SEO para ecommerce: por onde começar?

SEO para ecommerce: por onde começar?

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Na era digital em que vivemos atualmente o Google se tornou a principal plataforma para a busca de produtos e serviços. Sendo assim, as estratégias SEO para e-commerce e sites estão sendo cada vez mais buscadas e utilizadas.


Essas estratégias são de suma importância para lojistas que querem começar a vender seus produtos online de forma eficaz e com resultados satisfatórios, assim como a utilização de um crm grátis.


Neste conteúdo vamos abordar como colocar essas estratégias em prática, quais os seus resultados e sua importância para o seu e-commerce crescer.

O que é SEO?

Antes de ver como é a estratégia, é preciso que o conceito SEO esteja claro. A sigla significa Search Engine Optimization, em protuguês pode ser traduzido como Otimização de Mecanismos de Busca.


Em outras palavras, são estratégias focadas em deixar os sites de acordo com as métricas e algoritmos definidos pelo Google, buscando as primeiras posições.


Além disso, essa estratégia é totalmente sem custos, sendo chamada de busca orgânica, se assemelhando a um crm online gratis.

SEO no e-commerce: quais são os pilares 

Quando falamos de e-commerce, o SEO possui o mesmo objetivo porém é feito de forma específica para esse segmento. Ela é essencial para para o aumento do tráfego e, consequentemente, o aumento das vendas da sua loja virtual.


Sendo assim, a aplicação dessa estratégia de forma correta irá atingir o seu público-alvo, que está mais interessado em seu produto.


Para isso é necessário aplicar algumas práticas específicas, como:

1. Conteúdos para cada etapa do funil de vendas

O primeiro passo é entender qual é a jornada de compra do seu cliente e como melhor atendê-lo em cada uma delas. O funil de vendas é uma ferramenta que irá te ajudar nisso, sendo dividido em três partes:


  • Topo do funil: descoberta do produto;

  • Meio do funil: Comparação com concorrentes;

  • Fundo do funil: Decisão de compra.


Sendo assim, é necessário criar conteúdos que irão atender as três etapas, com boas descrições dos produtos,  buscando guiar o usuário dentro do site, sendo possível com a ajuda de um comercial crm.

2. Link Building

Essa estratégia é essencial para qualquer site que está aplicando o SEO. Ela consiste na elaboração de uma rede links externos e internos para melhorar o posicionamento e o tráfego.


Ou seja, o Google verá que sua loja virtual está sendo falada por outros sites e irá lhe dar mais relevância por isso, passando confiança e credibilidade.


Porém, é necessário que esses links sejam controlados e que sua origem seja de sites de qualidade, pois links ruins podem prejudicar toda a estratégia feita até o momento. Isso se assemelha ao controle das vendas feito por meio de um crm online free.

3. Estrutura do site

O último pilar de uma boa estratégia de SEO é a estrutura do seu site. Certifique-se que a sua hospedagem é de qualidade e que todo o seu código esteja feito de forma correta.


Além disso, a velocidade de carregamento da sua loja virtual precisa ser rápida para tornar a experiência do usuário mais fluida e de qualidade.


Dicas para começar o SEO para e-commerce

Agora que sabemos quais são os pilares de uma estratégia de SEO para e-commerce, vamos abordar dicas para que você consiga começar a alavancar os resultados da sua loja virtual dentro do Google.

1. Defina suas principais palavras-chave

Após desenvolver os conteúdos para cada uma das etapas do seu funil de vendas, chega o momento de definir quais são as palavras-chave que serão trabalhadas durante a estratégia.


As palavras-chaves são aquelas que o usuário costuma escrever dentro do buscador e encontrar lojas similares a sua  e o produto que você está vendendo. Um exemplo de palavra-chave pode ser “sistemas de crm gratuitos”.

2. Otimize suas imagens

As imagens dos seus produtos são essenciais na montagem do e-commerce, porém só boas imagens não são o suficiente dentro do SEO.


Inclua tags e textos alternativos em suas fotos para que possam se posicionar dentro do Google de forma eficiente.

3. Crie boas descrições

Como já mencionado, as descrições dos produtos irão ser o diferencial dentro do SEO do seu e-commerce, pois serão elas que farão o cliente comprar de você.


Crie descrições atraentes e completas, além de fugir dos textos comuns e padrões feitos pelos seus concorrentes.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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