Qual o Perfil Comportamental Ideal do Profissional de Marketing?

Qual o Perfil Comportamental Ideal do Profissional de Marketing?

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Você precisa contratar um profissional de marketing, mas ainda não sabe ao certo as competências mais adequadas para esse colaborador?

 

Para entender as rápidas mudanças no comportamento de consumo, o mercado de trabalho tem buscado por profissionais de marketing qualificados.

 

Assim, ter diploma apenas não garante uma vaga. É necessário mais do que isso. Esse profissional precisa ter algumas habilidades primordiais, além de claro, ter foco em se desenvolver na área.

 

O profissional de marketing é o responsável pela a marca e a leva até as pessoas que necessitam de seus produtos e/ou serviços.

 

É ele quem cria as estratégias e torna seus produtos e/ou serviços mais atraentes aos olhos dos consumidores, assim aumentando as vendas.

 

Por esse motivo, ele precisa ser um conhecedor de diversas áreas, como análise de dados, marketing digital, comportamento do consumidor, vendas e publicidade.

 

Quer descobrir qual perfil comportamental é o mais adequado? Continue a leitura

 

Perfil do profissional de marketing

 

No mercado atual, o profissional de marketing é um dos mais valorizados, pois é ele quem possui a resposta para as perguntas mais complexas e conhece a fundo o consumidor.

 

A profissão está entre as que mais cresceu nos últimos anos, e desponta também, como uma das profissões mais concorridas e está entre a mais preferida entre os jovens.

 

Principais competências do profissional de marketing

 

O profissional de marketing é um dos profissionais mais completos para identificar tendências de consumo, comportamentos e portanto, aumentar os lucros.

 

Sabemos que para se obter sucesso em vendas são necessários diversos atributos profissionais.

 

Listamos 12 competências profissionais:

 

 

1. Criatividade

 

Criatividade continua sendo uma das principais competências para esta profissão. Quanto mais criativa a pessoa for, mais fácil será para ela ter ideias inovadoras e grandes “sacadas” de marketing.

 

2. Inovação

 

Para acompanhar as mudanças do mercado, é necessário identificar oportunidades que tragam benefícios para a marca a ser representada.

 

Desenvolver ideias, criar tendências e fazer algo novo, pois é preciso ser ousado nesta área se você quer ir mais longe.

 

3. Autonomia

 

Devido a agilidade nos processos, nesta área é preciso ter autonomia e saber como agir por conta própria pode ser fundamental.

 

Resolver crises e demais problemas com rapidez são outras habilidades que esse profissional precisa ter para se destacar no mercado.

 

4. Iniciativa

 

Outro fato é que nesta área não dá para ficar parado. A pessoa que ocupar este cargo precisa ser proativa.

 

5. Organização

 

O ritmo de trabalho deste setor depende muito de como o profissional se organiza, pois são muitas datas comemorativas e cronogramas de entregas.

 

Outro fator que também auxilia nesse item, é saber quais são as prioridades em suas tarefas diárias.

 

6. Análise

 

Facilidade com números, saber observar métricas e analisar dados para tomar decisões corretas são habilidades essenciais para este profissional.

 

Com o avanço digital, a união entre criatividade e capacidade analítica se tornou uma grande aliada no mundo dos negócios.

 

7. Empatia

 

É a habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa, neste caso do seu cliente, o que irá facilitar muito na hora de entender quais são as dores dele e do que ele realmente precisa.

 

Quando o cliente é tratado com empatia, certamente ele irá reconhecer isso, trazendo benefícios para sua empresa como: novos clientes e contratos mais duradouros.

 

8. Facilidade com o trabalho em equipe

 

Seja gerenciando ou fazendo parte de uma equipe, o profissional que sabe combinar suas ideias com as ideias do time está no caminho certo!

 

9. Vontade de aprender

 

Nosso mundo há tempos já não é mais o mesmo. Vivemos tempos incertos, com muitas mudanças acontecendo. O profissional de marketing precisa estar preparado para tudo. Sua capacidade de adaptabilidade deve estar sempre em desenvolvimento.

 

Aprender coisas novas, estar por dentro do que acontece no mercado, farão a diferença.

 

10. Boa comunicação

 

Se comunicar bem, trocar experiências com outros setores e trabalhar em colaboração com toda a empresa, são essenciais.

 

Além disso, deve fazer a mensagem chegar ao receptor de forma clara e objetiva em todos os setores e públicos da empresa.

 

11. Empreendedorismo

 

O profissional desta área deve assumir diferentes responsabilidades e se envolver em várias frentes do negócio. É esse espírito empreendedor que irá diferenciá-lo dos demais.

 

12. Informação

 

Informação é poder! Os avanços tecnológicos, geram um grande volume de informação a cada instante, principalmente na internet.

 

Por isso, o profissional de marketing que deseja se destacar deve estar muito bem informado.

 

Agora é com você!

 

Os recrutadores valorizam pessoas que possuem conhecimento técnico na área, mas priorizam aquelas determinadas e que possuem vontade de aprender.

 

Vivemos em tempos em que precisamos nos adaptar às mudanças para sobreviver a um mercado competitivo.

 

Assim, procure por profissionais que queiram se capacitar, estudar e que não deixem de demonstrar iniciativa e entusiasmo.

 

 


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