Organização do armário de cozinha: 13 dicas para otimizar espaço

Organização do armário de cozinha: 13 dicas para otimizar espaço

6 10 99
Organização do armário de cozinha: 13 dicas para otimizar espaço 10 6 99

 


Uso de itens como ganchos e cestos ajuda a manter o móvel organizado


Quem tem o hábito de cozinhar sabe muito bem que um ambiente organizado faz toda a diferença. No entanto, a organização de móveis como armário e balcão depende basicamente de duas coisas: o espaço disponível e os itens que serão armazenados.


Se você acha complicado manter o seu armário de cozinha organizado e precisa otimizar o espaço, confira nossas dicas e aprenda como deixar tudo no seu devido lugar.

1 - Deixe os itens mais utilizados sempre à mão

Mantenha os utensílios de cozinha que você mais usa sempre visíveis e acessíveis. Essa disposição facilita seu trabalho na cozinha e evita que você perca tempo procurando algo que usa todos os dias no armário.

2 - Utilize cestos organizadores

O uso de cestos organizadores é uma ótima solução para deixar os itens organizados e fáceis de serem manuseados. Para utilizá-los, meça o espaço disponível no armário e compre os cestos conforme a medida e a necessidade de armazenamento.

3 - Coloque os itens menos utilizados em locais mais altos

Os itens menos utilizados podem ser guardados nos locais mais altos. Assim, você libera mais espaços acessíveis para os utensílios utilizados no seu dia a dia.

4 - Mantenha os copos organizados em fileira

Para que os copos sejam facilmente acessados e identificados dentro do armário, procure mantê-los organizados em fileira.


5 - Mantenha os pratos empilhados por finalidade

Empilhar os pratos é a melhor maneira de otimizar o espaço do armário. Contudo, o ideal é usar organizadores que tenham essa finalidade. Nesse sentido, também há a opção de separá-los por conjunto: pratos rasos em uma pilha, pratos fundos em outra, pratos de sobremesa na seguinte e assim sucessivamente.

6 - Faça uso de potes térmicos

Os potes térmicos são ideais para guardar alimentos, e marcá-los com etiquetas identificadoras facilita bastante a localização. Mas, atenção, lembre-se de também adicionar à etiqueta a data de validade ou de preparo das refeições.

7 - Ganchos ajudam na organização

Utilize ganchos para pendurar itens como canecas, tampas e outros utensílios de cozinha. Assim, o espaço interno do seu armário pode ser aproveitado de uma maneira melhor, sem ocupar as prateleiras.

8 - Armazene as panelas em locais de fácil manuseio

Itens imprescindíveis para a cozinha, as panelas normalmente são guardadas dentro dos armários. Aqui a dica é colocá-las na parte mais espaçosa e acessível do armário, para que elas possam ser manuseadas com tranquilidade. 

9 - Mantenha travessas e pirexes na vertical

Ao colocar travessas e pirexes na vertical, você facilita a identificação das peças e também o manuseio. Há, ainda, organizadores específicos para esses itens, que mantêm os utensílios equilibrados em seus devidos lugares. Se possível, adquira alguns deles.

10 - Talheres organizados

Os organizadores de talheres são fundamentais para mantê-los no lugar. Normalmente, eles têm separação por tipo (garfos, facas, colheres e talheres menores), o que facilita a identificação e o manuseio.

11 - Jogos americanos organizados em conjunto

Guarde seus conjuntos de jogos americanos em embalagens transparentes para facilitar a visualização. Assim, eles ficarão mais organizados e acessíveis, além de ocuparem menos espaço.

12 - Dobre as toalhas de mesa e panos de prato

Para a organização da toalha de mesa e dos panos de prato, você pode utilizar organizadores ou colmeias para otimizar o espaço da sua gaveta e acomodá-los da melhor forma. Mas também há outras opções para organizá-los, como dobrá-los ou enrolá-los. Opte pela alternativa que for mais funcional para você.

13 - Temperos vedados e devidamente identificados

Por fim, dê uma atenção especial aos seus temperos. O ideal é que eles estejam bem vedados e identificados. Além disso, o ideal é colocá-los em um local acessível para que você consiga usá-los com facilidade enquanto estiver cozinhando.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top