Marketing digital: confira motivos para investir em influenciadores digitais

Marketing digital: confira motivos para investir em influenciadores digitais

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Os influenciadores digitais têm sido os principais aliados das empresas para divulgar seus produtos ou serviços.

A maioria destes profissionais possui um grupo de seguidores que acompanha as tendências apresentadas por eles, aumentando as chances de negócios que investem neles. 

Por exemplo, uma empresa de caderno personalizado A4 pode alavancar suas vendas dessa maneira.

Um dos principais meios de conquistar espaço no mercado digital é através do marketing de influência. Trata-se de utilizar o poder de impacto que algumas pessoas possuem para conseguir incentivar o consumo de sua marca.

A negociação então é feita diretamente com o influenciador digital, uma pessoa que tem um forte impacto em seu conteúdo com um grupo de leitores.

Estas pessoas normalmente estabelecem uma relação de confiança com as pessoas que as acompanham.

Portanto, quando um influenciador indica um material para seu público, as chances de que estas pessoas consumam o conteúdo acabam sendo muito maiores. É uma relação similar a de fã e celebridade, mas de maneira muito mais pessoal.

Em seu conceito básico, existem algumas maneiras de explorar esse tipo de mídia, uma mais tradicional e outra mais recente, moldada na ideia do mercado digital e nas novidades que os avanços tecnológicos fizeram o mercado estabelecer.

A modalidade conhecida como mídia paga é bem comum nos moldes tradicionais de ações de marketing e publicidade. 

Assim, você pode contratar um influenciador para falar mais sobre seu piso vinilico de click.

Neste caso, a empresa paga um valor estipulado em contrato para que o influenciador inicie uma campanha junto da marca, promovendo qualquer produto ou serviço que haja o interesse em divulgar.

Vale lembrar que no caso do marketing de influência não há uma ligação imediata. Você, enquanto empresa, não está buscando um garoto propaganda para sua marca. A ideia de mídia paga é que o influenciador seja um intermediário nas negociações.

Sua presença chamará a atenção do público que já o acompanha, estimulando-os a consumir todos os produtos que você está oferecendo.

Aqui, é importante que exista uma sinergia entre o influenciador e a empresa, uma ligação direta que faça os consumidores comprarem a ideia.

Já em outros casos a mídia pode ser considerada conquistada. Aqui, é importante compreender que a relação entre marca e influenciador é possivelmente benéfica para ambos os lados, o que permite uma proposta não-financeira.

Ao oferecer um anel com pedra de diamante exclusivo para um influenciador, você acaba conseguindo vender réplicas para os seguidores do mesmo, sem que precise pagar pela divulgação.

O influenciador muitas vezes trabalha em regime de parcerias, ganhando alguma vantagem ou bonificação por seu trabalho enquanto divulgador da marca. 

Dentre as possibilidades de recebimento que você terá, podemos citar:

  • Prestígio para seu material;

  • Acesso a eventos exclusivos;

  • Maior visibilidade para seu conteúdo;

  • Contato com pessoas influentes em seu meio de atuação.

Independente do meio de pagamento que você receberá, normalmente as ações entre um influenciador e a marca acabam sendo o contato e o tempo de ação juntos.

Dessa maneira, é possível criar material publicitário bom o bastante para iniciar uma nova ação.

Como utilizar o marketing de influência?

Este é um processo relativamente simples. Em sua base, não é muito diferente de qualquer outra ação de marketing que você decida tomar com sua empresa.

Entretanto, é fundamental compreender todos os detalhes que esse modelo de marketing demanda. 

Assim, até mesmo uma companhia de entrega de documentos de motoboy para empresas conseguem melhores resultados.

Dessa maneira, você conseguirá compreender melhor as possibilidades que o marketing de influência oferece, identificando os principais pontos e variáveis que impactam diretamente a empresa.

Definindo objetivos

Um dos primeiros passos para conseguir aplicar corretamente o marketing de influência é determinar qual será o objetivo da ação.

Dessa forma, você consegue identificar uma série de fatores importantes para conseguir explorar todo o potencial da ação.

Quando você planeja uma campanha de marketing, independente de qual será o foco, é importante delimitar bem o que você deseja alcançar para sua empresa.

Seja aumentar as vendas, crescer sua marca no mercado aumentando a visibilidade ou outro fator. Uma etiqueta adesiva branca multiuso pode ser explorada de diversas maneiras com o apoio de um influenciador, por exemplo.

Nesse aspecto, é importante ter em mente que existe uma série de detalhes a se levar em conta quando você está definindo os pontos principais do que sua marca deseja atingir com a ação.

É importante delimitar inicialmente seu público-alvo, para conseguir encontrar os influenciadores que mais se comunicam com estas pessoas. Assim, você conseguirá uma reação muito mais próxima do desejado.

Escolhendo seus influencers

Embora até pouco tempo atrás uma pesquisa simples em um motor de busca já fosse suficiente para criar um banco de dados com os principais influenciadores na rede, hoje em dia é muito mais complexo encontrar a pessoa ideal.

Para conseguir vender seu estampo de corte e repuxo, é preciso encontrar a pessoa certa para isso.

Isso porque o mercado de influenciadores digitais cresceu vertiginosamente, e hoje existem milhares de opções, todas bem qualificadas e com uma boa base de fãs. 

Por isso, identificar os influencers que mais se adaptam a sua ideia de publicidade é ideal.

Existem diversos níveis de influenciadores, desde os micros, que são ideais para ações mais regionalizadas, uma vez que seu público normalmente tem um impacto bem grande em uma cidade ou região específica, até os macro influenciadores.

Estes têm um status de quase celebridade, alcançando milhões de usuários e tendo um excelente engajamento no Brasil e até mesmo fora dele, gerando um impacto maior em sua empresa.

Entretanto, estes influenciadores gigantes tem um impacto menor dependendo do tipo de ação que você deseja realizar.

Isso porque é muito mais provável que os seguidores do micro influenciador aceitem a dica e consumam um determinado produto ou serviço. Assim, vender uma impressora de etiqueta colorida pode se tornar muito mais fácil.

Para os grandes influenciadores, então, ficam as ações que devem ter um impacto de reconhecimento grande, como aumentar a quantidade de seguidores em uma rede social ou se engajar melhor em outros locais.

Para conseguir decidir corretamente o tipo de influenciador que você entrará em contato é possível pensar em alguns elementos importantes para a escolha mais assertiva.

O primeiro ponto é a relevância. Aqui, você avalia o quão importante é o influenciador no segmento em que você atua, para definir se vale a pena contratá-lo para realizar qualquer tipo de ação.

Depois, você deve avaliar o alcance dele. Isso significa a quantidade de pessoas que receberá a informação que o influencer está passando em seus canais de comunicação, o que pode identificar o tipo de ação que você está tentando realizar.

Por fim, é importante verificar a ressonância do influenciador, se as ações dele de fato fazem algum resultado. É importante ter em mente todos os elementos para conseguir uma ação de engajamento com eficácia e com um bom retorno.

Defina a mensagem que deseja passar

Este é outro passo importante, e um que se interliga profundamente com os anteriores.

A ideia de criar uma mensagem com coerência é fundamental para que você consiga transmitir a mensagem correta para os clientes.

Vale lembrar aqui que você não deve interferir na agência do influenciador. Ele possui os seguidores e fãs que possui por um motivo, seu carisma natural e a forma como ele interage com as pessoas.

Se você tentar podá-lo para passar a mensagem da forma como você gostaria, ela pode não dialogar corretamente com os usuários que o acompanham, gerando um tipo de contato abaixo do esperado.

Quando você explora todo o potencial de ação que possui, é importante ter em mente que a mensagem passada deve ser clara e precisa. 

Até mesmo agendar consulta oftalmologista pode ser uma mensagem importante para passar a seu público.

Por isso, defina um norte e converse com o influenciador qual será a melhor maneira de ele passar esse conteúdo com qualidade.

Assim, você conseguirá explorar todo o conteúdo que ele pode oferecer, mantendo seus padrões de consumo mas ao mesmo tempo identificando o potencial em conteúdos que ele poderá apresentar para o público.

Avaliação de resultados

Como em qualquer ação de marketing, a efetividade deverá ser avaliada e consultada com uma boa frequência, para que você identifique se está efetivamente realizando ações que trazem resultados melhores para você.

Por isso, é importante manter métricas e relatórios frequentes sobre o impacto da ação de marketing de influência nos resultados de sua empresa. 

O marketing digital como um todo trabalha muito na base de ações de engajamento que atraiam seus clientes.

Por conta disso, é importante manter uma conferência de qualidade quando você estiver buscando ações que tenham um impacto relevante para seu produto ou serviço.

Considerações finais

Trabalhar com influenciadores digitais pode ser uma excelente maneira de explorar todo o potencial de sua empresa.

Estas pessoas possuem seguidores muito fiéis em suas redes sociais e canais de divulgação, e podem apresentar um poder real de negociação.

Entretanto, você precisa estudar muito bem o tipo de influenciador que deseja integrar a sua equipe, garantindo assim que terá uma pessoa alinhada com a proposta de sua empresa como um todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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