Explorando os 8 perfis DISC

Explorando os 8 perfis DISC

6 10 99
Explorando os 8 perfis DISC 10 6 99

 




DISC significa Dominante, Influente, Estável e Consciente. Esses quatro componentes são representados naturalmente em uma roda com quatro quartos. Mas para aprofundar ou definir o perfil de uma equipe, torna-se necessário refinar os resultados. 

A roda de tendências DISC

Essa roda é composta por oito quartos – Condutor, Inspirador, Persuasor, Relacional, Apoiante, Coordenador, Analítico e Implementador– além de quatro discos intertravados, de intensidades e tamanhos crescentes. Quanto mais o perfil de uma pessoa estiver posicionado nas bordas do disco, mais ele será marcado pela tendência correspondente.


Ao posicionar os perfis dos membros da equipe na roda de tendências, podemos inferir a temperatura e adaptar os modos de interação das pessoas, e saber qual o melhor perfil disc que procuramos.

Intensidade

Os perfis são representados por pontos (perfil natural) e estrelas (perfil adaptado) em uma roda. Esta roda é composta por oito quartos coloridos, correspondentes às 8 tendências, bem como por 4 círculos concêntricos, correspondentes à intensidade (leve, moderada, forte) do perfil. 


Os perfis no centro do disco (zona branca) são muito pouco marcados. Os perfis na borda do disco têm características fortes. Aqui estão exemplos de perfis.


O condutor é atraído por resultados e desafios. Toma decisões firmes, expeditas e rápidas. Assumam suas responsabilidades. Como desafios. Ousado e voluntarioso. Exige muito dos outros e de si mesmo. Às vezes áspero.


O Inspirador mostra uma atitude extrovertida. Bom comunicador, desperta entusiasmo em sua equipe e em sua família. Projetos para o futuro. Usa a intuição para iniciar projetos. Assumir riscos.


O persuasor é atraído pelo contato humano. Tem uma grande rede. Otimista e amigável. Influencie aqueles ao seu redor. Vá em frente. Fala com facilidade. Às vezes falador.


O Relacional é orientado para as pessoas. Promove o trabalho em equipe e um ambiente harmonioso. Ouve os outros. Priorize o aspecto humano.


O apoiante é atraído pela harmonia. Ajude aqueles ao seu redor, antes de si mesmo. Priorize os sentimentos. Fala com calma. Procure o consenso. Paternalista e protetor. Risco de explosão.


O coordenador tem uma atitude introvertida. Sofre seu ambiente. Coordena o trabalho e se envolve. Confiável. Promove a diplomacia e a cooperação. Concentra-se nas funções e procedimentos das pessoas.


O analítico é atraído por regras e procedimentos. Toma decisões seguras e prudentes. Analisa e avalia fatos e dados (quantificados) de forma racional. Cria e adere aos padrões de qualidade. Às vezes mecânico.


O implementador é orientado para a tarefa. Analisa situações e problemas de forma objetiva, visando resultados. Demonstra fortes habilidades organizacionais.



0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top