Aprenda a produzir conteúdos para redes sociais

Aprenda a produzir conteúdos para redes sociais

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Se você é dono de uma empresa, precisa considerar quais redes sociais deve usar e qual o melhor conteúdo para postar em cada uma delas para atrair potenciais clientes e ter bons resultados.

Gerir várias redes sociais não é uma tarefa fácil. Por isso, sua empresa deve possuir um departamento responsável pelo planejamento e criação destes materiais para elaborar os melhores conteúdos para cada uma delas.

Para cada rede social, existe um tipo de publicação que vai atrair mais ou menos a atenção do público.

Chamar a atenção dos consumidores é um fator muito importante que contribui para o engajamento deles com a marca.

Para saber mais, confira nosso artigo sobre produção de conteúdo para redes sociais.

7 estratégias para produzir conteúdo nas redes sociais

Curtidas e seguidores vêm fácil. Mas o verdadeiro objetivo de qualquer marca é criar relacionamentos duradouros com as pessoas por meio da produção de conteúdo.

Para tal, as marcas devem comportar-se como melhores amigas e seguir algumas estratégias de marketing digital que listamos abaixo:

  1. Conheça seu público

Quer você trabalhe em marketing digital, marketing de conteúdo, inbound marketing ou social media, conhecer seu público é crucial para o sucesso de qualquer estratégia.

Definir sua persona (uma representação do cliente ideal da empresa) garantirá que todo o conteúdo desenvolvido por você e sua equipe seja relevante para o que seu público quer ver.

  1. Fale a língua do seu público

Tão essencial quanto conhecer o seu público-alvo, é compreender o estilo de comunicação dele.Isso é muito importante para que a mensagem seja recebida da forma pretendida.

Cada empresa terá diferentes formas de chegar aos seus seguidores. Por exemplo, você não falaria da mesma forma com um empresário e um jovem estudante.

Afinal, cada uma dessas pessoas entende e se identifica com uma linguagem diferente. 

Por isso, entenda quem é seu público, como eles se comunicam e, então, saiba como você deve alcançá-los.

  1. Crie conteúdo personalizado para cada plataforma

Essa dica impede que você publique o mesmo conteúdo, da mesma forma, em todas as redes sociais.

Copiar e colar os mesmos textos ou imagens em lugares diferentes pode não ser uma boa ideia. Toda rede social tem um formato de conteúdo mais indicado e a réplica afasta os usuários (além de poder ser apontada como plágio, o que é bastante perigoso).

A publicação de conteúdo único e exclusivo em diferentes plataformas garante que seu conteúdo seja entregue da melhor forma possível para seus seguidores.

Assim, use imagens, vídeos, podcasts e quaisquer outros formatos adequados.

  1. Mantenha uma comunicação aberta

Faça perguntas, peça a opinião deles e ouça tudo o que o seu público tem a dizer sobre a empresa ou sobre ele mesmo.

Ter essa abertura de interação entre a marca e os seguidores dela ajudará a criar um bom relacionamento.

Também tornará viável que você crie novas ideias de conteúdo que podem ser úteis. 

Então, sempre que você postar um artigo no Twitter, Facebook, LinkedIn ou qualquer outra rede social, pergunte o que seu público pensa. Ou seja, inicie uma discussão.

Não apenas seu público se sentirá incluído, mas também estará mais disposto a se envolver com você.

  1. Tenha objetivos concretos

Cada conteúdo e cada estratégia devem ser pensadas e colocadas em prática de acordo com um objetivo pré-estabelecido.

Entre as metas recorrentes no ambiente corporativo podemos citar:

  • Aumentar a visibilidade;

  • Melhorar a imagem da marca;

  • Intensificar o relacionamento com o público;

  • Apresentar um produto novo.

Se você não sabe para onde quer ir, não saberá qual ação é mais eficaz para alcançar um determinado tipo de retorno. Por isso, tenha clareza em qual é o seu objetivo.

  1. Monitore as métricas de desempenho

Medir seu desempenho é essencial em todas as etapas do marketing digital, inclusive no suporte à produção do seu conteúdo para redes sociais.

Com as métricas você pode obter informações sobre o quê, quando e como certos conteúdos mais impactam seu público.

Número de curtidas, compartilhamentos, comentários e reações são métricas fundamentais. Elas são o termômetro da repercussão do material veiculado na web.

  1. Construa uma identidade

Uma marca com forte presença é aquela que, quando publica conteúdo, todo mundo reconhece quem postou.

Uma boa dica é criar um manual de identidade com formas como sua marca cumprimenta, responde perguntas, se despede e até mesmo como se soletra certas palavras, com diferentes possibilidades ortográficas juntas.

Isso sem falar nos recursos visuais, como o logotipo, as cores e tipografias utilizadas nos materiais produzidos pela empresa.

Conclusão

Você aprendeu neste artigo tudo o que precisa para criar conteúdo para redes sociais e ter sucesso nessa missão.

Ao final da leitura, você recebeu algumas dicas práticas para melhorar a qualidade de suas publicações e multiplicar suas métricas de engajamento.

Sendo assim, é hora de colocar a mão na massa e se destacar para os seus seguidores!


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