Confira dicas de decoração no estilo oriental

Confira dicas de decoração no estilo oriental

6 10 99
Confira dicas de decoração no estilo oriental 10 6 99

 

Veja como levar o Oriente para a sua casa por meio de determinados objetos.


Rica, vasta e diversificada: é assim que podemos definir a cultura oriental. Ela pode inspirar a decoração da sua casa, unindo simplicidade e sofisticação. Para isso, invista em objetos de decoração que revisitem elementos dessa cultura, sejam traços indianos, egípcios, árabes, chineses, tailandeses ou japoneses.

A decoração com referência a esses povos é marcada por elementos milenares, com volumes equilibrados e que geram a  sensação de serenidade. As decorações com inspiração oriental são baseadas, muitas vezes, nos conceitos de harmonia e minimalismo. Ou seja, a decoração deve ajudar a proporcionar maior organização e otimização dos espaços usando apenas o necessário, o essencial.

A decoração baseada no Oriente pode ganhar a sala, quartos, banheiro, cozinha e espaços externos. Os ambientes devem oferecer a sensação de amplitude, serem arejados, organizados, limpos e integrados à natureza.

Cores

As cores predominantes nos ambientes devem ser suaves, como nas tonalidades bege, castanho e cinza. Os móveis são majoritariamente amadeirados. Já nos elementos decorativos, você pode ousar mais, usando dourado, roxo e vermelho. O preto é ideal para enaltecer formas geométricas.

Mobília

A mobília mais baixa dá um ar oriental ao ambiente. Camas, mesas e sofás baixos são excelentes opções. Opte também por móveis multifuncionais e, assim, evite a sobrecarga do cômodo. Lembre-se que o ambiente deve ser simples e organizado. Escolha mobília de madeira com fibras naturais, como bambu, palha e linho


É comum em países orientais as pessoas não usarem calçados em casa. Tenha, portanto, um móvel para guardar os calçados em áreas comuns. Nos países orientais há também uma forte cultura de chá. Você pode ter um móvel especial para dispor chás e utensílios para o preparo, como bule e jogo de porcelana.

Elementos decorativos 

Os objetos certamente darão ares orientais à sua casa. Invista em itens decorativos, mas sem exageros. Lembre-se que equilíbrio e harmonia são fundamentais.

Almofadas

Almofadas com temas orientais são muito bem-vindas. Além dos tipos tradicionais, você pode apostar no tipo futon e em tatames. Esses objetos trazem conforto e aconchego ao ambiente.

Mantas e colchas

Você pode apostar também em elementos têxteis para cobrir sofás e camas, a exemplo das mantas e colchas. Elas devem ter temática oriental, como formas geométricas, mandalas e bordados.

Iluminação

A iluminação é um ponto importante de se mexer em uma decoração, pois ela traz mudanças significativas ao ambiente, sem haver gastos excessivos. Para dar um ar oriental, aposte em lâmpadas mais suaves e luzes indiretas, que podem ser feitas com o uso de lanternas, luminárias ou velas, que deixam o lugar bem mais acolhedor e intimista.

Aromas

Se você apostar em velas para a iluminação, você pode escolher as que são aromáticas e perfumar a casa. Outras opções para trazer bons aromas orientais e assim boas energias e vibrações para o espaço é acender incensos ou ter um aromatizador com óleos essenciais.

Biombo

Um objeto bastante típico das culturas orientais é o biombo, um anteparo ou divisória móvel que pode ser usado para separar ambientes integrados ou conceder mais privacidade, servindo como uma parede móvel. Nesse sentido, se você enjoar da disposição do biombo, basta trocá-lo de lugar e renovar o espaço. Eles costumam ser feitos de materiais naturais como o bambu, palha, madeira e até mesmo seda e papel. Podem ser lisos ou com desenhos.


Em se tratando de portas fixas, elas podem ser deslizantes, feitas em madeira e papel. Essa porta também pode ser utilizada em armários, dando certa leveza oriental ao ambiente.

Tapetes

Outro objeto que ajuda a imprimir referências orientais na decoração é o tapete, muito comum nessas culturas. Eles podem ser de tecidos finos, o importante é que tenha estampas como mosaicos, arabescos e outros temas de inspiração oriental.

Jardim interno

A presença de plantas embeleza o espaço e, com a escolha das espécies certas, dá todo um toque oriental ao ambiente. Você pode fazer uma espécie de jardim japonês, com fonte de água, bambus e bonsais.

Louça

Você pode ter um belo jarro de flores ou uma peça de louça oriental. Ou, ainda, um conjunto de porcelana pintada à vista como elemento decorativo. 

Elementos naturais

Outros itens decorativos com inspiração oriental podem ser peças de vidro ou pedras naturais. Eles ajudam a dar texturas orgânicas ao ambiente.

Objetos místicos

Estatuetas sagradas, mandalas, imagens de Buda, sinetas, miniaturas de elefantes e gatos podem incrementar sua decoração e dar o ar místico do Oriente ao seu espaço.

Quadros

Outra forma de levar referências orientais ao ambiente é com imagens temáticas, como as pinturas de rolagem chinesas. Você pode apostar também em paisagens orientais, como templos, montanhas e jardins.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top