Carros híbridos: principais modelos no Brasil

Carros híbridos: principais modelos no Brasil

6 10 99
Carros híbridos: principais modelos no Brasil 10 6 99


Com a presença dos carros elétricos sendo cada vez mais comum no mercado dos automóveis, há um tipo de automóvel que acaba sendo ofuscado com o lançamento de tantos carros de categoria elétrica: os carros híbridos. 


Esses tipos de carro são cada vez mais atrativos para quem é amante de automóveis, afinal eles juntam o melhor de ambos os modelos em um só carro. Porém, quem nunca possuiu uma dessas máquinas, talvez tenha algumas dúvidas sobre como elas funcionam exatamente.


Muitas pessoas não entendem o que seja um carro híbrido e como o primeiro carro desse tipo surgiu. O fato do carro híbrido ser um carro tão antigo quanto o primeiro automóvel criado pelo homem pode impressionar a muitos, porém, o modelo mais antigo reconhecido é de 1896. Ele foi feito a partir de uma encomenda da Roger Mechanical Carriage Company ao engenheiro elétrico Harry E. Dey, que teve que recorrer a uma terceira empresa, a Armstrong Electric, para criar o primeiro protótipo.


Dessa forma, os carros de modelo híbrido são bem mais antigos do que muitos possam imaginar. Desde aquela época já havia teorias sobre um carro que poderia se mover apenas em base elétrica. Sendo assim, o carro híbrido nasceu antes do carro elétrico, e foi ele quem abriu as portas para que fosse possível desenvolver os carros elétricos.


Sendo assim, quem pensa em comprar um carro híbrido vai ter em mãos um carro que já possui muita história para ser contada. Entender como ele funciona e quais os principais modelos em território brasileiro são os primeiros passos para compreender se vale a pena apostar em um modelo híbrido ou não.

O que é um carro híbrido?

Quem está buscando um seminovo em Florianópolis ou em qualquer outro local do país, certamente deve considerar quais fontes de energia o automóvel vai utilizar para se locomover. 


Afinal, com a alta na gasolina e a emissão crescente de poluentes na atmosfera, é comum que muitas pessoas pensem em apostar em um carro elétrico. Mas quando  verificam seus preços acabam se assustando. Os carros elétricos podem ultrapassar, de entrada, 200 mil reais. 

Sendo assim, não são grandemente acessíveis para um comprador qualquer. No entanto, os carros híbridos podem mudar esse conceito.


Geralmente é chamado como híbrido aquele veículo que é alimentado por um motor movido a combustível fóssil e por outro que funciona com eletricidade. Os carros desse tipo podem diferenciar entre si. Em alguns casos, por exemplo, os motores elétricos são reservados apenas para quando o carro é dirigido em baixa velocidade; já em outros, o propulsor do carro é usado em velocidades mais altas.


Em todos os casos, porém, é possível achar duas fontes de energia que permitem que o carro venha a se locomover. Portanto, todo carro híbrido possui duas fontes de energia dentro de um mesmo automóvel.

Quais são os modelos de carros híbridos no Brasil?

Atualmente, no Brasil, é possível encontrar muitas marcas apostando novamente nos carros híbridos. Em 2021, foi possível constatar um alto crescimento de carros à base de eletricidade como sua energia no mercado, porém, o custo para produzir esses carros é alto e a procura por eles não é significativa no país, já que os preços deles são extremamente elevados. 


Os carros híbridos se tornam algo mais vantajoso para as marcas e para os consumidores. Os principais modelos no país são:

  • Caoa Chery Tiggo 8 Pro;

  • BYD Qin Plus;

  • Honda HR-V;

  • Hyundai Tucson;

  • Jaguar F-Pace;

  • Jeep Compass;

  • Jeep Renegade;

  • Kia Niro;

  • Kia Sportage;

  • Volkswagen Tiguan Allspace;

  • Mercedes-Benz Classe C.


Portanto, muitas marcas reconhecidas mundialmente já apostam novamente em 2022 na venda desses automóveis. O mais recomendado ao comprar um desses modelos é apostar em um seminovo de qualidade que possa ser comprado por um preço mais acessível.

Prós e contras de ter um carro híbrido

O maior benefício desses carros é poder mudar o tipo de energia sempre que necessário. Dessa forma é possível economizar na gasolina e evitar que o carro contribua com a poluição do meio ambiente. Além disso, carros híbridos são muito mais silenciosos que carros comuns. 


Podemos considerar como contra em adquirir esse tipo de veículo, o seu preço e das baterias. O fato é que, apesar deles serem mais baratos que carros totalmente elétricos, ainda há uma falta de incentivo para comprar um modelo desses no país, tendo em vista os seus valores altos.

Vale a pena apostar em um carro híbrido no Brasil?

Ao apostar em um  carro híbrido, o mais inteligente seria apostar em um modelo seminovo que ainda tenha qualidade, elegância e performance aceitável, porém, que tenha um preço mais baixo que aquele baseado no mercado. 


Vale a pena comprar um desses carros por conta de seus vários benefícios, mas é muito bom considerar também que é um investimento caro para o bolso de muitos  consumidores.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top