Como implementar uma metodologia ágil na sua empresa?

Como implementar uma metodologia ágil na sua empresa?

6 10 99
Como implementar uma metodologia ágil na sua empresa? 10 6 99


Fundamentos surgiram na área da tecnologia, mas hoje podem ser aplicados aos negócios para aumentar a produtividade e para melhorar o fluxo de trabalho

Uma empresa produtiva, organizada e ágil em suas entregas. Esse não é o sonho de todo gestor? Buscar melhorias nos processos de um negócio é essencial a fim de continuar crescendo cada vez mais e de evoluir no mercado; isso envolve praticamente todos os setores, desde o de planejamento até saber recrutar pessoas certas para fazer seu negócio prosperar. 


Uma metodologia ágil implementada serve exatamente para esse fim: tornar o trabalho mais produtivo e com mais resultados a longo prazo a partir de um processo de trabalho mais ágil. 


Entenda mais sobre esse formato de trabalho e veja como aplicá-lo em sua empresa. 

O que é uma metodologia ágil?

Como o nome mesmo sugere, uma metodologia ágil é um formato de trabalho que visa ao aumento da produtividade sem perder a qualidade e a potencialização dos resultados de uma empresa. De certa maneira, é como se fosse um “guia” de como planejar projetos e processos a fim de torná-los cada vez melhores. 


A ideia de metodologia ágil é bastante utilizada em empresas de diferentes ramos atualmente, mas a ideia foi inicialmente pensada no ramo da tecnologia, quando nomes relevantes do setor se reuniram com o objetivo de discutir quais os melhores caminhos para tornar o desenvolvimento algo mais ágil e com resultados melhores. 


Dessa reunião, foi feito o chamado “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”, com 12 princípios da metodologia ágil, além de 4 fundamentos-chave:


  • Indivíduos e interações acima de processos e de ferramentas;

  • Software funcionando acima de documentação abrangente;

  • Colaboração com o consumidor/cliente acima de negociação de contratos;

  • Resposta às transformações/mudanças mais do que seguir um plano.


A partir dessas medidas, de acordo com os criadores, seria possível criar um fluxo de trabalho mais ágil, flexível e eficaz dentro da construção de software. Entretanto, a ideia começou a ser vista como algo relevante também para a organização de processos em qualquer empresa. Assim, a partir desses “ideais”, é possível organizar todo o ciclo de vida de um projeto, desde sua primeira ideia até a entrega final. 

Os benefícios da metodologia ágil?

Os principais benefícios de implementar uma metodologia ágil em uma empresa giram em torno principalmente da sua produtividade e de seus colaboradores. Isso porque o ponto principal dela é exatamente organizar os processos de forma a tornar o dia a dia de trabalho mais eficaz.


Desse modo, dentre os benefícios que podemos reconhecer nas metodologias ágeis, estão:


  • Tornar o dia a dia mais organizado;

  • Melhorar a relação entre os colaboradores;

  • Promover mais flexibilidade a longo tempo;

  • Conseguir atender a todas as demandas;

  • Acompanhar os projetos mais de perto;

  • Reduzir riscos e custos de projetos;

  • Ter mais previsibilidade;

  • Aumentar produtividade e entregas. 


Como é possível notar, uma metodologia ágil pode contribuir (e muito!) para o dia a dia de uma empresa, mas é preciso implementá-la da maneira correta. 

Como implementar uma metodologia ágil 

Por meio das ideias colocadas no manifesto, foram muitas as metodologias ágeis criadas ou reinventadas. Como elas foram criadas no contexto da tecnologia, muitas das metodologias indicadas pelos autores do manifesto serviam para o desenvolvimento, todavia muitas foram aproveitadas em empresas. 


Dentre as metodologias ágeis mais aplicadas no contexto de negócios, estão Scrum, Lean e Kanban, sendo que outras estão mais voltadas ao ambiente de desenvolvimento. 


E você sabe como implementar uma metodologia ágil em uma empresa? Alguns passos podem ajudar:

  1. Mapear produtos, serviços e fluxos de trabalho que trazem mais valor ao negócio;

  2. Analisar, mapear e reconhecer processos que podem ser melhorados no quesito agilidade; 

  3. Criar fluxos de trabalho, ou seja, definir exatamente qual o “caminho” que um projeto precisa percorrer;

  4. Definir o papel de cada colaborador dentro daquele fluxo e qual o fluxo de trabalho que cada equipe precisa seguir para manter a organização e a produtividade;

  5. Definir ferramentas a serem utilizadas a fim de tornar o processo mais ágil;

  6. Estar atento aos resultados das mudanças - mas lembre-se de que a flexibilidade é um valor do manifesto ágil;

  7. Fazer um plano de aplicação para todas essas “mudanças”, pois mudar tudo de uma vez pode desequilibrar as equipes e tornar o trabalho improdutivo e ansioso. 


A implementação de métodos ágeis não é algo complexo, mas exige tempo, atenção e trabalho conjunto entre colaboradores, gestão e recursos humanos, justamente com o intuito de manter as expectativas alinhadas. Muitos gestores também optam por contratar consultorias para realizarem a implementação, além de adquirirem softwares próprios para isso. Afinal, com os resultados chegando, isso pode ser um investimento e tanto. 


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top