inserir imagens, mas não existem muitos recursos para deixar seu blog atrativo.


Defina quais são suas personas

Uma persona é uma reprodução semi fictícia de uma pessoa, que tem as características de seu público-alvo para seu blog. Definir as pessoas é fundamental para saber como direcionar seu blog para os visitantes certos.


Além disso, você determinará temas de conteúdos, palavras-chave e objetivos de cada conteúdo criado como acabadora de concreto se o seu negócio for uma construtora por exemplo.


Defina um objetivo

Você precisa saber os motivos de ter um blog. Se for o caso de um blog empresarial, o objetivo central é atrair mais potenciais clientes para comprar produtos ou contratar serviços. Caso você queira ter um blog para monetizar, suas estratégias devem ser outras. Portanto, saiba os motivos de você querer ter um blog popular.

 

Crie um planejamento de conteúdo

Essa é a parte mais importante para ter um blog de sucesso. Você precisa definir quais serão as palavras-chave de seus conteúdos iniciais. Faça uma busca em sites voltados apenas para isso. Busque conteúdos originais, de relevância e de autoridade com base no que suas pessoas querem consumir.

Você não precisa postar apenas artigos.


Existem as opções de vídeos, podcasts, infográficos, e-books e muito mais. Faça um planejamento mensal do que você irá postar e siga corretamente. Postar com frequência também é uma boa dica. Isso é chamado de calendário editorial.


Não fique apenas no básico

Faça artigos de 500, 1000 e até 2000 palavras. Ou crie infográficos, vídeos e podcasts com assuntos que suas pessoas querem consumir. Ter um blog não é apenas postar artigos de 500 palavras quando você sentir vontade. Dessa forma, você não alcançará seus objetivos principais.


Utilize imagens autênticas

Hoje em dia existem muitos bancos de imagens gratuitos pela internet. No entanto, você corre o risco de utilizar uma imagem que já foi usada por outros blogs. Se você quer ter um blog de sucesso, invista em imagens autênticas.


Vale assinar um banco de imagens pago ou até editar as imagens gratuitas. Não deixe de configurar suas postagens com imagens chamativas e que tenham a ver com o assunto dos posts.


Utilize SEO

Utilizar SEO hoje em dia se tornou quase obrigatório para ter um blog de sucesso. SEO é uma tática de tráfego orgânico que pode colocar suas postagens em ótimas posições nos resultados do Google.


Se você quer ter seu blog encontrado no Google, você precisa investir em conteúdo com SEO. No entanto, essa é uma tática que funciona a longo prazo, ou seja, você não terá resultados do dia para noite.

 

Conclusão

Ter um blog empresarial ou um blog para monetizar pode ser uma tarefa difícil no meio de tanta concorrência. No entanto, você pode contratar profissionais especializados, por exemplo, na hora de criar o blog no WordPress, na hora de fazer um calendário editorial com tudo que você postará no mês e até profissionais para criarem conteúdo com SEO.


Não é um caminho fácil, mas pode ser trilhado com persistência, experiência e muito conhecimento. Não tenha um blog apenas por ter. Confie nas dicas dadas ao longo artigo e coloque-as em prática. 

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top