Museu Harley-Davidson: conheça a história dessa marca incrível!

Museu Harley-Davidson: conheça a história dessa marca incrível!

6 10 99
Museu Harley-Davidson: conheça a história dessa marca incrível! 10 6 99


 Há mais de um século trazendo estilo, adrenalina e atitude para as estradas


Criada por Arthur e Walter Davidson em parceria com William S. Harley, em 1903, a linha de motocicletas Harley-Davidson foi uma das poucas empresas que resistiu à Crise de 1929, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Para quem observa a marca hoje, com toda sua soberania de mercado, não faz ideia de que teve surgimento nos fundos da casa de seus idealizadores longe do glamour e status que possuem uma Harley (como é carinhosamente chamada pelos seus amantes) repleto de sonhos e simplicidade.

Os sócios criaram três modelos, de maneira artesanal, sendo que um deles foi vendido a um amigo de Harley e outro vendido em uma concessionária em Chicago. Naquela casa, foi dado o primeiro passo.

Os anos seguintes

Aos seis anos de empresa, no ano de 1909,  ocorreu a grande virada de mercado para as motocicletas Harley-Davidson.

Os sócios, que contavam agora com William S. Davidson, criaram o primeiro motor V-Twin, para motocicletas, que atingia uma potência consideravelmente alta para a época, chegando a 7 cv.

Após o fato, a marca só ascendeu. O ano de 1912 foi importantíssimo, pois teve início a construção da fábrica oficial, além das 200 concessionárias obtidas nos Estados Unidos.

A marca do exército estadunidense

O exército estadunidense se tornou um de seus maiores clientes, tendo comprado quase 100 mil unidades no período entre guerras.

Nos anos de 1917 e 1945, durante a Primeira Guerra Mundial, cerca de 17 mil modelos foram comprados. Além disso, o primeiro soldado norte-americano a entrar em território alemão pilotava uma motocicleta da marca.

Durante a Segunda Guerra Mundial, outros 90 mil veículos foram adquiridos. Um dos modelos foi pensado justamente para esse fim, com uma disposição de cilindros propícia para ser usada no deserto.

Após o fim da batalha, os modelos voltaram a ser pensados no consumidor comum. Nessa época, a Harley-Davidson já configurava como a maior criadora de motocicletas do mundo.

O status social

Assim como possuir um smartphone de ponta hoje representa status social, antes as motos Harley-Davidson compuseram o sonho americano.


Todo jovem pensava no dia em que teria a sua motocicleta e ganharia as estradas, tal como o rei do rock, Elvis Presley, grande entusiasta da marca.


A identidade da Harley foi associada aos motoqueiros e rockeiros, mesmo chegando a um vasto público. Hoje o mercado conta com diferentes modelos, desde as tradicionais motocicletas até os triciclos, facilmente encontrados pelas estradas ao redor do mundo.


A Harley-Davidson mudou o conceito de mobilidade, trazendo não só uma perspectiva de locomoção, mas de estilo. Existe todo um conceito por trás da posse de uma moto como essa. É uma questão de atitude.


Há diversos produtos da marca disponíveis, como jaquetas, demais peças de roupas, bolsas, cadernos e até utensílios domésticos. Até hoje ela permeia os sonhos daqueles que amam o vento batendo no rosto quando se atinge uma alta velocidade em cima da motocicleta.

Chegada ao Brasil

A terra tupiniquim tem um privilégio que o resto do globo terrestre só pode assistir. Além dos Estados Unidos, o Brasil é o único país que possui um polo de montagem, localizado em Manaus, da Harley.

A gigante de mercado chegou às terras brasileiras em meados dos anos 1990, mais precisamente em 1998. São produzidos modelos como Fat Boy, Road King Classic, Ultra Electra Glide, entre outros.

Diversidade

Ao longo dos anos, a empresa se colocou mais presente, dando início a um movimento em que se mostrou não só como marca exclusivamente masculina, mas direcionada, também, ao público feminino.

Em seu site oficial, é possível encontrar linhas de roupas para elas, além de diferentes campanhas voltadas para o público, alimentando ainda mais o sonho de consumo desse grupo.

O museu Harley-Davidson

Localizado na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, The Harley-Davidson Museum recebe centenas de visitantes diariamente, que podem ver modelos antigos, incluindo o que pertenceu a Elvis Presley, além de centenas de peças e trechos que tecem a história da empresa.

Além das menções à marca, o local também é voltado ao amor, ao esporte, cultura e arte urbana, por meio de exposições interativas, sempre com novidades para quem chega por lá.

Há restaurantes, atrações ao ar livre, espaços para eventos e acessibilidade, fazendo da experiência única e inesquecível.

Possuir uma Harley-Davidson é carregar consigo não só o brasão de compromisso, bandeira da marca, mas trazer sob as rodas anos de estradas e histórias contadas.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top